Nos debates das lutas encaminhadas pelo SINESP e apresentadas pela Diretoria, muitas propostas de organização e mobilização foram levantadas, frente aos inúmeros ataques expressos nos projetos retrógrados dos governos e casas legislativas, do federal ao municipal. Todas serão objeto de debate, planejamento e encaminhamentos devidos e possíveis.

CREP 22 10 19 Site 2 

Encaminhamentos do 23º Congresso

Entraram em debate na reunião encaminhamentos aprovados no Congresso do SINESP quanto à defesa da manutenção do FUNDEB e combate aos projetos de vouchers, homeschooling e escola sem partido que tramitam nas Câmaras Municipal e Nacional.

 

Lutas em prol do FUNDEB

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB - vigora somente até o final do ano. No entanto, é fundamental sua transformação em fundo permanente.

No município de São Paulo ele representa hoje cerca de 33% dos recursos financeiros da Educação. Em muitas outras cidades e estados sua importância é ainda maior. Nacionalmente representa 63% do financiamento da Educação Brasileira.

Projetos de lei em Brasília visam torná-lo permanente. O SINESP atua em diversas frentes a favor da manutenção do FUNDEB, e alerta a categoria sobre a importância da mobilização para que o fundo se torne permanente.

Veja mais AQUI.

 

Combate aos vouchers e à privatização

O PL 240/2018, do Ver. Rinaldi Digilio - PRB - cria Programa de educação infantil para crianças na rede particular do ensino mediante parceria público-privada (voucher).

Para além de ser um projeto que leva à privatização da educação, precisa ser combatido por entregar o dinheiro público a entes privados  (assim como o PL 328/2017, que programa a adoção de escolas).

Em relação a esses temas, o SINESP desenvolve ações de acompanhamento nas Comissões de Educação do Senado e das Câmaras federal e municipal, e nesta acompanha também Colégio de líderes e comissões.

Na discussão do FUNDEB o tema entra em projetos de interessados em usar recursos do fundo para vouchers e convênios.

A categoria será informada prontamente sempre que houver movimentações e conconvocada para atividades e lutas.

 

Homeschooling

O PL 84/2019, do vereador Gilberto Nascimento – PSC, versa sobre Educação Domiciliar, ou “homeschooling”.

O SINESP também, acompanha os debates sobre esse tema em Brasília e em São Paulo com grande preocupação e informará e mobilizará os filiados para participarem de audiências e discussões.

Nesse sentido, já há uma audiência marcada para 24/10, na Câmara Municipal.

Veja AQUI a convocação para a Audiência e saiba mais sobre os perigos e retrocessos envolvidos na educação domiciliar.

 

Escola sem partido tem partido

É necessário ter estratégias de luta contra os projetos de Lei que tramitam na Câmara e de combate às práticas que proliferam nas escolas.

Nesse sentido, o SINESP também acompanha todos os debates e a tramitação de projetos em níveis federal e municipal e interage com deputados e vereadores contrários ao projeto.

Também mobiliza os filiados quando há movimentação e eventos na Câmara Municipal e na Assembleia Legislativa. Promove formação com palestras sobre o tema em Reuniões de RELTs, que são disponibilizadas com vídeos no portal do Sindicato para formação de todos. Também já ofereceu palestra sobre o manual contra censura nas Escolas, cursos EAD sobre Gestão Democrática e encaminhou cartaz e boletim aos filiados e escolas.

A atenção e as ações continuam contra o ataque estrutural à educação, aos profissionais de educação e à prática pedagógica que esse projeto nefasto representa.

Veja AQUI matéria e matérias publicados pelo SINESP.

 

Conselheiros apontam demandas das U.E. e DREs

Os Conselheiros relataram problemas e demandas na reunião. Os assuntos estão nas lutas do SINESP e serão debatidas pela Diretoria, objetivando os encaminhamentos cabíveis, como cobrança em reuniões com a Secretaria de Educação e nas mesas setoriais.

