COMUNICADO Nº 1.172, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2015.

 

A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, e conforme o que lhe representou a Coordenadoria Pedagógica (COPED) e a Divisão de Educação de Jovens e Adultos – DIEJA COMUNICA a abertura do Processo Seletivo para Professores da Rede Municipal de Ensino, interessados em desenvolver atividade de docência nos Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos – CIEJAs, para o ano de 2017.

 

JUSTIFICATIVA:

O processo seletivo para Professores da Rede Municipal de Ensino, interessados em desenvolver atividade de docência nos Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos – CIEJAs, em 2017, justifica-se pela necessidade de dar continuidade à Política Municipal para a Educação de Jovens e Adultos, fundamentados na Lei Nº 15.648, de 14 de novembro de 2012, que estabelece diretrizes para o funcionamento dos Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos - CIEJAs na Rede Municipal de Ensino do Município de São Paulo, regulamentada pelo Decreto nº 53.676/12, alterado pelo Decreto nº 54.531/13.

OBJETIVOS:

- promover a Política Municipal para a Educação de Jovens e Adultos na Cidade de São Paulo, voltadas ao mundo do trabalho e da cultura.

- suprir a necessidade de professores para regência de aulas.

- compor banco de dados de docentes aprovados no processo seletivo para suprir futuras necessidades.

INSCRIÇÕES:

- dias 18, 21, 22, 23 e 24 de novembro de 2016.

Horário: 10h00 às 20h00 horas.

Local: CIEJAs constantes do Anexo I, parte integrante do presente Comunicado.

PÚBLICO ALVO:

Professores da Rede Municipal de Ensino, interessados em desenvolver atividade docente nos Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos – CIEJAs, para o ano de 2017.

 

1. Poderão inscrever-se Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, efetivos e Professores de Ensino Fundamental II e Médio, efetivos, habilitados em Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Inglês, Arte e Educação Física, para desenvolver atividades nas áreas de conhecimento: Linguagens e Códigos (Português, Inglês, Arte e Educação Física); Ciências da Natureza e Matemática (Ciências e Matemática); Ciências Humanas (História e Geografia).

 

2. Os interessados deverão:

a) atender ao funcionamento dos Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos – CIEJA, nas jornadas JEIF e JBD.

b) participar do trabalho coletivo com duração de 8 (oito) horas-aula nos próprios Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos – CIEJAs.

c) contemplar o perfil do Professor do CIEJA, conforme descrito no Anexo II, deste Comunicado.

d) inscrever-se para um único cargo.

 

3. A inscrição deverá ser feita pessoalmente pelo interessado em um único Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos – CIEJA.

 

4. O candidato será informado no ato da inscrição sobre o local de prova, as vagas existentes ou composição de banco de dados para necessidades posteriores, no ano letivo de 2017.

 

5. Os professores inscritos serão submetidos à:

a) prova escrita, que se constituirá em questões dissertativas, que versarão sobre a modalidade EJA, sobre o Mundo do Trabalho, Cultura e Diversidade;

b) entrevista com a Comissão instituída sob a responsabilidade do Diretor Regional de Educação para o gerenciamento do processo seletivo;

c) Entrega de Projeto e/ou Sequência Didática que explicite sua prática docente. Somente os candidatos classificados na prova escrita terão seu Projeto e/ou Sequência Didática analisados pela comissão.

 

6. O processo seletivo dos candidatos será realizado com base nas seguintes fases:

a) prova escrita de caráter eliminatório (10 pontos) – excluindo aqueles que obtiverem menos de 5 pontos;

b) entrevista com base no perfil constante no Anexo II deste Comunicado e análise de Projeto e/ou Sequência Didática entregue até o dia 25/11/2016 (10 pontos).

c) tempo de efetivo exercício no magistério da Rede Municipal de Ensino da PMSP (1,0 ponto por ano – até 10 pontos) entregue na data da entrevista.

 

7. O candidato que não comparecer nas datas determinadas para qualquer uma das fases estará automaticamente eliminado.

 

8. Para fins de gerenciamento do Processo Seletivo será instituída a Comissão do Processo Seletivo sob a responsabilidade do Diretor Regional de Educação, composta de, pelo menos, um Supervisor Escolar, um representante da equipe de DIPED e dois representantes da Equipe Gestora do CIEJA, que participará de todo processo seletivo e utilizará formulários padronizados para o respectivo processo.

 

9. Os Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos – CIEJAs, onde os professores realizarem suas inscrições deverão afixar em local visível e de fácil acesso:

a) o local da realização da Prova Escrita, que ocorrerá no dia 25 de novembro de 2016 às 10h00, a ser divulgado no ato da inscrição;

b) o resultado final da Prova escrita, no dia 02 de dezembro de 2016, com a classificação dos candidatos em ordem decrescente;

c) o local de realização da entrevista, que ocorrerá nos dias 06 e 07 e 08 de dezembro de 2016;

d) a divulgação da Classificação Final do Processo Seletivo, no dia 12 de dezembro de 2016.

 

10. O candidato deverá apresentar a documentação relativa ao tempo de efetivo exercício no magistério da PMSP, conforme alínea “c” do item 6 deste Comunicado, no dia da entrevista.

 

11. O candidato interessado em interpor recurso referente à prova escrita deverá apresentá-lo até o dia 05 de dezembro de 2016, das 09h00 às 17h00, no local de divulgação do resultado.

