DOC 22/03/2016 – P. 45

DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DECAMPO LIMPO

REPUBLICADO POR CONTER INCORREÇÕESNO DOC DE 21/07/16, PAG. 47

PLANO DE TRABALHO E/OU METAS 2016

UNIDADE DE TRABALHO: DIRETORIA REGIONAL DEEDUCAÇÃO CAMPO LIMPO

E.H. 16.10.72.001.000.000

Gestor do Plano de trabalho: Alexandre Ferreira Cordeiro- R.F.: 660.068.9. 2

1 - Nome da Ação: Problematizando o currículo naescola: tecituras entre intencionalidades e ações

Tipo da Ação: ( ) Projeto ( X ) Processo

Responsáveis pela Ação: Marilu Santos Cardoso - R.F.785.502.8/2

Objetivo a ser atingido: Ao final de 2016, todas asunidades escolares da DRE Campo Limpo terão discutido eproblematizado as intencionalidades descritas em seus ProjetosPolíticos Pedagógicos bem como as ações por ele determinadas,observando como se dão as relações de construção deconhecimento na escola e os resultados originados por essas,relacionando-os com as escolhas e posicionamentos oriundosda construção curricular.

Público alvo: Equipe da DRE Campo Limpo, UnidadesEducacionais e Comunidade Escolar.

Justificativa para a Ação: A implementação do ProgramaMais Educação São Paulo requer o comprometimento dasUnidades Educacionais, bem como desta DRE, com a QualidadeSocial da Educação Pública que se relaciona com a constituiçãode um currículo coerente com intencionalidades articuladas àsrealidades locais.

Cronograma (etapas e período de execução):

- Constituição de plano de estudo coletivo DIPED/CEFAI/NAAPA/SUPERVISÃO E GABINETE;

- Cursos optativos em diferentes áreas do conhecimento refletindosobre as diferentes possibilidades de construção do mesmo;

- Grupo de trabalho de Coordenadores Pedagógicos integrandoCEIs, EMEIs, EMEFs e CIEJA;

- Grupos de Trabalho por Ciclos e Modalidades pautadosem trocas de experiências e aprofundamento dos referenciaisteóricos que embasam cada um dos ciclos.

Meta ou indicador a ser alcançado no final do cicloda avaliação:

Envolver 100% das Unidades desta DRE nos tempos eespaços de estudo sobre o currículo nas escolas.

2 - Nome da Ação: Consolidação do currículo integrador

Tipo da Ação: ( ) Projeto ( X ) Processo

Responsáveis pela Ação: Marilu Santos Cardoso - R.F.785.502.8/2

Objetivo a ser atingido: Ao final de 2016 as Unidades deEducação Infantil e Ensino Fundamental apresentarão avançosno que tange à reflexão, problematização e construção no quese refere à efetivação de um currículo integrador. Um currículoque leve em conta e propicie que as crianças vivam suas infânciastambém no espaço escolar; que garanta o desenvolvimentointegral e aprendizagem; viabilize as culturas de pares infantise que, compreendendo a função social da escrita, possibilite suautilização como instrumento da cultura que permite a comunicaçãoe os diferentes registros da expressão e do conhecimento.Enfim, um currículo que propõe integrar: vida, cultura, cidade eescola por meio das experiências.

Público alvo: Equipe da DRE Campo Limpo, UnidadesEducacionais e Comunidade Escolar.

Justificativa para a Ação: As Unidades Educacionais deEducação Infantil e do Ensino Fundamental, em especial osciclos de alfabetização da DRE Campo Limpo, encontram-seem diálogo com o Programa Mais Educação São Paulo, comas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil,com a Orientação Normativa nº01/013 e na construção de umcurrículo integrador proposto pelo SME/DOT Educação Infantile Ensino Fundamental, assim se faz necessária à constituiçãode espaços de diálogos e o desenvolvimento de ações de apoioe acompanhamento quanto aos processos de integração curricular.

Ações que tenham como princípio: pensar a educaçãoinfantil e o ensino fundamental sem rupturas, considerando quea infância vai até 12 anos e que as infâncias são singulares emúltiplas; que considere a Educação em consonância com asexperiências vividas e os conhecimentos socialmente construídos; considere a brincadeira como uma linguagem da infânciae que as propostas pedagógicas integrem corpo e mente; quepropicie o encontro, a escuta, observação e o diálogo entre osadultos e as crianças rompendo com qualquer opressão etária,religiosa, étnica-racial, gênero, socioeconômica e cultural.

Cronograma (etapas e período de execução):

- Grupo de estudos para coordenadores pedagógicos queatuam na educação infantil e nos ciclos de alfabetização

- Encontros conjuntos na perspectiva de articular EducaçãoInfantil e Ensino Fundamental para que a transição não sejauma ruptura, mas um momento positivo de continuidade doProcesso de ensino e aprendizagem elaborado para os/as alunos/asdesta DRE.

