GOVERNO MUNICIPAL

 

RELATÓRIO DE INVESTIMENTOS EM PUBLICIDADE REFERENTES AO 1º SEMESTRE DE 2020 – BASEADO EM LIQUIDAÇÕES OCORRIDAS NO PERÍODO.

 

Artigo 118 - Lei Orgânica da Cidade de São Paulo

“O Poder Executivo publicará e enviará ao Poder Legislativo, no máximo 30 (trinta) dias após o encerramento de cada semestre, relatório completo sobre os gastos publicitários de administração direta e indireta, para fins de averiguação do cumprimento do disposto no parágrafo 1º, do artigo 37, da Constituição da República.”

 

ADMINISTRAÇÃO DIRETA

Publicidade institucional R$ 85.262.759,48

Campanhas executadas em 2019 R$ 4.511.165,40

Campanhas executadas em 2020 R$ 30.751.594,09

Publicação de Editais e Outras Legais R$ 307.036,02

ADMINISTRAÇÃO INDIRETA – Publicidade Institucional

AUTARQUIAS

AHMSP – Autarquia Municipal Hospitalar R$ 0,00

HSPM – Hospital do Servidor Público Municipal R$ 0,00

IPREM – Instituto de Previdência do Município R$ 0,00

SFMSP – Serviços Funerários do Município de São Paulo R$ 0,00

AMLURB – Autoridade Municipal de Limpeza Urbana R$ 0,00

SPTURIS – São Paulo Turismo S/A R$ 0,00

FUNDAÇÕES

FUNDATEC – Fundação Paulistana de Educação e Tecnologia R$ 0,00

TMSP – Fundação Theatro Municipal de São Paulo R$ 0,00

EMPRESAS

PRODAM – Cia de Processamento de Dados do Município R$ 0,00

SPDA –Cia. SP de Desenvolvimento e Mobilização de Ativos R$ 0,00

SPSEC – Cia. Paulistana de Securitização R$ 0,00

COHAB – Cia Metropolitana de Habitação de São Paulo R$ 0,00

SP-URBANISMO – São Paulo Urbanismo R$ 0,00

SP-OBRAS – São Paulo Obras R$ 0,00

SPTRANS – São Paulo Transporte S/A R$ 0,00

CET – Companhia de Engenharia de Tráfego R$ 0,00

SPCINE – Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo S/A R$ 0,00

SPPARCERIAS – São Paulo Parcerias R$ 0,00

SP NEGÓCIOS - R$ 0,00

ADMINISTRAÇÃO INDIRETA – Publicação de Editais e Outras Legais

AUTARQUIAS

AHMSP – Autarquia Municipal Hospitalar R$ 0,00

HSPM – Hospital do Servidor Público Municipal R$ 7.020,00

IPREM – Instituto de Previdência do Município R$ 0,00

SFMSP – Serviços Funerários do Município de São Paulo R$ 0,00

AMLURB – Autoridade Municipal de Limpeza Urbana R$ 0,00

SPTURIS – São Paulo Turismo S/A R$ 110.420,57

FUNDAÇÕES

FUNDATEC – Fundação Paulistana de Educação e Tecnologia R$ 0,00

TMSP – Fundação Theatro Municipal de São Paulo R$ 0,00

EMPRESAS

PRODAM – Cia de Processamento de Dados do Município R$ 68.371,82

SPDA –Cia. SP de Desenvolvimento e Mobilização de Ativos R$ 2.157,66

SPSEC – Cia. Paulistana de Securitização R$ 1.548,74

COHAB – Cia Metropolitana de Habitação de São Paulo R$ 12.673,70

SP-URBANISMO – São Paulo Urbanismo R$ 1.700,00

SP-OBRAS – São Paulo Obras R$ 1.439,59

SPTRANS – São Paulo Transporte S/A R$ 163.133,84

CET – Companhia de Engenharia de Tráfego R$ 111.573,03

SPCINE – Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo S/A R$ 0,00

SP PARCERIAS – São Paulo Parcerias R$ 0,00

SP NEGÓCIOS R$ 102,94

 

CAMPANHAS REALIZADAS - ADMINISTRAÇÃO DIRETA

Publicidade Institucional

Conceitos para entendimento desta publicação:

- Cinema – Meio de grande eficácia em vista de seu baixíssimo índice de dispersão ao contar com um público extremamente relaxado e apto a receber informações. Possui características de segmentação e visibilidade junto às classes A, B e C.

