O CFCL-SINESP realizou na terça-feira, 14 de fevereiro, uma visita guiada ao Museu do Ipiranga. As Dirigentes Sindicais Alcina Carvalho Hatzlhoffer Maura Maria da Silva acompanharam os filiados, que puderam ver de perto o famoso acervo e as novidades de um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil, com muita interatividade e acessibilidade.

Visita ao Museu do Ipiranga permite releitura da história do país

Reinaugurado em setembro de 2022, como parte das comemorações do bicentenário da proclamação da Independência do Brasil, o Museu do Ipiranga se tornou parada obrigatória para quem aprecia arte e deseja fazer uma releitura da história do país.

O passeio oferece ao visitante uma imersão e um resgaste da cultura material exposta em um espaço totalmente reconfigurado. O Museu, sempre direcionado à estudos e pesquisas,  oferece também diferentes mostras que contribuem para a interligação entre passado e presente.

A proposta do Museu, entretanto, transcende a contemplação das obras de arte e permite uma releitura da história do Brasil, como destaca Alcina: “O Museu do Ipiranga está totalmente reformado e interativo, com vários recursos de acessibilidade, como libras, braile, áudio,possibilitando a comunicação de diversas formas e garantindo a inclusão de todas as pessoas que o visitam. Os quadros que habitam nossas memórias, e que ajudaram a construir uma narrativa histórica a partir da visão elitista dos colonizadores, constituem o acervo do Museu e podem ser revisitados de forma crítica, com a disponibilização de recursos que problematizam a concepção dessas obras de arte. Analisar as obras sob essa ótica proporciona um diálogo plural, cujo tema principal é a desconstrução de falsos heróis e a permanência da luta incansável pela  manutenção da democracia em nosso país”.

Fique atento ao site e às redes sociais do SINESP e #JunteSeAoCFCL nas próximas visitas guiadas.

0
0
0
s2sdefault