A Diretora da EMEF Flordelice Magna Ferreira e a SAAI Ana Maria de Oliveira Bezerra apresentaram o projeto no 20º Congresso do SINESP

Escola Inclusiva: Respeito à diversidade e ao direito de ser diferente

EMEFCelLuizTenorio SiteA EMEF Cel. Luiz Tenório de Brito no Campo Limpo tem desenvolvido um grandioso trabalho em especial com o foco na diversidade e no respeito ao outro: uma Educação inclusiva A Educação como um direito de todos é o desafio enfrentado diariamente por nós, que acreditamos que nossos alunos diferem-se uns dos outros e necessitam de oportunidades diferentes para que possam alcançar os mesmos objetivos propostos a todos.  Qualquer criança em período escolar pode apresentar dificuldades no decorrer do processo de sua aprendizagem, independente de um quadro de deficiência ou não, e a escola precisa proporcionar um ambiente inclusivo, que contemple a cada aluno como um ser ímpar e com suas especificidades. Precisamos estimulá-los  a participar ativamente da construção da sua própria narrativa, desprendendo-se de qualquer estigma ou esteriotipia que verdadeiramente não os traduzem.

A inclusão inseriu nas escolas a valorização da diversidade e a oportunidade de aprender com as diferenças, tornando esse espaço enriquecedor e favorável para o exercício do respeito, da solidariedade, da empatia e do direito/desobrigação de sermos todos iguais. O trabalho feito com os alunos com deficiência contribui  efetivamente para que todos se observem de maneira singular e consciente de suas habilidades e limitações, possibilitando um olhar de incentivo e encorajamento, não somente para os alunos com quaisquer deficiências, mas para todos, pois TODOS, sem exceção, necessitam de estímulos, incentivo e igualdade de oportunidade.

Para tanto, iniciamos o Ano Letivo promovendo o (re) conhecimento do entorno escolar tornando, como consequência, nosso ambiente um espaço rico e amplo, não só no sentido físico, mas no que tange ao respeito ao diferente e ao que foge aos padrões de normalidade ditados por um período social excludente.

As crianças e adolescentes da nossa escola estão aprendendo a olhar o outro como um ser único e respeitar as dificuldades encontradas pelo caminho por seus pares, pois todos podem deparar-se com tais dificuldades e apresentar  limitações ao longo desse processo. Estão aprendendo a exercer seus papéis de cidadãos e refletem sobre a necessidade de cooperação para um bem comum, assim como contribuem para a quebra de paradigmas, pois não existe o que é bom só para os deficientes.

 Se é bom para o desenvolvimento cognitivo dos deficientes, é bom para todos. Logo, todos podem trabalhar e se desenvolver juntos num ambiente de respeito mútuo e cooperação.

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