Museu de Arte Sacra de São Paulo

0
0
0
s2sdefault

O CFCL Benê do SINESP realizou com os filiados, no dia 18 de outubro, uma visita guiada ao icônico Museu de Arte Sacra de São Paulo, localizado no bairro da Luz. O local abriga peças religiosas de grande relevância artística e histórica.

No roteiro por que foram guiados, os filiados fizeram uma viagem por costumes e contextos históricos das épocas em que foram produzidos artigos religiosos que fazem parte do acervo fixo e da exposição temporária “De Cor e Alma”, com obras de reconhecido valor estético ou histórico.

Na área externa foram apreciados os jardins, esculturas e o Presépio Napolitano. Na área interna obras do acervo fixo e da exposição temporária.

As Dirigentes Sindicais Alcina Carvalho Hatzlhoffer e Maura Maria da Silva acompanharam os filiados na Visita Guiada.

Alcina ressaltou a importância cultural e histórica de visitas como essa realizada pelo CFCL Benê do SINESP:O Museu da Arte Sacra é uma ilha de tranquilidade localizada no centro da cidade de São Paulo e visitá-lo é reconhecer a  sua importância cultural, material e imaterial expressa num recorte temporal. Pudemos apreciar obras de artistas renomados e de artistas anônimos, todas ricas em beleza, história e que trazem na sua produção as influências indígenas e africanas, além das europeias. Também adentramos nas cores e seus significados bíblicos com a exposição “De cor e Alma” e nos fascinamos com o Presépio Napolitano. Interessantíssimo!”

Museu de Arte Sacra de São Paulo*

O Museu de Arte Sacra de São Paulo é um dos mais importantes centros no país para recolhimento, classificação, catalogação e exposição de objetos religiosos com grande valor estético ou histórico.

Além de expor, de forma pública e permanente o acervo, o museu é um centro de treinamento e capacitação que confere especialização técnica e científica para incentivar e apoiar estudos e pesquisas sobre arte sacra e história da arte no Brasil.

De cor e alma*

A exposição, sob curadoria de Marcos Horácio Gomes Dias e Vanessa Beatriz Bortulucce, é formada por 60 obras — pinturas, esculturas e objetos diversos — de artistas como José Ferraz de Almeida Júnior, Benedito Calixto, Jorge José Pinto Vedras, Manuel da Silva Amorim, Louis Pisani, entre muitos. De cor e alma lança luz sobre o protagonismo da cor em sua composição e seus significados.”

De acordo com a curadora,  “a simbologia cromática, na arte sacra, está alinhada a significados específicos das narrativas bíblicas, contribuindo para o fortalecimento e compreensão da mensagem”.

Presépio Napolitano*

O conjunto possui uma cenografia impactante, com 110 m², e reúne peças que remetem às montagens tradicionais do nascimento de Jesus Cristo, além de incorporar à montagem outras que remetem a diversos profissionais urbanos, pastores e homens do campo.

Paulistinhas*

Outro destaque do Museu de Arte Sacra são as paulistinhas, esculturas sacras com originárias, predominantemente, da Região do Vale do Paraíba e produzidas nos séculos XVIII, XIX e início do século XX. Caracterizam-se por imagens devocionais de santos cultuados pela Igreja Católica e possuem formas simplificadas, com o interior oco, a base redonda ou facetada, de pequenas dimensões e produzidas, normalmente, com barro cozido. São peças que remetem à devoção popular para culto doméstico.

Anita Malfatti e a Ressurreição de Lázaro**

A obra de um dos mais importantes expoentes da Semana de Arte Moderna de 1922 foi doada pela família da artista ao Museu depois de sua morte, e é uma das muitas que Anita produziu com inspiração na arte sacra.

Para a pesquisadora Roberta Paredes Valin, a pintura “é quase um testemunho autobiográfico da artista.” De acordo com a estudiosa, a obra, de 1928, reflete as dificuldades que Anita teve em Paris, onde, com dificuldades de adaptação, teria recorrido à leitura religiosa para suportar as adversidades. Essa busca teria, de forma metafórica, devolvido a vida à Anita que, então, recorreu à passagem bíblica em que Jesus traz Lázaro de volta da morte para se inspirar e produzir uma de suas mais significativas produções.   

Fique atento ao site e às redes sociais do SINESP e #JunteSeAoCFCLBeneDoSINESP nas próximas visitas guiadas!

*Com informações do site oficial do Museu de Arte Sacra

**Com informações da Agência Universitária de Notícias da USP

Acompanhe o site, as redes sociais e o canal do SINESP no WhatsApp

.redes sociais do sinesp facebook  redes sociais do sinesp facebook  redes sociais do sinesp facebook  redes sociais do sinesp facebook  redes sociais do sinesp linktree

JUNTOS SEGUIMOS MAIS FORTES!