O avesso da pele

O avesso da pele, do escritor carioca radicado em Porto Alegre Jeferson Tenório, venceu o Prêmio Jabuti em 2021 na categoria Romance Literário. Obra aborda, de forma contundente, o cotidiano do povo preto no Brasil e expõe feridas que não cicatrizam

Clube de Leitura: O avesso da pele – Jeferson Tenório

Data: 28 de abril

Horário: às 15h

Inscrições: dias 25 e 26 de abril

Formato: via plataforma Zoom

As inscrições podem ser feitas das 9h às 17h pelos telefones do SINESP 3255-9794 e 3116-8400 e pelo WhatsApp 3116-8400.

Rotina de dor, humilhações e injustiças

Escolhido pelo Clube de Leitura do CFCL-SINESP para ser debatido no dia 28 de abril, O avesso da pele é ambientado em Porto Alegre e centrado na narrativa de Pedro, que acaba de perder o pai Henrique assassinado em uma abordagem policial desastrosa.

A partir dessa tragédia pessoal, o jovem, em um diálogo com o pai morto, tenta resgatar o passado da família e reconstituir a trajetória do pai. Henrique teve uma vida marcada por privações e dificuldades, mas conseguiu acessar a graduação. Foi assassinado quando vivia o melhor momento como professor de literatura.

Ao percorrer a trajetória familiar, Pedro se depara com a forma com que o pai foi tomando consciência do racismo estrutural que o cercava e se vê diante de situações que escancaram as diversas formas de racismo, as diferenças de vivências de homens e mulheres pretos, as dificuldades impostas pelas relações inter-raciais, o problema crônico da violência doméstica, a violência policial, o abandono.

Com uma narrativa que mistura sensibilidade e brutalidade, Pedro encontra em outra personagem, sua mãe Martha, um elo para entender a própria história e o momento intenso e complexo por que passa.

Esse é só um “pequeno spoiler” da obra. Quer se aprofundar nesse debate? Leia o livro e #JunteSeAoCFCL no Clube de Leitura!

Jeferson Tenório

Jeferson Tenório é um dos novos expoentes da literatura brasileira. Nasceu no Rio de Janeiro em 1977 e é radicado em Porto Alegre. Possui graduação em letras pela UFRGS e mestrado em literaturas luso-africanas pela mesma instituição. É professor de língua e literatura na rede pública de ensino da capital gaúcha.

O Avesso da pele (2020) é o terceiro romance do autor, que publicou, anteriormente, O beijo na parede (2013) e Estela sem Deus (2018).

Imagem: Divulgação

0
0
0
s2sdefault