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PLANO DE TRABALHO/METAS 2020

 

1 - Ampliar vagas de creche

Unidades de Trabalho: SME/ Coordenadoria de Gestão Educacional (COGED) e Diretorias Regionais de Educação (DREs)

Tipo de Ação: Projeto

Responsáveis pela Ação: SME/COGED – Fátima Cristina Abrão, RF 675.374.4; Diretorias Regionais de Educação: Butantã – Regina Paula Collazo Bertuccioli, 694.014.5 (respondendo pelo cargo) / Campo Limpo – Regina Paula Collazo Bertuccioli, 694.014.5 / Capela do Socorro – Carolina Nogueira Droga, 694.109.5 / Freguesia Brasilândia – Jussara Maciel Messias Rubin Cardoso, 710.696-3/Guaianases – Lucimeire Cabral de Santana, 676.794.4 / Ipiranga – Marta Malheiros Adriano, 690.979.5 / Itaquera – Márcia Marques dos Santos, 590.871.0 / Jaçanã Tremembé – Suelen Moutinho Sapucahy de Souza, 737.834-3 / Penha – Luci Batista Costa Soares de Miranda, 601.136.5 / Pirituba - Rui da Silva Lima, 656.428.3 / Santo Amaro – Lineia Ruiz Trivilin, 634.856-4 / São Miguel – Jair Sipioni, 551.809.1 / São Mateus – Mirtes Innocencio da Silva, 638.991.1.

Objetivo a ser atingido: Garantir o acesso à Educação Básica.

Meta: Ampliação de 18.757 vagas de creche, sendo 889 na DRE Butantã, 3.412 na DRE Campo Limpo, 1.894 na DRE Capela do Socorro, 566 na DRE Freguesia Brasilândia, 270 na DRE Guaianases, 792 na DRE Ipiranga, 590 na DRE Itaquera, 2.378 na DRE Jaçanã/Tremembé, 1.425 na DRE Penha, 1.137 na DRE Pirituba/Jaraguá, 2.645 na DRE Santo Amaro, 2.373 na DRE São Mateus e 386 na DRE São Miguel.

Público-alvo: Famílias, bebês e crianças de 0 a 3 anos.

Justificativas para a Ação: Esta ação é necessária para assegurar o direito à educação na primeira infância, viabilizando experiências e construção de aprendizagens, bem ainda a convivência entre as crianças, auxiliando no seu desenvolvimento.

Cronograma:

PLANO DE TRABALHO METAS SME DRES 2020 1

 

2 - Ampliar o número de escolas de ensino fundamental participantes do Programa São Paulo Integral

Unidades de Trabalho: SME/ Coordenadoria Pedagógica (COPED), Coordenadoria dos CEUs e Educação Integral (COCEU) e Diretorias Regionais de Educação (DREs)

Tipo de Ação: Projeto

Responsáveis pela Ação: SME / COPED: Daniela Harumi Hikawa, RF 801.611.9, Carla da Silva Francisco, RF 774.441.2, Cristiano Rogerio Alcântara RF 691.877.8 e SME / COCEU Maria de Fátima de Brum Cavalheiro, RF 590.889.2; Diretorias Regionais de Educação: Butantã – Regina Paula Collazo Bertuccioli, 694.014.5 (respondendo pelo cargo) / Campo Limpo – Regina Paula Collazo Bertuccioli, 694.014.5 / Capela do Socorro – Carolina Nogueira Droga, 694.109.5 / Freguesia Brasilândia – Jussara Maciel Messias Rubin Cardoso, 710.696-3 / Guaianases – Lucimeire Cabral de Santana, 676.794.4 / Ipiranga – Marta Malheiros Adriano, 690.979.5 / Itaquera – Márcia Marques dos Santos, 590.871.0 / Jaçanã Tremembé – Suelen Moutinho Sapucahy de Souza, 737.834-3 / Penha – Luci Batista Costa Soares de Miranda, 601.136.5 / Pirituba - Rui da Silva Lima, 656.428.3 / Santo Amaro – Lineia Ruiz Trivilin, 634.856-4 / São Miguel – Jair Sipioni, 551.809.1 / São Mateus – Mirtes Innocencio da Silva, 638.991.1.

Objetivo a ser atingido: Mobilizar as unidades educacionais para aderirem ao Programa São Paulo Integral em 2021, considerando que a adesão ocorre no 2º semestre de 2020 para o ano seguinte.

