Embu das Artes / Divulgação

Cidade Turística encanta visitantes pela beleza natural, pela charmosa arquitetura e, principalmente, pela vocação artística que confere fama nacional ao município. Feira de artes, artesanato, ateliês e lojas levam, diariamente, muitos turistas ao Embu das Artes, que fica a aproximadamente 30 km da capital paulista

Passeio: Embu das Artes

Data: 3 de junho (sábado)

Valor: R$ 195,00 (Inclui transporte e almoço. / Bebidas à parte)

Prazo para pagamento: até o dia 26 de maio

Horário: Saída prevista às 8h / Retorno previsto às 18h

Reservas: a partir de 8 de maio

Ponto de encontro/partida: Centro Cultural Vergueiro – Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso (local seguro, próximo da estação Vergueiro do metrô, com banheiro, café e estacionamento).

Roteiro previsto: visita ao centro histórico, Centro Cultural Mestre Assis, Museu de Arte Sacra, parada para almoço em restaurante local, Viela das Lavadeiras, Capela São Lázaro, tempo livre para compras.

Meio de transporte: ônibus de turismo, com decoração temática, seguro viagem, guia acompanhante credenciado Cadastur, serviço de bordo com (kit lanche), água e balas, sorteio de brindes.

Parceria: Graffit Viagens e Turismo.

Forma de pagamento: Pix SINESP / Chave CNPJ 68.486.943/0001-00

As inscrições podem ser feitas das 9h às 17h pelos telefones do SINESP 3255-9794 e 3116-8400 e pelo WhatsApp 3116-8400.

Do passado indígena ao status de estância turística

A região onde está situada a Estância Turística de Embu das Artes era, originalmente, habitada por povos originários das etnias Tupiniquim e Guarani.

No distante ano de 1624, Fernão Dias e sua esposa Catarina Camacho doaram à Igreja Católica uma quadra para que nela fosse construída a Capela de Nossa Senhora do Rosário. Esse teria sido, segundo historiadores, o pontapé inicial para o povoamento da região (pelo homem branco).

Entretanto, houve muita demora até que Embu se tornasse um distrito, fato que ocorreu somente em 21 de abril de 1880, no município de Itapecerica da Serra, com a denominação de M’Boy. Foi somente em 30 de novembro de 1938 que o distrito passou a se chamar Embú.

Em 18 de fevereiro de 1959 uma lei estadual elevou Embú ao status de município, mas foi somente em 6 de setembro de 2011 que uma nova legislação deu à cidade o nome atual: Embu das Artes.

Vocação para as artes

A vocação para a produção artística do município de Embu das Artes praticamente coincide com a sua emancipação. Foi justamente em meados do século XX que a comunidade local, liderada por Annis Neme Bassith, passa a explorar o turismo como principal fonte de renda.

É essa vocação, que se consolidou com o passar das décadas, que leva, todos os dias, uma infinidade de visitantes até a estância turística.

Gostou desse contexto histórico? Então #JunteSeAoCFCL nesse passeio imperdível.

Imagens: Domínio Público, Divulgação GESP, Enio Prado Agência Senado

Informações: Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes

0
0
0
s2sdefault