Curso de Pensamento Político Contemporâneo

Curso: Pensamento Político Contemporâneo — Byung-Chul Han

Duração: às terças-feiras, de 6 de agosto a 26 de novembro de 2024

Vagas: 50

Formato: on-line, pela plataforma Zoom

Obs: Curso livre, sem pontuação

INSCRIÇÕES: de 10 de julho a 2 de agosto, das 9h às 17h, pelos telefones do Sinesp: 3255-9794, 3116-8400 e pelo WhatsApp.

Byung-Chul Han e a sociedade do hiperconsumismo

O curso Pensamento Político Contemporâneo, ministrado pelo Prof. Dr. Jean Rodrigues Siqueira, tem como objetivo apresentar um panorama de obras e autores que perfazem a formação do pensamento político ocidental dos séculos XX e XXI. Com esse objetivo central em vista, o curso visa, então, a discutir criticamente as ideias que influenciaram e seguem influenciando a organização das sociedades do nosso tempo.

Nessa nova etapa, as teses, conceitos e argumentos do filósofo e ensaista sul-coreano Byung-Chul Han serão apresentadas aos filiados. Com a carreira construída na Alemanha, o filósofo faz críticas às relações de poder e propõe que se pense saídas para o capitalismo atual que, segundo ele, forma sujeitos hiperativos. Byung-Chul Han também critica a postura individual e isolada do ser humano, fato que lhe confere postura egocêntrica e narcísica em relação ao mundo. O sul-coreano é um estudioso da sociedade do hiperconsumismo.

O curso não exige requisitos teóricos do pensamento político de outros autores, podendo ser cursado por qualquer pessoa que se interesse pelo assunto.

Prof. Dr. Jean Rodrigues Siqueira

Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal do ABC – UFABC (2020), Doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – MACKENZIE (2017), Licenciado em História pelo Centro Universitário Nove de Julho – UNINOVE (2007), Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP (2005), Bacharel em Filosofia pela Universidade São Judas Tadeu – USJT (2001). Membro dos grupos de pesquisa Estudos do Idealismo (GPEI), da UNESP/Marília, e Estética e Política, do UNIFAI. Foi coordenador do curso de Graduação em Filosofia da Universidade Camilo Castelo Branco – UNICASTELO – de 2011 a 2015, e professor da instituição de 2008 a 2017. Desde 2014 é professor do curso de Graduação em Filosofia do Centro Universitário Assunção – UNIFAI – e dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Filosofia e Pensamento Político Contemporâneos, História, Civilização e Pensamento Medieval, História: Arte, Patrimônio e Cultura dessa instituição. Foi professor das disciplinas de Ética e responsabilidade profissional e Sociedade e tecnologia em cursos de Graduação da FATEC Mogi das Cruzes. É autor do livro Berkeley e o esse est percipi: um exame de duas interpretações da justificação do princípio fundamental da filosofia imaterialista (Autografia, 2005) e coordenador da coleção Desconstruindo o lugar-comum, sob a qual foram lançados os livros Comunismo (2019), Racismo (2019) e Evolucionismo (2021), todos pela Editora Fibra/Edições Brasil.

Inscreva-se e participe dessa importante formação política oferecida aos filiados pelo CFCL Benê do SINESP.

Acompanhe o site, as redes sociais e o canal do SINESP no WhatsApp.

JUNTOS SEGUIMOS MAIS FORTES!

0
0
0
s2sdefault