Com o Mar no Meio é uma coletânea das cartas trocadas entre esses dois grandes escritores durante seis anos de amizade à distância

Clube de Leitura - Com o mar por meio

Data: 22 de setembro, às 15h

Inscrições: 19 e 20 de setembro

Modalidade: On-line, pela plataforma Zoom

As inscrições podem ser feitas das 9h às 17h pelos telefones do SINESP 3255-9794 e 3116-8400 e pelo WhatsApp 3116-8400.

Jorge Amado e José Saramago, dois dos maiores escritores modernos da língua portuguesa, tiveram uma intensa apesar de tardia relação de amizade. O dois começaram a trocar correspondências na década de 90 e cultivaram essa íntima relação que se expandiu para suas esposas. Nas cartas trocadas, os escritores conversam sobre variados temas de suas vidas de maneira muito próxima e afetuosa. Inclusive, brincam imaginando quem seria premiado com o Nobel de Literatura ou com o Prêmio Camões.

A coletânea reúne cartas, faxes, cartões, bilhetes trocados entre 1992 e 1998. O leitor é convidado a conhecer de perto essa amizade tardia, porém muito sincera apesar da distância, entre duas das maiores mentes da literatura moderna.

Jorge Amado

Nascido em 10 de agosto de 1912 na cidade de Itabuna, Bahia, Jorge Leal Amado de Faria iniciou sua jornada na literatura ainda com 14 em Salvador, quando fundou a “Academia dos Rebeldes”. Foi estudar direito no Rio de Janeiro onde teve contato com o movimento comunista, que o levou a ser eleito deputado federal pelo Partido Comunista Brasileiro em 1946. Em sua breve carreira política, foi responsável pela lei que garantiu a liberdade religiosa no Brasil.

Na literatura Jorge Amado é um dos mais aclamados autores brasileiros. Seus livros foram traduzidos para mais de 30 idiomas e publicados em mais de 70 países. Sua obra foi tema de inspiração de sambas enredos de diversas escolas de samba ao redor do país, além disso seus livros foram mais de uma vez adaptados para a televisão e a adaptação do seu livro “Dona Flor e seus Dois Maridos” para o cinema foi um sucesso de bilheteria com mais de 10 milhões de espectadores.

José Saramago

José de Sousa Saramago nasceu em 1922 em Azinha, Portugal. Filho de agricultores, viveu boa parte de sua vida em Lisboa e desde cedo demonstrou interesse pela cultura e pelas artes. Publicou seu primeiro romance aos 25 anos, o livro Terra do Pecado, em 1947 época em que Saramago trabalhava como funcionário público. Sua carreira literária, no entanto, só toma forma quando ele é demitido por intervenção dos militares no jornal em que trabalhava, 19 anos depois de publicar seu primeiro livro. A partir daí Saramago decide se dedicar exclusivamente à literatura.

O trabalho de Saramago ficou marcado pelo estilo oral de sua escrita. Utilizando frases e períodos compridos e a pontuação de maneira não convencional. O aclamado escritor publicou mais de 35 livros que lhe renderam o Prêmio Camões e o Prêmio Nobel de Literatura.

Se interessou? Então #JunteSeAoCFCL nessa jornada por duas das mentes mais brilhantes da literatura moderna!

0
0
0
s2sdefault