Movimento Armorial

Movimento idealizado pelo gênio paraibano Ariano Suassuna reúne manifestações artístico-culturais populares de diversas regiões do Brasil, especialmente do Nordeste

No dia 23 de setembro, as Dirigentes Sindicais Alcina Carvalho Hatzlhoffer e Maura Maria da Silva acompanharam um grupo de filiados ao Centro Cultural Banco do Brasil para uma visita guiada à Exposição Movimento Armorial 50 anos.

Encontros musicais e literários guiaram os visitantes por uma viagem imersiva ao universo eclético, múltiplo e fantástico do Movimento Armorial, idealizado e lançado por Ariano Suassuna no Recife em 18 de outubro de 1970.

Na exposição, os filiados puderam ver de perto obras de arte em diversos formatos, muitas delas que jamais haviam saído do Recife. Juntaram-se a Suassuna no Movimento Armorial nomes como Francisco Brennand, Gilvan Samico, Aluísio Braga, Zélia Suassuna e Lourdes Magalhães.

A proposta do Movimento Armorial era construir uma arte erudita, partindo das manifestações artístico-culturais populares de diversas regiões brasileiras, especialmente do Nordeste.

A dirigente sindical Alcina Hatzlhoffer ressalta a importância de conhecer a obra de Suassuna para compreender a cultura popular brasileira: “Fomos recebidas pela Onça Caetana, adentramos no projeto estético do Armorial e vivenciamos a riqueza da composição lírica de Ariano Suassuna. Em cada andar da exposição ficávamos mais sensíveis ao seu compromisso com a arte popular. Livros, folhetos, literatura de cordel, música, instrumentos musicais como rabeca, viola e pífano, danças, teatro, filmes, xilogravuras e espetáculos circenses engrossam esse caldo cultural universal. Ariano Suassuna une a cultura erudita às raízes da cultura popular com toda a sua diversidade, criando ligações com vivências coletivas e deixando uma marca comunitária numa narrativa de resistência, que protege a história e a identidade da cultura brasileira”.

Acompanhe o site e as redes sociais do CFCL-SINESP e se inscreva para acompanhar nossas dirigentes nas próximas visitas guiadas.

Armorial 5

Armorial 1

Armorial 2

Armorial 3

Armorial 4

Armorial 6

Armorial 7

Armorial 8

Armorial 9

Armorial 10

0
0
0
s2sdefault