- Internet - Agrega valores tecnológicos e de modernidade, gera interatividade, tem alta capacidade para construção de base de dados, boa penetração no público jovem, além de ser um meio mensurável.

- Mídia impressa - Meio pontual e gerador de informação, tem agilidade e agrega credibilidade em suas informações, tem maior penetração nas classes A, B e C, especialmente entre formadores de opinião. Permite segmentação regional, possuindo também um considerável poder de pulverização de mensagens.

- Produção – produção de todas as peças publicitárias.

- Mídia Alternativa - meios não convencionais - saco de pão, anúncios em carrinhos de supermercado, caixas de pizza, outdoor social em comunidades, mídia em caixas eletrônicos, dentre outros.

- Mídia Indoor - Meio localizado em lugares fechados, com grande fluxo de pessoas, e contato direto com o público-alvo.

- Mobiliário Urbano - divulgação em relógios e pontos de ônibus da cidade

- Mobile - mídia no celular, envio de SMS, banners em aplicativos de smartphones.

- Rádio - O meio possui características de segmentação, linguagem regional, alta penetração em todas as classes sociais e faixas etárias, oferece lazer e prestação de serviços de forma dinâmica e instantânea.

- TV Aberta - Meio de maior penetração no público-alvo, além de possuir o maior retorno, conta com maior capacidade para rápida construção de cobertura.

- TV Fechada - Meio de maior afinidade com o público formador de opinião e capaz de segmentar seu público-alvo.

 

LIXO 2019 – CUIDE DA CIDADE – (2019)

CONCEITO

Campanha educativa e orientativa que visa transmitir à população questões relativas ao lixo urbano, orientando o cidadão sobre boas práticas de descarte, horários, e as ações da Prefeitura para viabilizar a coleta e a limpeza urbana. Destacando a importância do descarte de resíduos em locais adequados, informando sobre equipamentos e serviços disponíveis para isso, relacionando o impacto que a falta dessas práticas ocasionam na vida das pessoas.

ESTRATÉGIA DE MÍDIA

Produção

PERÍODO DE VEICULAÇÃO: 31/01/2019 A 26/06/2019

PÚBLICO ALVO: Toda população da cidade de São Paulo.

Preferencialmente moradores da periferia.

TOTAL DO INVESTIMENTO: R$ 1.100,00

 

DENGUE - ELIMINAÇÃO DE CRIADOUROS - (2019)

CONCEITO

Campanha para mobilizar a população ao combate permanente e a eliminação dos criadouros do mosquito vetor e, alertar para a gravidade dos sintomas destacando as consequências das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti na vida das pessoas.

ESTRATÉGIA DE MÍDIA

mídia impressa

PERÍODO DE VEICULAÇÃO: 10/05/2019

PÚBLICO ALVO: Toda população da cidade São Paulo

TOTAL DO INVESTIMENTO: R$ 1.824,00

 

PREVENÇÃO AO CONSUMO NOCIVO DE ALCOOL– (2019)

CONCEITO

A campanha para prevenção e diminuição do uso nocivo de álcool teve o intuito de informar e educar a população quanto aos malefícios do consumo excessivo especialmente por adolescentes. Assim como orientar sobre o papel da família e da escola no diálogo e na observação dos primeiros sinais de consumo.

Divulgou sobre a nova política de saúde pública da Prefeitura e os serviços oferecidos no tratamento e acompanhamento multiprofissional aos usuários, com abordagem multidisciplinar e integrada, envolvendo as secretarias municipais de Saúde, de Assistência e Desenvolvimento Social, de Direitos Humanos e Cidadania, de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, de Segurança Urbana e Subprefeituras

ESTRATÉGIA DE MÍDIA

Produção

PERÍODO DE VEICULAÇÃO: 28/06/2019

PÚBLICO ALVO: Prioritário: Jovens de 15 a 25 anos / Secundário: Familiares, educadores e sociedade civil

TOTAL DO INVESTIMENTO: R$ 1.060,00

 

OPERAÇÃO BAIXAS TEMPERATURAS– (2019)

CONCEITO

Campanha de orientação à população em geral sobre como ajudar a salvar vidas em dias de baixas temperaturas informando pelo serviço 156 quando presenciarem pessoas em situação de risco e vulnerabilidade expostas ao tempo frio, para que agentes da Prefeitura possam encaminhá-los aos Centros de Acolhida do município. Despertar a solidariedade ativa do paulistano para que esteja atento, não só doando cobertores e agasalhos, mas principalmente acionando a prefeitura pelo 156 quando a temperatura atingir 13 graus e não ser negligente nem indiferente, porque o frio pode matar.

