Saiba como identificar fake news

As fake news são uma praga do nosso tempo. Essas informações falsas, divulgadas intencionalmente, podem manipular resultados de eleições e até causar mortes. É importante saber como identificá-las para impedir que circulem em nosso meio.

Workshop: Como Identificar Fake News

Data: 22 de junho

Horário: das 10h às 12h

Inscrições: dias 20 e 21 de junho

Número de Vagas: 30

Monitoria: Interatividade (Janaína e Robson)

As inscrições podem ser feitas das 9h às 17h pelos telefones do SINESP 3255-9794 e 3116-8400 e pelo WhatsApp 3116-8400.

Verdadeiro ou falso? Quem arrisca?

Vacinas da Covid infectam pessoas com o vírus HIV (🚨 Fake News)    

Gargarejo com água morna e sal evita que o vírus da Covid vá para o pulmão (🚨 Fake News)

Vacinas da Covid causam varíola dos macacos (🚨 Fake News)

Diretor do Datafolha confessa fraude nas urnas eletrônicas (🚨 Fake News)

CNH é cancelada automaticamente 30 dias depois do vencimento (🚨 Fake News)

Certamente muitos de nós tiveram acesso a algumas das afirmações acima, que circularam nas redes sociais como se fossem informações verdadeiras, mas, na verdade, não passam de fake news.

A tradução para a expressão fake news, originária da língua inglesa, é notícia falsa. É preciso, no entanto, dissociar essas mentiras divulgadas por aí da palavra notícia, que se refere a fatos, checados, investigados e nada tem a ver com informações falsas, que normalmente viralizam nas redes sociais de forma intencional, para confundir e enganar as pessoas.

Ninguém escapa das fake news

Não há limites para a disseminação de fake news. Política, celebridades, saúde. Nada escapa dos mentirosos de plantão. Em anos eleitorais os ataques a candidatos se intensificam e em fases como a que vivemos, em plena pandemia, as informações falsas podem prejudicar a prevenção de doenças e colocar em xeque as campanhas de vacinação, contribuindo, inclusive, para a morte de pessoas.

Você sabe como identificar o que é verdade e o que é fake news? O workshop do CFCL-SINESP dará dicas valiosas para quem não quer ser enganado e quer ter certeza de que está recebendo informações verdadeira.

Fake news nesse workshop só no tema! De resto é tudo verdade!

Inscreva-se!

Imagem: Freepik

0
0
0
s2sdefault