Prefeito e governador dizem que redes terão mesmos calendário, material e ciclos

- Fonte: O Estado de S. Paulo

DoriaAlkminO governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o prefeito João Doria (PSDB) fecharam uma parceria para usar salas e espaços ociosos de escolas estaduais para a ampliação das vagas de creche da cidade. Nesta segunda-feira, 9, em encontro conjunto, os tucanos anunciaram que as redes de ensino do Estado e do Município passarão a ter o mesmo calendário, material pedagógico e sistema de ciclos para o ensino fundamental (do 1.º ao 9.º ano). Prazos, custos e formatos não foram detalhados.

 A intenção de ceder escolas estaduais à Prefeitura não é novidade. No final de 2015, durante a fracassada reorganização escolar, Alckmin chegou a anunciar que cederia 21 prédios para o Município ampliar sua oferta de vagas em creches. Essa proposta, no entanto, só levava em consideração escolas que não teriam mais alunos da rede estadual, ou seja, que ficariam sem uso. A nova proposta prevê agora a possibilidade de o Estado aceitar receber crianças e até bebês nos espaços compartilhados por alunos maiores.

O secretário de Educação da cidade de São Paulo, Alexandre Schneider, disse que algumas escolas estaduais têm terrenos grandes, onde poderiam ser construídas novas estruturas independentes para creches. Ele afirmou que escolas com salas ociosas podem ser reformadas para criar um espaço exclusivo para as crianças de 0 a 3 anos. A ideia, segundo Schneider, é que as crianças menores fiquem segregadas dos alunos do ensino fundamental. Os prédios teriam entradas separadas e equipes de direção independentes para cada etapa de ensino. 

“O que a Prefeitura puder fazer para ampliar a vaga em creche, especialmente onde há maior demanda, deve ser feito. Temos de tentar”, disse Schneider. Doria tem como compromisso zerar a fila da creche até o fim do ano. Atualmente, segundo dados da administração, são necessárias 66 mil novas vagas. Ele já anunciou que transformará agências bancárias vazias em creches, sem detalhar como será a reforma desses prédios. 

José Renato Nalini, secretário de Educação do Estado, disse que ainda não há definição de quantas e quais escolas podem ter espaços ou salas cedidas para a Prefeitura, mas afirmou que a medida deve gerar economia para as duas redes. “Não faz sentido ter salas vazias em escolas, quando temos de pagar água, energia, vigilância para todo o prédio. Se houver o interesse da municipalidade, ela cuida das adaptações necessárias e pode compartilhar o pagamento das despesas.” Os secretários afirmaram que não há prazo para o compartilhamento dos prédios nem a definição de locais em que isso pode ocorrer. 

Integração. A partir de 2018, segundo os secretários, os calendários das duas redes serão integrados. De acordo com Nalini, a ideia é facilitar a organização das famílias que eventualmente tenham filhos que estudam em escolas de redes diferentes. Eles também querem trabalhar para aprimorar o sistema de matrículas para evitar essas situações dentro de uma mesma família. 

Outra mudança estudada é integrar os ciclos do ensino fundamental, que hoje é dividido em três anos e tem regras diferentes em cada uma das redes, por exemplo, para a reprovação dos alunos. Segundo os secretários, ainda não há definição de como será feito o compartilhamento.

O Estado apurou que existe a possibilidade de o ensino fundamental ser dividido em quatro ciclos, não mais em três. Nalini e Schneider afirmaram que a integração será debatida com pais e professores.

Apesar de Alckmin e Doria terem anunciado a unificação do material pedagógico e currículo, Schneider afirmou que “nada será unificado”, mas disse que alguns “elementos” podem ser compartilhados. Já Nalini afirmou que a compatibilização deve ser feita de forma “natural” nos próximos anos com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular.

As secretarias estudam ainda como comprar materiais escolares em conjunto para a redução de custos. “Temos as duas administrações orientadas com a mesma concepção de administração pública”, disse Nalini.

 

Ensinos unificados?

Alckmin e Doria anunciaram também, na mesma reunião, parceria para unificar os sistemas de educação estadual e municipal de São Paulo com um único calendário letivo, o uso do mesmo material didático e os mesmos ciclos de ensino ou anos letivos. Os governos também anunciaram parcerias em projetos de outras áreas (veja lista abaixo).

"Na educação, a integração das redes, um calendário único, começar as aulas e terminarmos juntos, o mesmo número de ciclos e material pedagógico. O aluno que sai de uma escola e vai para a outra para ele não ter problema”, afirmou o governador.

Apesar disso, Alckmin e Doria não passaram detalhes de como a parceria irá funcionar e delegaram aos respectivos secretários a função de esclarecer as dúvidas da imprensa. No entanto, os secretários não participaram da coletiva.