ESTRATÉGIA DE MÍDIA

internet

PERÍODO DE VEICULAÇÃO: 02/08/2019 A 05/08/2019

PÚBLICO ALVO: Toda população da cidade São Paulo

TOTAL DO INVESTIMENTO: R$ 7.125,00

 

TERRITORIAL – (2019)

CONCEITO

Campanha informativa para divulgação dos projetos e ações desenvolvidos pela administração municipal nos bairros da cidade de São Paulo, nas diversas áreas de interesse da sociedade, de maneira a facilitar seu entendimento e acompanhamento pelo público local. Compreendendo as notícias semanais das subprefeituras e as ações e realizações dos principais serviços das secretarias da Prefeitura de São Paulo em cada bairro ou região.

ESTRATÉGIA DE MÍDIA

produção, internet, mídia impressa, mídia alternativa, mídia indoor, mobiliário urbano, rádio

PERÍODO DE VEICULAÇÃO:

25/09/2019 A 31/12/2019

PÚBLICO ALVO: Toda população da cidade São Paulo

TOTAL DO INVESTIMENTO: R$ 14.504.533,01

 

DESCOMPLICA SP – (2019)

CONCEITO

Campanha destinada a divulgar a política de atendimento de excelência do DESCOMPLICA SP, interligados ao Decreto 58.426/18 compreendendo os seguintes serviços do programa: Atendimento Lado a Lado: servidor e cidadão, ambos acabam mais próximos, reforçando os conceitos de colaboração, parceria e transparência. o foco é sempre na excelência do atendimento; Descomplica Digital espaço de cidadania digital para conhecer, aprender e acessar serviços eletrônicos. Os atendentes são capacitados para entender a necessidade, identificar o serviço correspondente e ajudar o cidadão a realizar cada etapa do serviço; Descomplica pra mim – Foram detectados 4 perfis de cidadãos que mais procuram as unidades – e os serviços por eles mais procurados. A partir daí, foi criado um caminho direto que dialoga com cada um destes grupos – jovem, idoso, pessoa com deficiência e empreendedor/trabalhador.

ESTRATÉGIA DE MÍDIA

produção, internet, rádio

PERÍODO DE VEICULAÇÃO: 04/10/2019 A 31/10/2019

PÚBLICO ALVO: Prioritário: AS CDE 18+ - divulgar os serviços e a qualidade do atendimento nas Unidades - Secundário: AS AB 18+ - divulgar a política de excelência no atendimento

TOTAL DO INVESTIMENTO: R$ 390.670,05

 

ELIMINAÇÃO DE CRIADOUROS - DENGUE – (2019)

CONCEITO

Informar sobre a importância da participação dos cidadãos para a eliminação dos criadouros. A recomendação é não descuidar nenhum dia do ano. Eliminar possíveis criadouros do mosquito é a única forma de prevenção. O combate deve ser permanente e deve-se manter todas as posturas possíveis em ação para eliminar os criadouros preferidos do mosquito Aedes aegypti. Alertar ainda sobre a gravidade e as consequências das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

ESTRATÉGIA DE MÍDIA

produção, internet, mídia alternativa, mobiliário urbano, rádio, tv aberta

PERÍODO DE VEICULAÇÃO: 08/10/2019 A 31/12/2019

PÚBLICO ALVO: Toda população da cidade São Paulo

TOTAL DO INVESTIMENTO: R$ 1.985.031,95

 

EDUCAÇÃO MUNICIPAL– (2019)

CONCEITO

Campanha voltada, principalmente aos pais e responsáveis, assim como a toda população, para orientar a importância da Educação Infantil e divulgar os serviços e equipamentos da Rede Municipal de Ensino para as crianças da Cidade de São Paulo.

ESTRATÉGIA DE MÍDIA

produção, internet, mídia impressa, mobiliário urbano, rádio

PERÍODO DE VEICULAÇÃO: 21/10/2019 A 29/12/2019

PÚBLICO ALVO: Toda a População de São Paulo, em especial pais e responsáveis de crianças de zero a 6 anos

TOTAL DO INVESTIMENTO: R$ 788.248,69

 

VIRADA ESPORTIVA 2019 - (2019)

CONCEITO

Campanha para informar ao público sobre a 13ª Virada Esportiva na Cidade de São Paulo, que oferecerá programação de atividades esportivas, radicais, recreativas, lúdicas e de lazer em diversos pontos da cidade. Destacar que o evento busca proporcionar experiências através da prática das diversas modalidades de forma participativa e inclusiva, contribuindo para a apropriação dos espaços públicos pela população.

