Rede Sociais na Escola

As novas tecnologias, especialmente no que se refere ao desenvolvimento contínuo de ferramentas da web 2.0, tem sido um espaço muito utilizado pela juventude para a interação com os pares. As ferramentas atraem cada vez mais adolescentes e jovens que buscam formas de se comunicar, se expressar e, também, convocar e mobilizar a sociedade para as suas causas, trazendo à tona demandas desta faixa etária. Além disso, é um espaço relevante para a disseminação de informações e formação de opinião. A escola, diante dessas novas mídias, tem a importante função social de ampliar o acesso à informação e contribuir para a formação de cidadãos críticos. Nesse sentido, trazer a discussão sobre uso de mídias e redes sociais na escola é essencial para formar educadores aptos a compreender e utilizar esses recursos na sala de aula. Portanto, apresentar aos educadores maneiras e atividades para trabalhar com as redes sociais torna-se uma questão essencial. A escola precisa estar atenta a isto e utilizar destas ferramentas para a promoção do conhecimento, aproximação do universo juvenil e garantir que o aprendizado seja de fato significativo, além, é claro, de garantir que os jovens assumam papéis ativos de produção, compartilhamento e troca de conteúdos, ampliando, assim, as suas possibilidades de comunicação e ação cidadã.

Objetivos

Incentivar práticas educomunicativas nas escolas utilizando as redes sociais.

Objetivos Específicos

a) Apresentar e refletir sobre as diferentes formas de se utilizar as redes sociais na escola.

b) Debater sobre a importância das redes sociais na sociedade atual.

c). Discutir a respeito do uso adequado e responsável das redes sociais.

d) Refletir de que forma as redes sociais ampliam o direito à comunicação e a liberdade de expressão.

e) Incentivar o uso das redes sociais como ferramenta para a mobilização social.

f) Ampliar a capacidade de expressão por meio de novas linguagens;

g) Propor a produção de materiais nas redes sociais;

h) Avaliar os impactos das mídias em dispositivos móveis e sua relação com a aprendizagem. Metodologia O curso tem o formato de oficina que pretende ser um espaço de exercício para que os educadores se aproximem do universo das redes sociais e desenvolvam formas de utilizá-las para a realização de atividades mais dinâmicas, interativas e participativas com seus alunos. A proposta discutirá também formas lúdicas e críticas de se utilizar as redes sociais para a cobertura de eventos, por meio da Imprensa Jovem. Para isso, durante o curso os professores poderão vivenciar o uso das redes sociais por meio de discussão de textos (entendido aqui como algo que se anuncia), apresentação de vídeos e atividades práticas em grupo.

Conteúdo

Tema 1: Conhecendo as redes sociais

a) O que são redes sociais?

b) Diferença de redes e mídias sociais;

c) O impacto das redes sociais na sociedade atual: as novas interações na era móvel;

d) Conhecendo tipos de redes sociais: Instagram, WhatsApp e Pinterest

Tema 2: Redes sociais e o direito à comunicação

a) As redes sociais e a liberdade de expressão;

b) As redes sociais e o acirramento das polarizações: caminhos para promoção de diálogos verdadeiros;

c) A segurança e o uso responsável das redes sociais.

d) Conhecendo tipos de redes sociais: Facebook, Twitter, Youtube e Edmodo

Tema 3: As redes sociais na escola

a) As redes sociais na escola;

b) Como inserir as redes sociais no currículo;

c) Juventude conectada: como as crianças e os adolescentes têm utilizado as redes sociais;

d) Dicas e sugestões de atividades com as várias redes sociais.

Tema 4: Redes sociais e participação

a) Participação por meio das redes sociais;

b) Como utilizar as redes sociais para projetos de protagonismo juvenil: uso dos grêmios e Imprensa Jovem;

c) Práticas de mobilização, técnicas e estratégias de campanhas: as redes sociais para engajar alunos, professores e comunidade.

Público Alvo:

Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, Auxiliar Técnico de Educação, Coordenador Pedagógico, Diretor Escolar, Supervisor Escolar

Carga Horária: 12 horas

Número de vagas : 25 participantes

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