A suspensão das aulas devido à pandemia de coronavírus pegou todos de surpresa e trouxe dúvidas, dificuldade e desafios incensados pela dubiedade e pela disputa promovida pelo poder público em suas várias instâncias.

Nesse pântano cinzento, faróis que iluminem a escuridão são mais que bem-vindos. Um deles está nos guias estruturados e difundidos pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

O terceiro guia é especialmente útil nesse momento de dúvidas, por tratar da adoção de modelo que, no mínimo, propagandeia o EaD como estratégia preferencial por governos no contexto de suspensão das aulas.

Em nota, a Campanha considerou o uso da EaD na educação básica como substituição às aulas de “equívoco em muitas dimensões”.  Nesse sentido, para seus dirigentes, o guia de EaD é direcionado a:

- Comunidade escolar: professores, diretores e profissionais da educação;

- Família: mães, pais, responsáveis, tias, tios, primas, primos, avós, irmãs e irmãos mais velhos;

- Tomadores de decisão do Poder Público, especialmente das secretarias e conselhos de educação do país.

Capitalismo de dados, marketing e vigilância

Outra preocupação está na disponibilização de dados de milhares de cidadão, entre eles crianças, para grandes empresas de tecnologia, como a Google, num momento em que elas investem no recolhimento massivo deles.

Isso é grave, porque toda navegação online entrega informações do usuário às plataformas. Elas os manipulam com logarítimos cada dia mais sofisticados para ampliar o conhecimento de comportamentos, humores, gostos e movimentações. Vendem esses dados a empresas, e cada vez mais ao sistema político, e ajudam a personalizar e direcionar o marketing e definir padrões de consumo, ampliando a base de um capitalismo de vigilância e controle.

Nesse sentido, a Campanha alerta que a gratuidade de aulas online “costuma esconder modelos de negócio em que o lucro das empresas vem da exploração dos dados de seus usuários para ofertar produtos e serviços”.

Abaixo estão os acessos aos guias. Boa leitura:

 

ACESSE os GUIAS:

 

Guia 1 - “Educação e Proteção de crianças e adolescentes - Comunidade escolar, família e profissionais da educação e proteção da criança e do adolescente”.

 

Guia 2 - “Educação e Proteção de crianças e adolescentes - Tomadores de decisão do poder público em todas as esferas federativas”

 

Guia 3 - "Educação a Distância: Informe-se e saiba como agir, cobrar, e trabalhar pela educação de todos de maneira colaborativa"

0
0
0
s2sdefault