A receita parece antiga. É só juntar comida com entretenimento que é só elogio. Só que a proliferação de filmes e programas de gastronomia na TV é um fenômeno recente, assim como o interesse pela culinária. Historicamente, as cozinhas eram considerados espaços pouco nobres. Até os livros de receitas não eram valorizados e muito do conhecimento antigo foi perdido.

Felizmente, o tema se popularizou e hoje a oferta é grande. Desde os filmes sobre restaurantes até as comédias românticas, histórias com comida nos inspiram e ainda, de quebra, ensinam truques e segredos sobre os preparos dos alimentos. Dos filmes clássicos, vários pratos e drinques extrapolaram as salas de cinema e viraram icônicos, servidos por muitos restaurantes com sucesso.

Além da nossa seleção especial para o SINESP Paradiso Cinema na Pandemia, não deixe de conferir os pioneiros especializados no assunto, como "A Festa de Babette" (1987), "Como água para chocolate" (1992), "Chocolate" (2000), "Simplesmente Martha" (2001), e sua refilmagem por Hollywood "Sem Reservas" (2007), "Julie & Julia" (2009), "Comer, Rezar e Amar" (2012), e - por quê não? - "Ratatouille" (2007), da Disney.

Confira seleção especial do SINESP sobre filmes de abrir o apetite!

Clique nas imagens para assistir

Tampopo: Os Brutos Também Comem Spaghetti, de Juzo Itami (Japão, 1985)

Não deixe de ver essa comédia japonesa que marcou os anos 80 trazendo um misto de culinária e romance. Um mergulho no universo da comida que vai abrir muito o seu apetite. Prepare-se!.

 

Kramer vs Kramer, de Robert Benton (EUA, 1979)

A época era outra, o filme ficou datado, mas as torradas francesas que Ted prepara para o filho acabaram mexendo com o imaginário de toda uma geração. A receita é simples, só passar fatias de pão de forma em ovos batidos com queijo parmesão e depois dourar em uma frigideira untada com azeite, finalizando com ervas. Na mesma linha, o filme V de Vingança (2006) traz a receita de ovos na cestinha, tradicional na Grã-Bretanha, que nada mais é que uma fatia de pão de forma com um buraco no centro (feito com um copo) onde se encaixa um ovo na hora de por na frigideira. 

Tomates Verdes Fritos, de Jon Avnet (EUA, 1991)

O restaurante Whistle Stop Cafe guarda um grande segredo e não é a receita de seu delicioso churrasco. Adaptação do livro homônimo de Fannie Flagg (1987).

O Sabor da Magia, de Paul Mayeda Berges (Grã-Bretanha, EUA, 2005)

Uma misteriosa dona de loja de temperos na Califórnia põe mais do que especiarias em suas criações .Tudo vai bem até que ela se vê obrigada a provar do próprio "veneno". Adaptação do livro A Senhora das Especiarias, de Chitra Banerjee Divakaruni (1997)

Sweeney Todd : O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet. de Tim Burton (Grã-Bretanha, EUA, 2007)

Adaptação de montagem da Broadway, baseada em livro homônimo de Thomas Peckett Prest (1846), o musical se passa na era vitoriana e conta a história de  Swenney Todd, um barbeiro que foi deportado injustamente para a Austrália, que logo que volta a Londres só pensa em Justiça, mas se depara com um pequeno e encardido estabelecimento dirigido por uma viúva, a Senhora Lovett (Helena Bonham Carter). Lá ela prepara tortas que anuncia como as piores de toda a cidade.

Receitas de Amor, de James Hacking (EUA, 2011)

Um dos chefs mais respeitados de Londres se encontra em decadência após perda da esposa e decide recomeçar, com o apoio da filha, em uma cidade pequena.

Paisagem de Natal , de Justin G. Dyck (EUA, 2018)

A chegada de um novo chef mexe com a vida de Clara, que ainda se recupera de um negócio fracassado. Adaptação do livro The Maverick's Christmas Homecoming (2012), de Teresa Southwick

VEJA TAMBÉM:

>>> SINESP Paradiso Cinema na Pandemia: Sete filmes com ótica feminista

>>> SINESP Paradiso Cinema na Pandemia: Sete filmes Para Gostar de Ler - Mundo Antigo

>>> SINESP Paradiso Cinema na Pandemia: Sete filmes com espírito revolucionário

>>> SINESP Paradiso Cinema na Pandemia: Sete filmes para eternizar as ruas de SP

>>> SINESP Paradiso Cinema na Pandemia: Sete filmes com olhar feminino

 
0
0
0
s2sdefault