Produção de Blog

Considerando que a escola tem um importante papel social a cumprir, entendesse que suas ações pedagógicas devam incluir as estratégias e recursos da comunicação social e da gestão de conhecimento. Nesse contexto, o domínio das linguagens midiáticas pode proporcionar a ampliação do acesso à informação e um melhor tratamento da mesma na construção dos referidos conhecimentos. Enquanto estratégia didático-pedagógica, a produção colaborativa de mídias visa desenvolver as competências comunicativas, a autonomia, a criatividade e estimular a construção de conhecimento significativo na comunidade escolar. O curso Produção de blog tem por objetivo trabalhar as possibilidades pedagógicas de uso do blog na escola, a implementação e incorporação de linguagens audiovisuais e midiáticas, a interação entre os integrantes da comunidade escolar e a construção de uma rede de conhecimento.

Objetivos

Formar professores aptos a construir e manter blogs sob uma perspectiva pedagógica e educomunicativa. Orientar o desenvolvimento das competências leitora e escritora junto aos alunos. Promover o protagonismo infanto – juvenil por meio do trabalho com as linguagens midiáticas e dos recursos das tecnologias da informação e da comunicação.

Conteúdo

I. Blog: conceito, características e recursos. Objetivo: apresentar as especificidades do blog e discutir seu uso pelo professor no contexto educacional. Suporte: Internet , Blogger e Portal SME.

II. Comunicação visual: estética. Diagramação e produção escrita (webwriting) Objetivo: Produzir layouts esteticamente bem elaborados com os recursos da ferramenta e diagramação textos adequada à web. Suporte: Internet , Blogger e Portal SME.

III. Linguagens midiáticas: foto, áudio e vídeo. Objetivo: Vivenciar a incorporação de recursos audiovisuais aliada a objetivos pedagógicos. Suporte: Internet , Blogger, Podcast, Vídeo e Portal SME.

IV. Gestão e compartilhamento Objetivo: Discutir formas de gerenciamento do blog (gestão compartilhada, periodicidade, disseminação, ecossistema comunicativo) e finalizar a produção de um blog. Suporte: Internet , Blogger, e Portal SME Público Alvo Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professores de Ensino Fundamental II e Médio, Coordenador Pedagógico, Diretor de Escola, Supervisor Escolar e Auxiliar Técnico de Educação.

Carga Horária 12 horas presenciais

Número de vagas: 25 participantes

0
0
0
s2sdefault