- Cursos optativos em diferentes áreas do conhecimento,com ênfase na articulação entre CEI, CEMEI, EMEI, EMEF;

- Cursos optativos para professoras(es) com diversos enfoquesno âmbito da Educação Infantil e ciclo de alfabetização;

Meta ou indicador a ser alcançado no final do cicloda avaliação:

Oportunizar a participação de 100% das Unidadesde Educação Infantil e Ensino Fundamental desta DRE àsreflexões acerca da consolidação do currículo integrador.

3 - Nome da Ação: Garantir e acompanhar a aplicação das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que alteraram a Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996 que estabelece as diretrizes e bases da Educação nacional.

Tipo da Ação: ( ) Projeto ( X ) Processo

Responsáveis pela Ação: Marilu Santos Cardoso - R.F.785.502.8/2

Objetivo a ser atingido: Ampliar os espaços de debate eformação específica, garantir e consolidar o cumprimento dasLeis 10.639/03 e 11.645. Constituir em Campo Limpo possibilidadese lutas que visem à promoção da igualdade étnico racialda Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA.

Público alvo: Equipe da DRE Campo Limpo, UnidadesEducacionais e Comunidade Escolar.

Justificativa para a Ação: Assim como a cidade de SãoPaulo, a região que compreende a DRE Campo Limpo apresentaíndices gravíssimos de ações discriminatórias que demonstrama presença nociva de desigualdade racial, dentro e fora dasUnidades Educacionais, muitas vezes encobertos pelo mito dademocracia racial amplamente divulgado em nosso país.

Cronograma (etapas e período de execução):

- Fortalecer o Grupo de Trabalho Étnico-Racial (GT ÉtnicoRacial), que é formado por educadores de todas as modalidadesde ensino da DRE-CL e tem como principal objetivo, ampliaros conhecimentos e constituir com as Unidades Educacionaispropostas de inserção das questões étnico-raciais no currículoescolar para combater o racismo;

- Estabelecer processo de formação nos agrupamentospautado nos seguintes pontos:

- Elaborar, desenvolver e refletir sobre a temática étnicoracial na construção curricular;

- Favorecer formação nos 10 agrupamentos, buscandoatender o maior número de pessoas possível;

- Assumir uma postura crítica na seleção e produção demateriais e recursos;

- Produção de material que desconstrua a ideia de Áfricacomo “Safári” e “Selva”;

- Reunir material (bibliografia, filmes, documentários) paraestudo e formação dos professores em Horário Coletivo;

- Planejar em modos de trabalhar em sala de aula com osconceitos que serão discutidos, em todas as modalidades;

Meta ou indicador a ser alcançado no final do cicloda avaliação:

Envolver 100% das Unidades Educacionais e equipamentosda educação na DRE-CL em ações formativas

acerca das leis 10639/03 e 11645/08, diretrizes e metasmunicipais e federais.

4. Nome da Ação: Construindo o conhecimento ao longo da vida

Tipo da Ação: ( ) Projeto ( X ) Processo

Responsáveis pela Ação: Marilu Santos Cardoso - R.F.785.502.8/2

Objetivo a ser atingido: Em 2016, construir referenciaisespecíficos para as diferentes modalidades de Educação de Jovense Adultos, bem como constituir através das parcerias umarede de proteção aos alunos e alunas jovens da EJA que estãoinseridos/as no território da DRE Campo Limpo.

Público alvo: Equipe da DRE Campo Limpo, UnidadesEducacionais e Comunidade Escolar.

Justificativa para o desenvolvimento da ação: Emconsonância com o “Programa Mais Educação São Paulo” (notatécnica nº 08 e nº 22), com a meta 07 do “Programa de Metasda Cidade de São Paulo 2013-2016”, com as concepções da EJAe sua carta de princípios, com o PPP da DRE – Campo Limpo eda Carta de Intenções da DOT-P de 2015 e o Grupo Focal “Construçãodo Conhecimento ao Longo da Vida” buscamos umaconstrução coletiva das especificidades da EJA, nas diferentesformas de atendimentos na DRE Campo Limpo. No âmbito destadiversidade de jovens e adultos, em seus interesses, particularidades,culturas, na troca de experiências significativas entreessas gerações. Os educandos e educandas nesta modalidadesão sujeitos de um processo histórico de exclusão educacional,razões diversas como questões sócio-econômicas, falta deescolas nas regiões onde nasceram e cresceram, condições demachismo na família e até mesmo, o fracasso escolar, reduzindo-osa uma condição de sujeitos subalternizados (SPIVAK, 2014).

Sendo assim, a proposta de ações pedagógicas para a EJA seráconstituída em encontros de planejamento, que envolverão aequipe de DOT-P da DRE-CL, as coordenadoras e coordenadores,as educadoras e educadores da EJA, garantindo um processode educação permanente, de modo a acompanhar a prática noprocesso educativo de forma participativa, ativa e crítica.

Cronograma contendo as etapas e/ou período deexecução das mesmas:

- Promoção de diálogos entre as escolas e as diferentesculturas produzidas na periferia;

- Realização de reuniões periódicas com os(as)coordenadores(as) pedagógicos(as) de EJA;

- Realização de Seminários semestrais para a socializaçãodas práticas;

- Criação de um momento de formação horizontal entreeducadores e educandos em contato com as práticas culturaisda periferia, com olhares das especificidades da zona sul.

