Por Luiz Ghilardi

 

Os Dirigentes do SINESP estão sempre atuantes e atentos ao que diz respeito à educação e à escola pública. No âmbito da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, esse interesse se consolida em um trabalho forte junto aos Gestores Educacionais, base desse Sindicato: Diretores de Escola, Coordenadores Pedagógicos, Assistentes de Diretor, Supervisores Escolares e demais educadores que desempenham funções nos órgãos centrais da educação municipal. O SINESP Recebe Rede Autora abre espaço privilegiado para a exposição e valorização desse trabalho relevante para toda a sociedade!

RedeAutora 1

O fato de estarem na gestão das Unidades Educacionais e nos órgãos centrais coloca esses profissionais em condições de conhecerem profundamente a realidade em que atuam. Disso resulta muita responsabilidade na articulação da Gestão Democrática nas UEs e DREs e de Projetos Políticos Pedagógicos qualificados.

 

Lutas e excelência profissional

Sindicatos tradicionalmente tratam de discussões salariais, de carreira e de outras reivindicações relacionadas a direitos e condições de trabalho.

SINESP vai além com a certeza que a vivência e o dia a dia do Gestor Educacional ativo e aposentado trazem experiências riquíssimas, expressas em suas falas nas atividades sindicais. 

O Portal do SINESP reflete muitas boas experiências das Unidades Educacionais. Para ampliar e qualificar os registros feitos pelos Gestores Educacionais de ações em que estão à frente, a Diretoria do Sindicato criou o SINESP Recebe Rede Autora, um projeto inovador para ser contínuo e trazer o olhar do Gestor, sua atuação, vivência, estudo e reflexão.

O projeto também inova ao abrir um espaço de difusão das experiências da Rede Municipal de Educação pelos educadores que as articulam e coordenam com olhar atento e escuta fina para o chão de Escola.

CFCL - Centro de Formação, Cultura e Lazer do SINESP - nasceu com o propósito de ampliar os espaços de formação e de qualidade de vida dos Gestores Educacionais. Superou com louvor o desafio ao abrigar essa iniciativa pioneira no meio sindical, que vai além das cercanias da Prefeitura Municipal de São Paulo.

 

História de luta pela qualidade da educação e pela carreira

Os Educadores hoje aposentados trazem a experiência que tiveram numa Rede surgida em 1935 e ampliada em 1956 com o atual Ensino Fundamental.

As pioneiras de 1956 deixaram um enorme legado à Rede Municipal de Educação. Rede que se consolidou com a efetivação como Secretaria Municipal de Educação em 1975, já separada da Cultura, ampliada com o nível II (hoje professor de ensino fundamental II e Médio), e nos anos 2000 com a vinda dos Centros de Educação Infantil, que eram denominados de Creches Municipais e vinculados à então Secretaria Municipal de Assistência Social.

O primeiro concurso para Diretor de Escola foi realizado em 1975, fruto da luta dos primeiros Gestores Educacionais da Rede em defesa não apenas da carreira, mas de uma educação sem apadrinhamento, que atua, que tem protagonismo.

Desde 1992, o Gestor Educacional tem o SINESP como legítimo representante, um Sindicato que sempre foi além do óbvio,valorizando e divulgando o trabalho, a expertise e o protagonismo da categoria que, com grande frescor e vivacidade, refletiu nesse primeiro SINESP Recebe Rede Autora.

Ele foi a semente de outros que virão e trarão a união de conceitos acadêmicos e de práticas gestoras dentro do ambiente sindical, num novo espaço criado para que fique registrado o empenho daqueles que diariamente dedicam-se a suas comunidades e territórios que os pioneiros, em 1956 ou mesmo em 1935, resolveram desbravar.

Empenho que sintetiza o que para o SINESP é princípio fundamental: Defesa da Educação Pública de qualidade e da carreira do Magistério. 

 

Que venham muitos SINESP Recebe Rede Autora!

Promover a divulgação de práticas da Rede e valorizar o Gestor Educacional pelo seu papel essencial são ações de quem se preocupa de verdade com a educação pública e sabe que seus profissionais são fonte de dedicação e de qualidade. E a ausência de iniciativa do poder público torna essas ações ainda mais valorosas.

Que este primeiro SINESP Recebe Rede Autora seja fomentador e traga as muitas produções que existem em uma Rede que borbulha desde 1935, quando Mario de Andrade e Fernando de Azevedo deram início aos primeiros três Parques Infantis da Cidade. Desde que as Pioneiras de 1956 foram atrás de casas, garagens e outros espaços para colocar em funcionamento as primeiras salas de aula das nascentes Escolas Municipais. Desde o início dos anos 2000, com o início da vinda das Creches Municipais para a Educação. 

Rede Municipal de Educação em que Gestores Educacionais fazem parte da carreira do Magistério, cuja permanência na cidade de São Paulo e nos Planos Municipais e Nacionais de Educação é luta pioneira encampada pelo SINESP

A apresentação dos trabalhos dos Gestores Educacionais no SINESP Recebe Rede Autora, a qualidade, a abrangência e o alcance dos temas abordados e estudados só reforçam a importância dessa luta! 

RedeAutora 2

0
0
0
s2sdefault