Metas:

a) Ampliar em 30% as turmas de educação integral em tempo integral em 2021;

Público-alvo: Estudantes das unidades da RME-SP.

Justificativas para a Ação:

O Programa São Paulo Integral tem como objetivo principal promover experiências pedagógicas diferenciadas e diversificadas por meio da expansão do tempo de permanência dos estudantes na escola de forma qualificada, ressignificando espaços e o Currículo, possibilitando o acesso aos territórios educativos na escola e para além dela, promovendo a equidade, numa perspectiva de formação e desenvolvimento integral, contemplando as aprendizagens multidimensionais e a integralidade dos sujeitos.

Dentre os possíveis avanços no processo de formação do estudante destacam-se:

* Melhoria nos resultados de aprendizagem e no IDEP;

* Consolidação da alfabetização;

* Valorização da identidade e desenvolvimento da autonomia dos estudantes;

* Melhor percepção do papel da escola como núcleo social;

* Fortalecimento do sentimento de pertença e das relações de convivência;

* Relação prazerosa com as atividades de expansão da jornada;

* Maior assiduidade dos estudantes;

* Diálogo entre as metodologias e estratégias utilizadas nas atividades de expansão da jornada na perspectiva do currículo integrador;

* Manifestação de propostas curriculares inovadoras;

* Reconhecimento e ampliação dos territórios educativos e comunidades de aprendizagem;

* Atendimento ao sistema de garantia de direitos na perspectiva da proteção integral à criança e ao adolescente.

* Ampliação do repertório cultural;

Nesse sentido, na medida em que a Educação Integral afeta ampla e positivamente a vida do estudante dentro e além das unidades educacionais, a ampliação do Programa se faz necessária para o alcance dos objetivos de melhoria do ensino.

Cronograma:

PLANO DE TRABALHO METAS SME DRES 2020 2

 

3 – Implementação de grupos Colaborativos nas Unidades Educacionais

Unidades de Trabalho: SME/ Coordenadoria Pedagógica (COPED), SME/ Coordenadoria dos CEUs e Educação Integral (COCEU) e Diretorias Regionais de Educação (DREs)

Tipo de ação: Processo

Responsáveis pela ação: SME/COPED – Daniela Harumi Hikawa, RF 801.611.9 e Maria de Fátima de Brum Cavalheiro, RF 590.889.2; Diretorias Regionais de Educação: Butantã – Regina Paula Collazo Bertuccioli, 694.014.5 (respondendo pelo cargo) / Campo Limpo – Regina Paula Collazo Bertuccioli, 694.014.5 / Capela do Socorro – Carolina Nogueira Droga, 694.109.5 / Freguesia Brasilândia – Jussara Maciel Messias Rubin Cardoso, 710.696-3 / Guaianases – Lucimeire Cabral de Santana, 676.794.4 / Ipiranga – Marta Malheiros Adriano, 690.979.5 / Itaquera – Márcia Marques dos Santos, 590.871.0 / Jaçanã Tremembé – Suelen Moutinho Sapucahy de Souza, 737.834-3 / Penha – Luci Batista Costa Soares de Miranda, 601.136.5 / Pirituba - Rui da Silva Lima, 656.428.3 / Santo Amaro – Lineia Ruiz Trivilin, 634.856-4 / São Miguel – Jair Sipioni, 551.809.1 / São Mateus – Mirtes Innocencio da Silva, 638.991.1.

Objetivo a ser atingido: Fomentar a implementação de grupos de diálogo que envolvam os Grêmios Estudantis, Imprensa Jovem, Equipes de Mediação de Conflito e comunidade educativa com o objetivo de, através de diferentes ações que incluem assembleias, campanhas e grupos colaborativos, fomentar reflexões sobre a situação vivenciada no país por causa da pandemia e indicar encaminhamentos para os desafios do território.

Meta: Constituir grupos de diálogo em todas as Unidades Educacionais da Rede.

Público-alvo: Estudantes e profissionais da RME.

Justificativa para a ação: A situação vivenciada em decorrência da pandemia traz novos desafios à escola, que se torna um lugar cada vez mais importante na vida da comunidade educativa, espaço onde todos podem refletir sobre os desafios do território e as possibilidades de enfrentamento a partir de discussões, reflexões e acolhimento de todos que ali convivem, desenvolvendo atitudes de cuidado com si próprio e com os outros.

Cronograma:

PLANO DE TRABALHO METAS SME DRES 2020 3

 

Publicado no DOC de 16/06/2020 – p. 15

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