- Realização de formações através de cursos optativos noprimeiro semestre e segundo semestre, tratando do históricoda EJA no Brasil, Práticas de Educação Popular nos MovimentosSociais, construção de um currículo que atenda a construção doconhecimento ao longo da vida e Juvenilização da EJA.

Meta ou indicador a ser alcançado no final do cicloda avaliação:

Envolver 100% das Unidades que atendem as diferentesmodalidades de Educação de Jovens e Adultos nasações de formação citadas. ;

5. Nome da Ação: Ampliação de vagas na Educação Infantil

Tipo da Ação: ( ) Projeto ( X ) Processo

Responsáveis pela Ação: Cecília de Lourdes CarolinoMenna - R.F.620.756.1/1

Objetivo a ser atingido: Ampliar a oferta de vagas paraa educação infantil, buscando a universalização do atendimentoem pré-escola para crianças de 04 a 05 anos e o atendimentoda demanda de crianças de 0 a 03 anos declarada em01/01/2016.

Público alvo: Equipe da DRE Campo Limpo, U.E. e ComunidadeEscolar.

Justificativa para o desenvolvimento da ação: A regiãoda DRE - Campo Limpo tem 58.612 alunos matriculados naEducação Infantil, sendo 30.691 em CEI e 27.921 em EMEI. Ademanda cadastrada é de 22.531, sendo 20.734 para os CEI e1.797 para EMEI. Há necessidade de ampliação do número devagas para atendimento à demanda cadastrada.

Cronograma contendo as etapas e/ou período deexecução das mesmas:

- Levantamento de terrenos para a construção de Centrosde Educação Infantil: de fevereiro a dezembro/2016;

- Acompanhamento das obras de construções de CEI /EMEI e implementação do seu funcionamento: de fevereiro adezembro/2016;

- Celebração / aditamento de novos convênios: de fevereiroa dezembro/2016.

Meta ou indicador a ser alcançado no final do cicloda avaliação:

Ampliar em 5% a oferta de vagas para crianças de 0a 03 anos nos CEIs e atender 100% da demanda cadastradade crianças de 04 a 05 anos nas EMEIs.

6. Nome da Ação: Instituir o CRECE

Tipo da Ação: ( ) Projeto ( X ) Processo

Responsáveis pela Ação: Daisy de Souza Beleza - R.F.691.284.2/1

Objetivo a ser atingido: Instituir no decorrer de 2016, naDiretoria Regional de Educação – CAMPO LIMPO, o Conselhode Representantes dos Conselhos de Escola (CRECE), disciplinadopela LEI 14.660/07, pela Lei 16.213 de 17/06/2015 e peloDecreto 56.520 de 16/10/2015.

Público alvo: Dois membros de cada Conselho de Escola,sendo, preferencialmente, um servidor público e outro membroda comunidade e dois representantes da DRE.

Justificativa para a Ação: O CRECE da DRE/CAMPO LIMPOserá um colegiado que tem como fim o fortalecimento dosconselhos de escola e a efetivação do processo democrático nasUnidades Educacionais e nas diferentes instâncias decisóriasvisando a maior qualidade da educação:

Cronograma (etapas e período de execução):

I – Garantir e propor discussões e decisões coletivas queviabilizem e contribuam significativamente na democratizaçãoda gestão, expressando os princípios básicos da participação,descentralização e autonomia;

II – Fortalecer e articular os Conselhos de Escola, comoinstrumento básico para a construção da gestão democrática eefetiva participação da comunidade nas tomadas de decisões;

III – Subsidiar a discussão do papel político dos conselhosde escola;

IV – Estabelecer mecanismos para garantir a formaçãopermanente dos membros do CRECE e dos Conselhos de Escola,a partir das demandas apresentadas e de acordo com as diretrizesdeste conselho;

V – Eleger seus membros para participarem de colegiadosem outras instâncias;

VI – Propor discussões sobre a viabilização e implantaçãodas diretrizes da Secretaria Municipal de Educação;

VII – Elaborar o seu regimento interno de trabalho, respeitadaa legislação vigente;

VIII – Articular-se com os demais CRECE’s e outros Conselhose Fóruns Representativos de cada região sem exercerrelação de dependência ou subordinação entre os mesmos,contribuindo para o fortalecimento da Rede de Proteção;

IX – Participar, debater e apresentar sugestões para o PlanoAnual de Metas da DRE CAMPO LIMPO, bem como para osdemais planos diretores da região;

X – Participar, debater e apresentar sugestões para o ProjetoPolítico Pedagógico da DRE CAMPO LIMPO;

XI – Indicar as prioridades de aplicação de recursos financeirose outros para a melhoria da qualidade da educação.

XII– Acompanhar e fiscalizar a implementação e a aplicação do Plano Anual de Metas da Diretoria Regional de Educação – DRE CAMPO LIMPO.

Meta ou indicador a ser alcançado no final do cicloda avaliação:

Envolver a participação de 80% das Unidades Educacionaisda Rede Direta da DRE CL.

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