Hoje é possível aproveitar o ciberespaço para visitar e conhecer obras de arte. Galerias virtuais concebidas por museus e outras instituições, já podem ser encontradas na internet.

Confira, abaixo, alguns museus que oferecem passeio virtual

 

Museu de Arte Moderna de São Paulo

O MAM oferece uma visita virtual completa de fotos, como as de Eder Chiodetto a vídeos como o de Tadeu Jungle. E, é claro, obras de artistas como Cândido Portinari.

 

Museu Nacional de Arqueologia de Portugal

O site do museu nos permite conhecer todo seu interior, salas e laboratórios, a biblioteca e as coleções do acervo. Um panorama em 306 graus pode ser feito e torna a visita ainda mais interessante.

 

MUVA, El País- Museo Virtual de Artes

Esse museu é especializado em arte contemporânea uruguaia. Nele é possível fazer um passeio virtual por todas as salas, ampliar as obras e ao mesmo tempo ler biografia do artista e ano que em as obras foram realizadas.

 

National Gallery of Art

No site oficial da galeria nacional de arte de Washington é possível fazer um tour virtual explorando suas coleções de pintura, escultura, trabalhos em papel, fotografias e arte decorativa. Os guias estão em arquivos de PDF e podem ser baixados em inglês, francês, alemão, italiano e espanhol.

No site, é possível também detalhar o trabalho de um artista específico listado na própria galeria.

 

The Guggenheim Museum

O site oficial promove sua versão presencial na internet, o Guggenheim Virtual Museum. Com versões em cidades como Nova York, Berlim, Bilbao e Veneza, Abu Dhabi. O museu também oferece visita virtual às exibições temporárias.

 

Louvre

É possível fazer uma visita através do plano interativo do museu. No site, é possível passear por todas as galerias: antiguidades orientais e antiguidades egípcias, galeria de esculturas, e galeria de pintura e arte medieval.

 

Museu D´Orsay

Conhecido por suas obras impressionistas, na versão online ele oferece seu acervo comentado e história sobre a instituição. É uma pena que o museu não consiga reproduzir o seu espaço na internet. Uma antiga estação de trem.

 

Museu de Arte Moderna, MOMA

Na sua versão online é possível ter acesso a coleção da instituição. Na sessão multimídia são apresentados vídeos, estilo making-off, da montagem das exposições. O MOMA também destina para o espaço virtual projetos online, onde é possível interagir com obras famosas e ter aulas com professores especializados no assunto.

Museu do Vaticano

O acervo colocado à disposição dos internautas é de mais de sete quilômetros de um complexo com várias instituições. O visitante tem acesso a documentos históricos e coleções de objetos de todos os papas que já comandaram o país, sede da Igreja Católica. Alguns tours 360° estão disponíveis clicando aqui.

Museu de Arte Moderna da Bahia

O Museu de Arte Moderna da Bahia consegue manter até hoje suas propostas iniciais, definidas pela arquiteta Lina Bo Bardi que o implantou como um museu-escola e difusor da arte nacional e internacional. Está instalado no Solar do Unhão, um sítio histórico tombado e banhado pela Baía de Todos os Santos. Foi residência, usina de açúcar, entreposto comercial, fábrica, depósito de munição. O acervo atual do MAM-BA é composto por mais de 1200 peças, com obras de artistas como Alfredo Volpi, Burle Marx, Candido Portinari, Di Calvacanti, Flávio de Carvalho, Pierre Verger, Tarsila do Amaral, Tomie Ohtake e Tunga. No tour virtual é possível até ver o belíssimo pôr do sol na baía.

Museu Britânico

A Pedra da Roseta e os frisos do Partenon de Atenas estão entre os mais de 8 milhões de objetos que os salões do Museu Britânico abrigam. Os tours estão divididos por temas das galerias.

 

Veja obras incríveis do Met, do MoMa, do Brooklyn Museum, do Cooper Hewitt, do Guggenheim, do Del Prado de Madrid e da Pinacoteca di Brera, em Milão.

Nova York é um paraíso para quem aprecia uma vida cultural intensa.

Se visitar a cidade parece algo impensável em meio a pandemia de coronavírus, a boa notícia: é possível conhecer alguns dos museus de NY sem sair de casa.

Com informações do portal Catraca Livre .

MET - museus de nova york
 
Aproveite para conhecer parte do acerto do Met nessa quarentena

Uma importante aliada nessa missão é a plataforma Google’s Arts & Culture. O portal hospeda coleções interessantes dos queridinhos da metrópole.

 

Na página do Met – The Metropolitan Museum of Art (clique aqui para ver) você encontra mais de 5 mil anos de história da arte. Há obras do período Barroco, do Renascimento, do Romantismo, do Modernismo, do Realismo, do Japão e mais! O acervo também conta com exposições diferentes, como as de Coco Chanel, Christian Dior, Elsa Schiaparelli e Vermeer. Tem bastante conteúdo para explorar.

 
Cooper Hewitt - museus de Nova York
Enquanto não dá para pensar em tomar café nesse lindo jardim do Cooper Hewitt, que tal conhecer parte do acervo virtualmente?

 

Se quiser visitar o MoMA – The Museum of Modern Art, também dá (acesse este link). A instituição apresenta um panorama das artes modernas e contemporâneas. Navegue por quadros de Cézanne, Gauguin, Van Gogh, entre outros mestres da pintura. Há também obras simbolistas, cubistas, pós-impressionistas, pós-modernas e construtivistas. A mostra online que está disponível é a da pintora, escultora, dançarina, professora, escritora e designer suíça Sophie Taeuber-Arp.

 
Van Gogh
 
Quadro “A Noite Estrelada”, de Van Gogh, é uma das preciosidades do MoMA

 

Brooklyn Museum, um dos maiores e mais antigos dos Estados Unidos, também está com parte de seu acervo online (acesse aqui). Há muita arte japonesa, incluindo pinturas, xilogravuras, estampas, além de exposições sobre o Egito Antigo, o artista japonês Hiroshige, o escritor Walt Whitman e arquitetura holandesa. Explore também outras obras na navegação.

 
Hiroshige
 
Obra “O mar em Satta”, de Hiroshige

 

Cooper Hewitt, único museu dos EUA dedicado exclusivamente ao design histórico e contemporâneo, também liberou parte de sua coleção para o público (confira neste link). A instituição tem uma coleção com ladrilhos, tecidos e objetos bem bacanas. Fica a dica: explore a categoria simetria e veja quanta beleza existe no mundo. Aproveite também para conferir a exposição de design afro-americano.

 

Outro lugar que você pode explorar é o Guggenheim (clique neste link para ver). É a chance de ver trabalhos modernos e contemporâneos diferentes do comum. Descubra novos artistas latino-americanos, conheça as obras em vidro de Josef Albers e o que tem se produzido no Oriente Médio e no Norte da África atualmente.

O Museu Del Prado, de Madri, na Espanha, permite navegar por milhares de pinturas de várias regiões da Europa. Dá para apreciar cada obra com detalhes, com acesso por título ou autor pela busca, com a ferramenta Explore the Collection, ou por temas, nos botões do pé da página (clique aqui para explorar).

museu del prado

A Pinacoteca di Brera, localizada em Milão, possui uma das maiores coleções de arte de todo o mundo, com obras de Hayez e Leonardo da Vinci (clique aqui para conhecer)..

IMGBrera0012289 2 362x600

Obra "Uomo a mezzo busto di profilo rivolto verso destra (recto)", de Leonardo da Vinci

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

0
0
0
s2sdefault