ESTRATÉGIA DE MÍDIA

produção, internet, mobiliário urbano, rádio

PERÍODO DE VEICULAÇÃO: 23/10/2019 A 25/11/2019

PÚBLICO ALVO: Toda população da cidade São Paulo

TOTAL DO INVESTIMENTO: R$ 657.878,24

 

EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO 2019-2020 - (2019 - 2020)

CONCEITO

Campanha para incentivar e promover a mudança cultural e de comportamento do cidadão no sistema viário em consonância com os conceitos de Sistema Seguro e Visão Zero.

ESTRATÉGIA DE MÍDIA

produção, internet, mídia impressa, mídia alternativa, mídia indoor, mobiliário urbano, rádio, tv aberta, tv paga

PÚBLICO ALVO: Todos os usuários do sistema viário com potencial possibilidade de se tornarem vítimas de acidentes, conforme dados coletados, bem como formadores de opinião para maior alcance da mensagem e potencial fomento a mudança cultural pretendida. Pedestres e motociclistas por serem as vítimas com. maior porcentagem de óbitos no trânsito.

PERÍODO DE VEICULAÇÃO: 14/11/2019 A 31/03/2020

TOTAL DO INVESTIMENTO: 2019 - R$ 13.859.278,08 e 2020 - R$ 636.882,49

 

PRIMEIRA INFÂNCIA (2019)

CONCEITO

Campanha informativa e orientativa sobre as políticas públicas para a primeira infância (0 a 6 anos) - onde o município assegura o atendimento dos direitos da criança na primeira infância, com vistas ao seu desenvolvimento integral, considerando-a como cidadão de direitos.

ESTRATÉGIA DE MÍDIA

produção, internet, mídia impressa, mídia indoor, mobiliário urbano, rádio, tv aberta

PERÍODO DE VEICULAÇÃO: 23/11/2019 A 31/12/2019

PÚBLICO ALVO: Toda a População de São Paulo, em especial pais e responsáveis de crianças de zero a 6 anos.

TOTAL DO INVESTIMENTO: R$ 7.443.810,82

 

CATe - SMDET– (2019)

CONCEITO

Campanha para informar e orientar o cidadão sobre os serviços prestados pela Prefeitura de São Paulo nos Cates – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho – que oferece diariamente milhares de vagas de emprego, abertura de empresa como MEI e informações de cursos e oficinas de qualificação profissional e empreendedorismo

ESTRATÉGIA DE MÍDIA

Produção, internet, mídia impressa, mídia indoor, mobiliário

urbano, rádio, revista, tv aberta

PERÍODO DE VEICULAÇÃO: 25/11/2019 A 31/12/2019

PÚBLICO ALVO: População de São Paulo em idade economicamente ativa, entre 14 e 65 anos. Desempregados que procuram vagas de empregos ou orientações sobre empreendedorismo e empresas que possam oferecer vagas nos Cates.

TOTAL DO INVESTIMENTO: R$ 7.959.765,94

 

FESTIVAL DE NATAL– (2019)

CONCEITO

Informar ao público da 2ª edição do Festival de Natal de São Paulo, para convidar a população a participar do evento, que contará com programação temática e gratuita para toda a família, tais como Decoração Natalina, atividades de entretenimento, shows diários entre outros, bem como promover a apropriação dos espaços públicos históricos do centro da Cidade como fomento de cidadania, cultura e lazer.

ESTRATÉGIA DE MÍDIA

produção, internet, mídia indoor, mobiliário urbano, rádio, tv aberta

PERÍODO DE VEICULAÇÃO: 17/12/2019 A 31/12/2019

PÚBLICO ALVO: Toda população da Cidade de São Paulo

TOTAL DO INVESTIMENTO: R$ 1.983.789,07

 

ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO-VERÃO SEM CENSURA-CARNAVAL SP– (2020)

CONCEITO

Campanhas informativas e orientativas para divulgar as programações das festividades culturais e comemorativas a saber:

Aniversário de São Paulo: Convidar a população para ocupar e comemorar a cidade no sentido de pertencimento, de amor ao que é o nosso maior patrimônio – a nossa cidade, a nossa diversidade, a nossa vocação para acolher, a nossa pujança.

