Obra As Doenças do Brasil expõe face sombria da colonização europeia no Brasil sob o olhar das resistências indígena e negra

Sexta, 29 de abril, 16h30.

Inscrições: 26 e 27 de abril, das 10h às 17h, pelos telefones do Sinesp: 3255-9794, 3116-8400 e pelo WhatsApp.

 

O debate étnico-racial, muito presente em nossa sociedade, é destaque na obra escolhida para ser analisada pelo Clube de Leitura de abril

As Doenças do Brasil é o oitavo romance do aclamado autor português (nascido em Angola) Valter Hugo Mãe. Como o nome sugere, é ambientado em solo brasileiro.

Concebida com uma linguagem altamente poética e impactante, a obra coloca o povo indígena no centro da narrativa e mostra uma visão pouco explorada da invasão e do genocídio promovidos em solo brasileiro pelos colonizadores europeus.

Com isso, traz à tona feridas de um Brasil que insistem em não cicatrizar.

Valter Hugo Mãe revisita o passado colonialista do Brasil em sua face mais sombria, voltando a uma época em que todos os que não aceitavam ser escravizados pelo homem branco eram mortos.

As duas personagens principais do livro são almas afins que, ameaçadas pelas investidas violentas dos europeus, se unem para proteger a comunidade de que fazem parte.

Honra, um indígena de pele branca, fruto da violência sexual de um branco a uma abaeté, e Meio da Noite, negro fugido da escravidão, dão vida a uma história de resistência.

0
0
0
s2sdefault