Cidade, localizada na região de Campinas, foi fundada por imigrantes holandeses que vieram para o Brasil logo depois da Segunda Guerra Mundial. A ideia inicial do grupo era produzir leite e laticínios, mas o gado trazido pelos imigrantes não se adaptou ao país. Foi então que passaram a produzir flores, cultura que fez do município uma das 29 estâncias turísticas do Estado de São Paulo.
Passeio: Visita à cidade de Holambra
Data: 21 de outubro (sábado)
Valor: R$ 295,00
Prazo para pagamento: até o dia 14 de outubro
Inclusos: Transporte em ônibus ou micro-ônibus especial de turismo, guia especializado, serviço de bordo, ingressos de visita nos locais indicados, almoço e seguro-viagem.
Forma de pagamento: Pix SINESP / Chave CNPJ 68.486.943/0001-00
Recomenda-se: Roupas e calçados confortáveis, protetor solar, bonés e repelente.
Embarque às 7h15 com saída prevista para às 7h30
Local de embarque: Centro Cultural Vergueiro – Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso (local seguro, próximo da estação Vergueiro do metrô, com banheiro, café e estacionamento).
Retorno previsto para às 19h, com desembarque no Centro Cultural Vergueiro
Reservas: a partir de 21 de setembro
As reservas podem ser feitas das 9h às 17h pelos telefones do SINESP 3255-9794 e 3116-8400 e pelo WhatsApp 3116-8400.
Roteiro previsto: Embarque em ônibus de turismo, equipado com ar condicionado, som ambiente e guia acompanhante, com destino à Estância Turística de Holambra, município do interior paulista localizado na região de Campinas, que guarda a cultura e as tradições holandesas. O ponto de chegada é o Portal de entrada da cidade, onde se iniciará um interessante passeio, com visita a uma propriedade produtora de flores para que os visitantes conheçam o ciclo de produção, desfrutando de uma paisagem privilegiada, oportunidade imperdível para tirar muitas fotos. Na sequência, ocorrerá um tour panorâmico pela cidade, para que todos conheçam peculiaridades da cultura holandesa, com visitação a construções típicas e observação de costumes desse povo vindo da Europa. A programação prosseguirá com o almoço em restaurante local. Depois da pausa para a refeição, haverá uma visita ao Mercado de Flores e será possível conhecer a diversidade do artesanato local, momento em que todos que tiverem interesse poderão fazer compras. Em seguida, a visita continuará com uma parada no Moinho típico holandês e no Lago Vitória Régia. No final da tarde ocorrerão o embarque e a viagem de retorno a São Paulo.
Colônia fundada por imigrantes holandeses
Devastada depois da Segunda Guerra Mundial, como a maioria dos países europeus, a Holanda incentivou a emigração de parte de sua população especialmente para Austrália, Brasil, Canadá e França. Com a anuência do Brasil, um grupo de aproximadamente 500 imigrantes, oriundos da província de Brabante do Norte, instalou-se na Fazenda Ribeirão, onde fundaram, em 14 de julho de 1948, a colônia Holambra I (com a junção dos nomes de Holanda, América e Brasil) e a Cooperativa Agropecuária Holambra.
A compra dessa terra foi feita com incentivos do governo brasileiro, que concedeu empréstimo para que o grupo comprasse a fazenda onde se instalou. O governo holandês, por sua vez, enviou ao Brasil gado, máquinas e material para que os holandeses pudessem empreender.
A ideia inicial era produzir leite e laticínios, mas o gado holandês não se adaptou ao Brasil e acabou dizimado. Restou aos imigrantes a criação de porcos e galinhas.
Em 1951, um novo grupo de holandeses chegou ao Brasil, dessa vez iniciando o cultivo de flores da família dos gladíolos.
Produção de flores e emancipação
Com o passar dos anos, Holambra intensificou o cultivo de flores e tornou-se uma das principais produtoras do país.
Com a aprovação de 98% da população, Holambra foi emancipada em 1991 e tornou-se um município da microrregião de Campinas, sendo desmembrada das regiões de Jaguariúna, Cosmópolis, Artur Nogueira e Santo Antônio de Posse.
Em 27 de abril de 1998, a cidade recebeu, da Assembleia Legislativa de São Paulo, o título de Estância Turística.
A cidade é um dos principais pontos turísticos do Estado, recebendo, em média, 1 milhão e 300 mil visitantes a cada ano.
Prepare-se para uma visita inesquecível e florida! #JunteSeAoCFCL em mais esse passeio pra lá de especial.
Imagens do banner e do card: Prefeitura da Estância Turística de Holambra
Informações: Prefeitura da Estância Turística de Holambra, IBGE e Câmara Municipal da Estância Turística de Holambra