Ninguém imaginava que fosse diferente, a exemplo dos eventos que o CFCL-SINESP costuma realizar há duas décadas, cheios de encontros, amizade e sintonia. Mas talvez poucos tenham pensado que teria tanta emoção e atividade por ser um encontro virtual.

Pois o encerramento do semestre letivo dos cursos regulares do SINESP, na tarde desta sexta-feira, dia 25 de junho de 2021, foi um encontro marcante de celebração à vida que envolveu mais de 120 filiados do SINESP"Passar uma tarde como essa nos alimenta", assinala Norma Lúcia Andrade dos Santos, Diretora Cultural do SINESP.

"O importante de tudo é que conseguimos estarmos juntos de forma diferente.
Diferente – não estamos perto
Diferente – cada um no seu cantinho
Diferente – sem os nossos cafés
Diferente – sem os abraços
Diferente ....... .Algumas coisas ainda nesse momento não podem ser mudadas.
Mas nada nos fez parar.
Por isso estamos aqui juntos.
É evidente que não podemos esquecer de alguns que não estão mais entre nós, muitos estão de luto. O nosso profundo respeito a todas e todos.
Nessa tarde vamos nos permitir celebrar a vida, o amor e a esperança" - NORMA LÚCIA ANDRADE DOS SANTOS

E foi mesmo um momento de união com muita atividade prática, física e filosófica, trazida pelos professores. Os mestres de Danças Circulares (Vaneri de Oliveira), de Yoga (Carlos Alberto Cardoso), de Pilates (Keith Thammy Gonçalves) e de Tai Chi Chuan (Jeanne Kulk) fizeram todo mundo se mexer nas cadeiras. Já as intervenções poéticas e culturais dos professores de idiomas foram de arrepiar os neurônios e trouxeram ainda mais emoção ao evento.

Poemas de autores como Pablo Neruda (Professor Marcos Maurício Alves da Silva, de Espanhol), Walt Whitman (Professor Roger de Oliveira, de Inglês), Giuseppe Ungaretti (Professora Valéria Beneducci, de Italiano) e Esther Granek (Professora Verônica de Angelis, de Francês) trouxeram momentos emocionantes de inspiração e de reflexão.

Fotos e vídeos relembraram momentos de encontro no CFCL-SINESP antes da pandemia. A diretora para Assuntos de Legislação e Defesa dos Direitos dos Filiados do SINESP, Egle Prescher Iaconelli, representou o professor Josué Nonato ao mostrar os 19 anos de atividade do coro do SINESP, uma história marcada por apresentações em festivais, escolas e museus, trazida em vídeo (veja abaixo) que trouxe boas lembranças a todos.

Atividades que emocionam e unem como as trazidas no dia a dia pelos cursos regulares do SINESP. "Ao cuidar do corpo, da mente, da alma e da saúde, isso nos dá esperança de ver o futuro", frisa Norma. "Celebrar a nossa existência e esses encontros servem pra isso", aponta Jean Siqueira, que conduziu a cerimônia.

O chat do evento bombou, com milhares de mensagens que exprimiram um pouco da emoção de estar todo mundo ali, reunido, em um momento de tanta sinergia e delicadeza.

internaencerramento

Norma disse que depois que a pandemia passar, precisaremos de um dia do abraço, uma festa do riso e outra da esperança. Mas o encerramento contou com tudo isso, mesmo que à distância.

"Desta maneira que já vamos nos acostumando por conta dos tempos, foi também um grande desafio para o CFCL-SINESP  ousar e ïnovar para dar continuidade às atividades que se mostraram ainda mais necessárias em tempos de distanciamento social", completou ela.

"De todas as dificuldades que tínhamos no começo, nesses novos formatos pandêmicos, e o quanto conseguimos aprender, hoje vemos que isso é possível e percebemos também a importância de estarmos juntos. O que conseguimos fazer nesse último ano foi importante para todos nós", relata o professor Marcos Maurício Alves da Silva.

"Tivemos que nos adaptar mas está sendo feito", conta Vaneri de Oliveira, professora de danças circulares. "É um reinventar, um tentar de novo, temos que continuar a cultivar esse espaço de gratidão", salienta.

O professor de yoga Carlos Alberto Cardoso emocionou-se ao lembrar das vidas perdidas durante a pandemia mas enalteceu o fato de o SINESP ter conseguido se manter próximo dos filiados nessa nova condição que se apresentou a todos. "O momento presente nos forçou a entrar de cabeça nessa nova tecnologia, o que nos fez conseguir continuar próximos", aponta.

Keith Thammy Gonçalves, professora de Pilates, também se impressionou com o fato de as alunas continuarem a estar presentes mesmo com as aulas à distância. "Continuam se empenhando e evoluindo", comemora. 

"Tudo isso só foi possível porque os professores abraçaram a ideia de se reinventar, de ousar e inovar diante da pandemia e a diretoria do SINESP deu liberdade, incentivo e condições para essas coisas acontecerem. Sem vocês, filiados, também nada aconteceria", destaca Norma.

"A VIDA É TÃO INCERTA, QUE DA FELICIDADE DEVE SER TIRADA VANTAGEM NO MOMENTO QUE SE APRESENTA" - ALEJANDRO DUMAS

interna2encerramento

A diretora do CFCL adianta que após esse recesso de julho, em que haverá muitas atividades especiais de férias, os cursos regulares voltam com força total. "Teremos turmas novas. Fique atento ao site e ao whatsapp", alerta.


 

SAIBA MAIS:

>>> Férias no CFCL-SINESP: Workshops, palestras, cursos e muito mais! Aproveite

0
0
0
s2sdefault