Não caia em fake news

Cuidado, elas estão em toda parte! As informações falsas se espalham em velocidade espantosa e têm potencial altamente danoso. Saber identificá-las é um trunfo e pode impedir grandes problemas. 

Workshop: Fake News

Monitoria: Interatividade (Janaína e Robson)

Data: 24 de agosto

Horário: das 16h às 18h

Inscrições: dias 19, 22 e 23 de agosto

Vagas: 30

As inscrições podem ser feitas das 9h às 17h pelos telefones do SINESP 3255-9794 e 3116-8400 e pelo WhatsApp 3116-8400.

Na rua, na chuva, na fazenda: em nenhum lugar se está a salvo das fake news

Fotos, vídeos, textos. Crianças que precisam de doações, relacionamentos amorosos de famosos, falas polêmicas de políticos, contas que surgem do nada. Hoje em dia é preciso ter cuidado com absolutamente tudo. Verdade e mentira poucas vezes estiveram tão ligadas como estão atualmente com a proliferação das fake news.

A tradução para o português do termo fake news seria algo como “notícia falsa”, mas é importante enfatizar que não existe notícia falsa. O termo notícia pressupõe apuração e responsabilidade de quem divulga. Portanto, que tal nos referirmos a esse mal dos nossos tempos como “informação falsa”?

As fake news, muitas vezes, são voltadas para temas polêmicos, de grande repercussão social. Dessa forma, quando uma informação falsa passa a circular pela rede mundial de computadores, ela assume uma velocidade de disseminação espantosa.

Nem sempre é difícil identificar fake news, mas, algumas vezes, elas são construídas de forma tão sofisticada que somente agências profissionais de checagem são capazes de “desmascará-las”. Pior, muitas vezes as fake news usam dados verdadeiros, mas os distorcem usando-os de forma inadequada.

Em ano eleitoral, muitas pessoas se utilizam desse recurso desleal para desacreditar oponentes na tentativa de ascender ao poder de forma ilegítima.

Pensando nisso, o CFCL-SINESP realizará um workshop que mostrará como não cair na armadilha das fake news! Isso é a mais pura verdade, portanto inscreva-se e #JunteSeAoCFCL, porque aqui informação falsa não encontra espaço para seguir adiante!

0
0
0
s2sdefault