Denise Mello

O CFCL-SINESP realizou na sexta-feira, 24 de março, em evento híbrido, uma edição especial do Música em Debate em celebração ao mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. A cantora, compositora, pesquisadora e escritora Denise Mello, acompanhada pelo musicista Victor Mendes, apresentou a palestra-musicada A Mulher na canção: a composição feminina na era do rádio, inspirada em livro homônimo lançado por ela em 2022.

Compositoras tiveram trajetórias invisibilizadas pelo patriarcalismo

O programa levado por Denise Mello ao CFCL-SINESP chamou a atenção para a escassez de estudos sobre as compositoras brasileiras do final do século XIX e, também, da primeira metade do século XX, no período que ficou conhecido como A Era do Rádio.

As biografias de compositoras como Chiquinha Gonzaga, Maria Firmina dos Reis, Tia Ciata, Carmem Costa, Dolores Duran, Maysa, entre tantas outras, foram intercaladas com performances musicadas das composições dessas artistas. Nas mais conhecidas, Denise ganhou a companhia entusiasmada dos filiados que acompanhavam o evento de forma presencial.

Desbravadoras, contestadoras e eloquentes

O caráter desbravador das canções, que contestavam o espírito patriarcal dominante na época em que viveram as compositoras, ficou evidente em muitas das músicas apresentadas por Denise Mello e Victor Mendes. Temas como a autonomia feminina, os sentimentos das mulheres e o preconceito masculino permeiam as canções.

Para não deixar de fora nenhum filiado interessado na palestra-musicada, o CFCL-SINESP realizou o evento de forma híbrida, assim atendeu a quem pôde comparecer presencialmente e a quem não pôde, com a disponibilização pela plataforma Zoom.

O público que acompanhou o evento de forma on-line teve a oportunidade de interagir pelo chat, oferecendo contribuições valiosas e parabenizando a altíssima qualidade da palestra-musicada de Denise Mello.

Fique atento à agenda de eventos divulgados no site do SINESP e #JunteSeAoCFCL nos clubes, workshops e visitas guiadas. 

Musica Em Debate 1

Musica Em Debate 2

Musica Em Debate 3

Musica Em Debate 4

Musica Em Debate 5

Musica Em Debate 6

Musica Em Debate 7

Musica Em Debate 8

Musica Em Debate 9

0
0
0
s2sdefault