Festival Cultural “VERÃO SEM CENSURA”: Informar a essência do conceito e divulgar a programação do festival e transmitir a imagem de que São Paulo é uma cidade que valoriza a democracia e toda a forma de expressão.

Carnaval Paulistano: Exprimir toda a grandeza do evento que se faz pela quantidade de blocos, pela competência na organização, pelo número de profissionais envolvidos em segurança, limpeza, orientação, fiscalização, além, é claro, da beleza e da alegria. Orientar sobre os aspectos de civilidade como o respeito à mulher, à diversidade e a responsabilidade com consumo de bebidas e outros abusos.

ESTRATÉGIA DE MÍDIA

produção, internet, rádio, tv aberta

PERÍODO DE VEICULAÇÃO: 16/01/2020 A 06/03/2020

PÚBLICO ALVO: Toda população da Cidade de São Paulo

TOTAL DO INVESTIMENTO: R$ 3.299.264,47

 

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS (2020)

CONCEITO

Informar o munícipe sobre as ações, realizações e os diversos serviços prestados pela Prefeitura de São Paulo. Educar, prevenir, mobilizar ou alertar a população para a adoção de comportamentos que gerem benefícios individuais e coletivos.

ESTRATÉGIA DE MÍDIA

produção, internet, mídia alternativa, rádio

PERÍODO DE VEICULAÇÃO: 17/01/2020 A 23/03/2020

PÚBLICO ALVO: População de São Paulo em geral (homens e mulheres, de todas as idades e classes sociais).

TOTAL DO INVESTIMENTO: R$ 2.779.077,05

 

SAÚDE (2020)

CONCEITO

Informar e orientar toda população, sobre os serviços e equipamentos na área da saúde oferecidos pela Prefeitura de São Paulo

ESTRATÉGIA DE MÍDIA

produção, internet, mídia alternativa, mobiliário urbano, rádio, tv aberta, tv paga

PERÍODO DE VEICULAÇÃO: 27/01/2020 A 31/03/2020

PÚBLICO ALVO: População de São Paulo em geral (homens e mulheres, de todas as idades e classes sociais).

TOTAL DO INVESTIMENTO: R$ 2.666.281,81

 

TODA CRIANÇA IMPORTA (2020)

CONCEITO

Campanha para informar e orientar os pais e responsáveis, assim como a toda população, sobre as políticas públicas para crianças realizadas pela Prefeitura de São Paulo. Com informações sobre as ações, atividades e serviços prestados pela Prefeitura de São Paulo.

ESTRATÉGIA DE MÍDIA

produção, internet, rádio

PERÍODO DE VEICULAÇÃO: 10/02/2020 A 16/03/2020

PÚBLICO ALVO: População de São Paulo em geral (homens e mulheres, de todas as idades e classes sociais). Especialmente pais e responsáveis de crianças de 0 a 12 anos de idade.

TOTAL DO INVESTIMENTO: R$ 551.500,95

 

HABITAÇÃO POPULAR (2020)

CONCEITO

Campanha para informar o munícipe sobre as oportunidades resultantes da atuação da Prefeitura de São Paulo na área habitacional para o ano de 2.020 e orientar sobre o enquadramento e procedimentos necessários para a regularização fundiária que beneficiará mais de 59,6 mil famílias. Informar ainda, cumprindo seu dever constitucional, sobre as ações e realizações da Prefeitura, no âmbito da habitação, que terão impacto direto na vida cotidiana da população, assim como os valores constantes em sua política habitacional

ESTRATÉGIA DE MÍDIA

produção

PERÍODO DE VEICULAÇÃO: 13/02/2020

PÚBLICO ALVO: População de São Paulo em geral (homens e mulheres, de todas as idades e classes sociais).

TOTAL DO INVESTIMENTO: R$ 13.988,00

 

CORONAVIRUS (2020)

CONCEITO

Campanha para informar sobre as ações executadas pela prefeitura de São Paulo no sentido de minimizar os efeitos inevitáveis da pandemia do Covid 19-coronavírus e envolver as comunidades em práticas preventivas, com a atuação no comportamento do indivíduo, orientando e conscientizando a população acerca da importância das ações efetivas que neste período servem de prevenção à referida pandemia.

ESTRATÉGIA DE MÍDIA

produção

PERÍODO DE VEICULAÇÃO: 16/03/2020 A 31/05/2020

PÚBLICO ALVO: População de São Paulo em geral

TOTAL DO INVESTIMENTO: R$ 20.804.599,32

 

Publicado no DOC de 28/07/2020 – pp. 26 e 27

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