PlanoRegional Site 1O SINESP participou do lançamento dos Planos Regionais de Educação na noite do dia 05 de junho de 2019, na Câmara Municipal de São Paulo, representado por sua Vice-presidente Maria Benedita Castro de Andrade, a Benê, e os Dirigentes Sindicais Christian Silva Martins de Mello Sznick, Marcia Fonseca Simões e Flordelice Magna Ferreira, além de grande número de Gestores Educacionais.

O evento reuniu Profissionais de Educação, o Secretário Municipal de Educação João Cury, o Secretário Adjunto Daniel De Bonis, Presidente do Fórum Municipal de Educação Kézia Alves, os vereadores Toninho Vespoli e Eliseu Gabriel, a Conselheira Municipal de Educação Fátima Antonio, Representante do CRECE Maria Vilany Rodrigues da Silva. As duas últimas são também Conselheiras Representantes – CREP do SINESP.

PlanoRegional Site 3A Conselheira Fátima destacou a importância do Plano Municipal e o momento histórico em que são constituídos os Planos Regionais. Nesse contexto, o SINESP foi citado por vários participantes por sua mobilização pelo Plano Municipal de Educação e pela defesa da Gestão Democrática.

Citando Milton Santos “O território é o fundamento do trabalho, o lugar da residência, das trocas materiais e espirituais e do exercício da vida”, Maria Vilany sintetizou a importância da realização dos Planos Regionais de Educação.

O Fórum Municipal de Educação preparou um documento que sintetiza os desafios dos Planos elaborados em 2018 nas 13 Diretorias Regionais de Educação, e o apresentou no evento (clique aqui para acessar o documento) - Confira ao final da matéria os planos regionais por DRE na íntegra.

O Secretário Municipal de Educação enfatizou, em sua fala, a importância do diálogo e da participação de todos nos planos.

O SINESP, para além do diálogo, manifesta-se para que o PME seja cumprido e os Planos Regionais sejam de fato implementados e não fiquem apenas como desafios.

O Plano Municipal de Educação

PlanoRegional Site 4A elaboração do Plano Municipal de Educação da Cidade de São Paulo baseia-se na LDB e no Plano Nacional de Educação. Foi uma grande luta, que teve o SINESP em todas suas fases.

Com grande manifestação, foi constituída uma Comissão Organizadora formada a partir de audiência pública da Secretaria Municipal de Educação (SME) e composta por representantes de seis segmentos: poder público municipal, estadual e federal; sindicatos da educação; movimentos e fóruns da sociedade civil; estudantes e juventude; universidades e instituições de pesquisa; e setor privado com e sem fins lucrativos.

O ano de 2010 ficou marcado pelas Conferências regionalizadas que resultaram em uma Grande Plenária no Palácio das Convenções do Anhembi. O texto gerado destas discussões precisou de nova mobilização para entrar como Projeto de lei na Câmara Municipal de São Paulo, em 2012.

Em 2013 foi criado o Fórum Municipal de Educação (FME), formado por quase 100 entidades. A partir da criação do FME foi estabelecido o Grupo de Trabalho do Plano de Educação, com o objetivo de acompanhar todos os passos que envolvem a construção e elaboração do plano. O SINESP integra o Fórum Municipal de Educação

O PME foi aprovado pela Câmara Municipal em agosto de 2015, se constituindo como um forte instrumento pela melhoria da qualidade da Educação.

O SINESP manifesta-se para que cada meta do Plano seja cumprida e, sobretudo que se tenha a valorização dos Profissionais de Educação e uma Educação Pública de Qualidade.

Confira os planos regional por DRE na íntegra:

Butantã

Campo Limpo

Capela do Socorro

Freguesia-Brasilândia

Guaianases

Ipiranga

Itaquera

Jaçanã

Penha

Pirituba-Jaraguá

Santo Amaro

São Mateus

São Miguel

PlanoRegional Site 2

 

0
0
0
s2sdefault