Os professores serão designados pelas respectivas Diretorias Regionais de Educação de acordo com a Classificação Final, considerando-se as necessidades de cada Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos – CIEJA.

 

12. Os casos omissos ou situações não previstas, serão resolvidos pela Comissão do Processo Seletivo, instituída nos termos do item 8 deste Comunicado.

 

ANEXO I DO COMUNICADO Nº 1.172, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2015.

RELAÇÃO DOS CENTROS INTEGRADOS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – CIEJAs

DRE/ CIEJA/ ENDEREÇOS / TELEFONE

1. BT / Butantã / Rua Antônio Mariani, 425.

Fones: 3722-0656 / 3722-0617

2. CL / Campo Limpo / Rua Cabo Estácio da Conceição, 176.

Fones: 5816-3701 / 5816-2907

3. CS / Parelheiros / Praça do Trabalhador, s/nº.

Fones: 5938-7059 / 5938-7334

4. FO / Freguesia/Brasilândia / Rua Jitaúna, 30.

Fones: 3859-0011 / 3859-0977

5. G / Guaianases / Rua Dr. Meira Penna, 33.

Fones: 2551-9338 / 2557-1831

6. IP / Clóvis Caitano Miquelazzo / Rua François Bunel, 250.

Fones: 2334-2300 / 2334-2400

7. IP / Cambuci / Rua Cesário Ramalho, 111.

Fone: 3208-7820 / 3339-4213

8. IQ / Itaquera / Avenida Itaquera, 221.

Fones: 2741-9801 / 2746-4683

9. JT / Santana/Tucuruvi / Rua Coronel João da Silva Feijó, 34.

Fones: 2233-2170 / 2233-2343

10. JT / Vila Sabrina / Rua Francisco Franco Machado, 68.

Fone: 2201-6502 / 2951-0216

11. PE / Ermelino Matarazzo / Rua Paranaguá, 1954.

Fone: 2546-1603 / 2547-7188

12. PJ / Perus / Rua: Francisco José de Barros, 160

Fone: 39154056

13. SA / Jardim Consórcio /Rua Francisco Ramos, 132.

Fones: 5632-0391 / 5631-5703

14. SM / São Mateus / Avenida Matteo Bei, 1651.

Fones: 2017-3283 /2017-1272

15. SM / Vila Prudente/Sapopemba / Rua Sargento Luiz Rodrigues, 40

Fones: 2919-2069 / 2919-2056

16. SM / Jd. Iguatemi / Av Ragueb Choffi altura do nº. 3785

Fones: 2059-8858 / 2059-8918

 

ANEXO II DO COMUNICADO Nº 1.172, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2015.

PERFIL DO PROFESSOR PARA O TRABALHO NO CIEJA

O CIEJA necessita de um professor que:

* Reconheça a Educação de Jovens e Adultos - EJA como política pública, norteada pelo princípio da gestão democrática, contemplando a diversidade de sujeitos aprendizes e como instrumento para a educação ao longo da vida, destinada aos jovens e adultos que não tiveram acesso ou não concluíram os estudos no ensino fundamental.

* Reconheça a educação como direito humano fundamental para a formação de jovens e adultos evidenciando as práticas de ensino, que visam desconstruir preconceitos, promover o aperfeiçoamento institucional e romper o ciclo de reprodução da violência no qual também a escola se insere.

* Reconheça que a EJA tem como princípio o acesso e a permanência destes educandos, visando oportunizar o prosseguimento dos estudos por meio de programas especialmente dirigidos a essa população, com ênfase na preparação para o mundo o trabalho e da valorização da cultura.

* Entenda que esta população apresenta especificidades próprias por sua história de vida, pelo fato de estar inserida no mundo do trabalho e da cultura e que a Educação de Jovens e Adultos necessita de um modelo pedagógico próprio.

* Conheça a legislação pertinente à Educação de Jovens e Adultos e aos Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos, em especial: Lei Federal nº 9.394/96; Resolução nº 3 de 15/06/2010; Resolução 04 de 13/07/2010; Resolução nº 7 de 14/12/2010; Lei nº 15.648 de 14/11/2012; Decreto 53.676 de 28/12/2012; Decreto nº 54.531/13 de 29/11/2013; Parecer CME nº 10/02 de 07/11/02; Parecer CME nº 340/13 de 22/08/2013, Educação de Jovens e Adultos: princípios e práticas pedagógicas 2015 in: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/9718.pdf e Educação de Jovens e Adultos: princípios e práticas pedagógicas vol. 2, 2016 in: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/29946.pdf

* Conheça e utilize da metodologia dialógica em sua formação e na formação de seus educandos bem como proponha situações de aprendizagem nas quais os conteúdos, sejam trabalhados de forma contextualizada e significativa, através de projetos interdisciplinares, considerando os saberes dos educandos, suas especificidades e estimulando a pesquisa, a descoberta e a construção de conhecimentos.

* Realize trabalhos coletivos, integrando as áreas de conhecimento, na proposição de atividades e realização de projetos com os educandos.

* Desenvolva avaliações, integradas ao processo de ensino e aprendizagem dos educandos, para favorecer o acompanhamento e intervenções necessárias para o avanço dos educandos.

* Mantenha uma postura democrática, participativa, colaborativa e crítica em face de colegas e educandos.

* Tenha disposição para utilização de múltiplas linguagens e de recursos tecnológicos, numa perspectiva inclusiva.

 

Publicado no DOC de 18/11/2016 – p. 33

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