No dia 25 de outubro, o CFCL-Benê do SINESP promoveu mais um encontro presencial ligado ao já tradicional “Música em Debate”. O tema da vez foi a música em língua francesa. E, sendo um evento presencial, mais do que música simplesmente saindo de alguma mera mídia digital, o que o público presente acompanhou foi a apresentação ao vivo de um duo formado por dois professores. O prof. Jean Siqueira, professor dos cursos de formação política e mediador dos Clubes do CFCL-Benê do SINESP, na ocasião foi o responsável pelo violão e pela percussão. Além dele, um convidado, o padre e professor Leomar Nascimento, também na percussão e encarregado da performance vocal. Professores, não de música; mas certamente dois dedicados entusiastas dessa bela arte e das canções francófonas.
No repertório, clássicos do cancioneiro francês, como “Les Champs-Elysées”, de Joe Dassin, “Michèle”, de Gerard Lenormand, “Capri c’est fini”, de Hervé Villard, “Les marionnettes”, de Christophe, e “Petite Marie”, de Francis Cabrel. Do Canadá, o duo – jocosamente denominado de “Double de Deux (dupla de dois) – performou uma das faixas do primeiro álbum de uma banda setentista de rock progressivo chamada Harmonium: a canção “Por un instant”. Enfim, clássicos e famosas canções dos anos 60 e 70.
Ao longo da apresentação do repertório (que contou com 13 canções), nos intervalos entre uma música e outra, uma breve biografia dos artistas ali interpretados era apresentada, bem como as letras das músicas, tanto em francês como em sua tradução para o português eram projetadas e seu sentido lírico explorado e discutido. Vale ressaltar que o evento também contou com a ilustre presença da professora Érica Cristina, professora de língua francesa do CFCL-Benê do SINESP, que lá certamente cuidou de toda a correção das pronúncias e traduções aventadas pelos músicos amadores.
Além das músicas já mencionadas, o Double de Deux também trouxe arranjos para outras músicas de Joe Dassin, como “Dans les yeux d’Émilie”, “Siffler sur la colline” e “L’equipe à jojo”, e outras de Francis Cabrel, como “Le murs de poussière” e “Dernière chanson”. Outros músicos homenageados nessa tarde foram Michel Fugain, com a música “Une belle histoire”, e Marc Lavoine, com “Elle a les yeux revolver”.
O público gostou bastante do que viu e ouviu e não se furtou de participar marcando o ritmo com as palmas. O professor Leomar, que viveu por alguns anos na França, onde aprendeu o idioma, estudou, partilhou com a audiência aspectos dessa experiência em solo estrangeiro e cativou a todos e todas com sua simpatia e, claro, com a paixão claramente depositada em seu canto.
Ao final da apresentação, fotos e bastante conversa que se alongou sobre música francesa, é claro, mas, acima de tudo, sobre qualquer assunto porque sempre é bom conversar quando se está em boa companhia.
À riqueza do evento, ficou a expressão de um sentimento ao trabalho cultural do CFCL-Benê do SINESP: merci!