Entre eles estão:

●falta de organização, discussão prévia e publicações quanto à organização do Ensino Médio para 2020, que pode impactar nos módulos de docentes e quadro de apoio e com isso na organização das Unidades Educacionais;

●vencimento dos contratos de ATE e professores em novembro;

●estágio probatório com tempo exíguo para montagem das comissões e relatores;

●novos contratos de limpeza com redução de postos de serviço;

●merenda ainda com problemas, mas em processo de regularização de entrega de óleo e peixe em Campo Limpo;

●problemas da vigilância e unidades sem vigia, tendo algumas com invasão e assalto a servidores;

●falta de repasse das minutas das normativas,

●necessidade de dar prosseguimento ao Plano Regional de Educação da DRE Ipiranga;

●prestação de contas dos convênios.

 

Reforma da Previdência

A votação em segundo turno da Reforma da Previdência no Senado está prevista para hoje (22/10).

Veja AQUI texto sobre a luta do SINESP e dos Gestores

Mesa Setorial de Educação

O SINESP participou da Mesa Setorial da Educação de 4 de outubro de 2019, na SME, em conjunto com demais sindicatos, representado pelo seu Presidente, Luiz Carlos Ghilardi, sua vice Maria Benedita de Castro de Andrade, a Benê e o Dirigente Sindical Christian Silva Martins de Mello Sznick.

Veja AQUI os principais temas discutidos.

 

Congresso do SINESP aprovou rejeição e arquivamento do PL 68/17

Os participantes do Congresso entenderam que esse PL gera inquietações fortes devido aos desdobramentos oriundos de suas definições que envolvem a ampliação da jornada docente e a possibilidade da alteração de denominação de cargo dos Professores que atualmente estão em docência nos CEIs da cidade.

Saiba mais AQUI.

Sinesp Recebe – Rede Autora

O evento, realizado em 5 de outubro de 2019, foi inovador ao apresentar práticas gestoras em uma esfera de debate sindical-acadêmica.

Sob a coordenação da Diretoria do Sindicato e com a participação da Professora Doutora Emília Cipriano na Comissão científica, o evento trouxe vivências e práticas do cotidiano dos gestores educacionais da rede municipal de São Paulo, que serão reunidos numa revista pedagógica, retomando uma clássica publicação do SINESP, e também estarão disponíveis em versão eletrônica no portal do SINESP, com a reprodução de cada apresentação em vídeo.

Para saber mais clique AQUI.

Atuação do SINESP faz SME suspender temporariamente aplicação de questionário na Educação Infantil

No dia 17 de outubro de 2019, o SINESP e demais Sindicatos da Educação estiveram em audiência com o Secretário Adjunto de Educação, Daniel de Bonis, para tratar dos questionários de Avaliação da Educação Infantil.

Saiba mais AQUI.

 

Agentes sindicais

A Diretoria do Sindicato apresentou aos Conselheiros a equipe de Agentes Sindicais que complementam a ação dos Dirigentes com visitas cotidianas às unidades escolares. Nesse trabalho levam informação, formação, esclarecem dúvidas e promovem filiação ao Sindicato.

CREP 22 10 19 Site 3 

Na foto: Regina Celia do Nascimento Coni, Clelio Souza Marcondes, Marcia Alves dos Santos Cancian, Edna Kiyoko Yamanaka (a Agente Alzira da Silva Sanches estava em outra atividade)

 

Formação

A Palestra com a Profª Drª Selma Rocha, do Conselho Municipal de Educação: “FUNDEB, Financiamento da Educação: Conjuntura e riscos”, não foi realizada devido à impossibilidade de comparecimento da palestrante. A Diretoria do SINESP a programará para outra oportunidade.

Ação Solidária de Natal 2019

Já é tradição do SINESP a doação de brinquedos pelos filiados, para fazer a alegria de muitas crianças que vivem em abrigos infantis.

Contamos com seu apoio. Doações até o dia 09/12 no CFCL ou na reunião de RELTs do dia 04/12.

Confraternização do SINESP 2019

Almoço, encontro e reencontro, bate papo e troca de alegrias no dia07/12 (Sábado), na Casa de Portugal - Av. Liberdade 602, a partir do meio-dia.

Com música de qualidade, PersonalDancers, open bar e Buffet variado. Em breve disponibilizaremos maiores detalhes.

0
0
0
s2sdefault