Imagens: Divulgação

O Cine Debate do CFCL Benê do SINESP analisou de forma on-line, na sexta-feira, 10 de maio, a obra-prima Paisà, do diretor italiano Roberto Rossellini, lançada em 1946.

Estruturado em forma de seis episódios independentes, o filme percorre diferentes regiões da Itália durante o final da Segunda Guerra Mundial, retratando a complexa interação entre os italianos, as forças aliadas e os alemães. As histórias exploram as nuances da guerra e seus efeitos sobre a população civil e os soldados.

A obra de Rossellini é notável pela abordagem crua e realista, característica marcante do neorrealismo italiano, movimento cinematográfico que o diretor ajudou a fundar.

O Cine Debate realizou uma análise profunda, não apenas sobre a direção de Rossellini e a estrutura da história, mas também sobre o neorrealismo italiano, suas características e especificidades.

Neorrealismo fiel à vida como ela é

Foi observado pelos filiados que "Paisà" — assim como Umberto D (longa trabalhado no Cine Debate de abril) e outros filmes desse movimento — lança mão da utilização de atores não profissionais, de locações reais em vez de cenários construídos e dá ênfase às histórias do povo, refletindo as condições sociais e econômicas da Itália do pós-guerra.

Em outro momento, foi observado como o neorrealismo lida de maneira singular com a forma narrativa, ao incluir nas obras diversos acontecimentos não motivados por elos causais requeridos pelo enredo, isto é, sem necessariamente ter a função de que cada fragmento do filme se integre a uma relação com uma “história a contar” previamente concebida. Com essa estratégia, o cinema neorrealista se apropria da realidade de maneira mais orgânica ao fazer da câmera e do espectador observadores de detalhes da vida aparentemente sem relevância.

O Cine Debate de maio proporcionou um espaço para reflexão sobre o impacto histórico e cultural do neorrealismo no cinema mundial, reconhecendo "Paisà" como um documento vital que registra o espírito humano diante das adversidades.

Fique atento ao site, às redes sociais e ao canal do SINESP no WhatsApp e participe das atividades do CFCL Benê do SINESP.

Juntos Seguimos Mais Fortes!

Cine Paisa

0
0
0
s2sdefault