Questionado se a Prefeitura irá usar o mesmo material didático que já é adotado pelo estado, Doria não soube informar. “Nós vamos ouvir o secretário da Educação, nós estamos integrando. O secretário Nalini e o secretário Alexandre Schneider têm reuniões conjuntas a partir de amanhã [terça]. As aulas começam no dia 6, ainda temos um tempo, eles estão definindo isso”.

Indagado pelo G1 se faltando poucas semanas para o início do ano letivo haverá tempo hábil para a reformulação do material didático e entrega aos alunos, Doria se esquivou da resposta. “Eu prefiro que essas respostas sejam dadas pelos secretários de Educação do estado e do município, até como princípio seguindo o que foi definido nessa reunião, os temas setoriais respondem os secretários respectivos de cada área”, disse.

Secretário explica

Mais tarde, o secretário Schneider, no entanto, disse que as redes não serão unificadas. "Cada uma segue com sua identidade própria. Não haverá unificação curricular ou de materiais. E sim a identificação de oportunidades de atuação conjunta que facilitem a vida de professores, alunos e pais."

Ele explicou por meio da assessoria de imprensa que foi criado "um grupo de trabalho para propor medidas nessa direção em até 90 dias. A partir daí apresentaremos medidas concretas à sociedade, cuja implementação dependerá de discussão prévia com as duas redes."

"Nesse sentido, foram formados dois grupos de trabalho com representantes das duas Secretarias para analisar a viabilidade e apresentar propostas sobre:

1) Organização conjunta das Redes de Educação Básica

a) Adoção do Calendário Único; 
b) Compatibilização dos Ciclos de Aprendizagem; 
c) Compartilhamento de Programas Pedagógicos; e 
d) Compartilhamento de espaços ociosos de salas de aula, nas suas Redes.

2) Ações de Integração dos Sistemas de Transporte Escolar no município de São Paulo.

3) Ações de Integração dos Sistemas de execução de Obras Escolares entre Fundação para o Desenvolvimento da Educação – FDE e a Secretaria Municipal de Serviços e Obras.

4) Ações conjuntas visando a ampliação de ofertas de vagas de Educação Profissional no Município de São Paulo.

5) Creches – As pastas deverão apresentar alternativas de cooperação visando a ampliação do número de vagas em creches, no município de São Paulo

O programa também prevê que a gestão municipal irá ocupar espaços ociosos dentro das escolas estaduais existentes. “Também ceder espaços para a Prefeitura, nós temos muitas escolas, às vezes muitas salas que podem ser utilizadas pelo município também”, declarou o governador.

Nos anúncios sobre parcerias em diversas outras áreas, Doria e Alckmin também não mencionaram detalhes. As ações integradas entre estado e prefeitura foram discutidas em um encontro com a presença de 25 secretários estaduais e os 22 secretários municipais, no Palácio dos Bandeirantes, na Zona Sul de São Paulo.

Áreas anunciadas como integração entre prefeitura e governo de SP:

Habitação 
- Regularização fundiária, começando por Heliópolis
- Liberação de R$ 37 milhões para Casa Paulista e Casa da Família para Habitação de Interesse Social
- Início das obras da PPP da Habitação na Luz, no Centro

Trânsito
- Assinatura do convênio paulista para segurança no trânsito

Segurança
- Ampliação do Detecta (sistema eletrônico criado para permitir o uso de imagens de câmeras pela Secretaria Estadual da Segurança Pública) para chegar a mais de 900 câmeras 
- Integração do Centro de Integração e Controle que passará a funcionar 24 horas

Governo
- Serviços municipais no Poupatempo estadual

Emprego
- Empréstimo de cinco carretas do programa Via Rápida para cursos profissionalizantes da Prefeitura

Educação
- Criação de Etecs para a produção de games
- Integração das redes, calendário único, material pedagógico
- Cessão de espaços ociosos nas escolas estaduais para a Prefeitura
- Transporte escolar

Assistência Social
- Ceder CICs (Centros de Integração da Cidadania) aos moradores de rua para tirar documentos, fazer cursos profissionalizantes e acesso aos defensores públicos

Transporte
- integração de modais no estado de SP

Saneamento
- Desassoreamento de rios

Saúde
- Integração dos números de emergência, 190, 192 e 193
- Governo cede 4 carretas do Dr. Consulta para Prefeitura 
- Empréstimos de duas carretas para a Prefeitura para fazer mamografia e diminuir a fila por exames

Meio Ambiente
- Plantação de 7 milhões de mudas de árvores no Programa Nascentes

 

Promessas de campanha de Doria: de quantas ele se esquecerá?

http://arte.folha.uol.com.br/cotidiano/promessas-doria/#/

0
0
0
s2sdefault