Veja o relato da Coordenadora Pedagógica Maria de Lourdes Teixeira de Oliveira, filiada do SINESP, e imagens alusivas ao projeto.

AlunoNota10 Foto1 Site 

O percurso...

O evento Aluno Nota 10 surge da percepção, de professores e coordenação pedagógica envolvidos com o movimento do Conselho de Classe, de que eram bem conhecidos os alunos que apresentavam dificuldades de aprendizagem, de ordem comportamental ou de ambas. Estes, de tão bem conhecidos pela comunidade escolar serviam até mesmo como referência quando precisávamos identificar alunos fora desta configuração.

De posse desta constatação a escola passou então a procurar dar maior e melhor visibilidade aos alunos que apresentavam atitudes de solidariedade, de tolerância e que colaboravam para um convívio sadio.

Assim, no primeiro semestre de 2009 tivemos a 1ª Edição do Aluno Nota 10, que não nasce com este nome, mas sob o pomposo e pouco significativo (pelo menos para os alunos) Cerimônia de Valorização das Atitudes para um Convívio Solidário. E apenas neste ano, fizemos uma segunda edição semestral.

O feliz “apelido” ALUNO NOTA 10 foi dado por um aluno, mas de quem infelizmente não recordamos o nome. Disse-me ele que o antigo nome era grande demais e então fez a sugestão que desde então batiza o evento.

Nos anos de 2009 e 2010 as festividades não possuíam um único tema. Os professores preparavam as turmas e o roteiro elaborado pela coordenação procurava dar uma unidade ao espetáculo que ocorria no pátio da unidade escolar.

O espaço foi se mostrando insuficiente para as proporções do evento e, a partir do ano de 2011 passamos a realizá-lo em parceria com o CEU Parque São Carlos, nas dependências de seu anfiteatro comportando 460 pessoas compostas apenas por pais e convidados da comunidade escolar. Digo apenas porque os alunos não ficam na plateia em nenhuma parte do espetáculo. O evento é filmado e a exibição do vídeo é o primeiro evento realizado no ano seguinte e assim, visto por toda a comunidade escolar.

Também a partir de 2011 os eventos passaram a ser temáticos:

  • 2011 – A MAGIA DO CINEMA
  • 2012 – A MÚSICA ATRAVÉS DOS TEMPOS
  • 2013 – MINHA VIDA DE NOVELA
  • 2014 – BRAVA GENTE BRASILEIRA
  • 2015 – BRASIL-ÁFRICA
  • 2016 – CULTURA E CONTEXTO PERIFÉRICO

AlunoNota10 SiteALUNO NOTA 10:

É uma celebração já referendada e validada por nossa comunidade. Os alunos desejam ser alunos nota 10, os professores os incentivam nesta caminhada, os pais esperam com alegria pelas homenagens (medalhas, certificados e as próprias apresentações), os funcionários e colaboradores se desdobram na logística envolvida nas  várias etapas do evento.

Todos nos unimos para que o evento ocorra sempre mantendo um grau de excelência que atenda as altas expectativas de nossa comunidade.

           

I. JUSTIFICATIVA  DO PROJETO

Evento dedicado a dar visibilidade aos alunos que se destacam no cotidiano escolar pelas atitudes e valores positivos     que transmitem, por contribuírem para a promoção de aprendizados num ambiente escolar sadio e capaz de extrapolar os conteúdos didáticos, sendo reconhecidos por toda a comunidade escolar através de premiação com a entrega de medalhas e diplomas de alunos nota 10

A realização de ações que integram o referido projeto envolvem o uso de  linguagem impressa, audiovisual, digital, além de outras formas de comunicação e expressão corporal, colaborando para o protagonismo, de forma a  ampliar o universo cultural e intelectual dos participantes através de atividades de pesquisa em diferentes fontes de produção de textos,  informação e conhecimento.

II.  Objetivos gerais

  • Estreitar a parceria entre a escola e as famílias com as quais convivemos fortalecendo os laços de afetividade e de reconhecimento mútuo.
  • Ampliar o universo cultural e intelectual de toda a comunidade escolar através de atividades de pesquisa em diferentes fontes de produção de textos, informação e conhecimento.
  • Propiciar o protagonismo de todos os envolvidos na ação educativa através das diferentes etapas e atividades do projeto.
  • Desenvolver a sensibilidade, percepção, criatividade, autoestima, concentração e capacidade de transformação favorecendo a percepção crítica, a reflexão e a experimentação artística.

III. Etapas do projeto ALUNO NOTA 10

PLANEJAMENTO:

  • Indicação do tema.
  • Seleção do formato de cada apresentação.

DESENVOLVIMENTO:

  • Formação dos grupos de trabalho - professores e alunos.
  • Elaboração de cronogramas e roteiros.
  • Confecção de figurinos e adereços.
  • Impressão dos certificados.
  • Eleição dos Alunos Nota 10 por seus pares.
  • Indicação dos Alunos Nota 10 pelos professores.
  • Apresentações.

 AlunoNota10 Foto2 Site

 AlunoNota10 Foto3 Site

 AlunoNota10 Foto4 Site

 AlunoNota10 Foto5 Site

 

 

0
0
0
s2sdefault