RELTs 19 6 19Reajuste salarial, PDE, chamada para concurso, HSPM e Planos Regionais de Educação também entraram na pauta, que contou com palestra de Salomão Barros Ximenes com base no “Manual de Defesa Contra a Censura nas Escolas”.

A reunião foi realizada nessa quarta, 19 de junho, com participação dos Dirigentes do SINESP e dos Representantes eleitos nos Locais de Trabalho, os RELTs, que agregaram informações e demandas relacionadas à atividade gestora nas Unidades Educacionais da RME.

A Diretoria do Sindicato levou informações sobre as ações sindicais, mobilizações e lutas realizadas e em foco, cujos conteúdos estão relatados abaixo.

 

Formação aborda ataque à escola pública

RELTs 19 6 19 1O professor da Universidade Federal do ABC Salomão Ximenes apresentou o “Manual de Defesa Contra a Censura nas Escolas”, iniciativa da Ação Educativa com apoio de inúmeras organizações. O SINESP reforçará os debates para atualização e reedição do manual.

Ximenes, que é Doutor em Direito e Mestre em Educação, explicou motivações para a construção do manual e apresentou seu conteúdo. Entre outros aspectos, ressaltou o ataque articulado à educação pública que tem variados vieses, como a apresentação de projetos de Lei do Escola sem Partido e o incentivo ao denuncismo das atividades educativas nas escolas com superexposição de casos isolados e campanhas difamatórias.

Para ele há um projeto sendo colocado em prática, direcionado ao reforço do conservadorismo e da privatização da educação. A tentativa de reduzir o papel dos educadores, a pluralidade do debate na escola, de censurar a atividade pedagógica e gestora são parte desse projeto.

O posicionamento da justiça tem sido favorável à educação, garantiu Ximenes. Mas o ataque persiste com argumento esdrúxulos, como a afirmação de que existe doutrinação nas escolas públicas brasileiras.

RELTs 19 6 19 2Veja o vídeo com a Palestra de Salomão Ximenes na reunião de RELTs.Ele alerta que desdenhar da ação dos defensores desse projeto como desqualificadas e risíveis não é uma tática adequada de enfrentamento, porque não surte efeito prático.

Para orientar o combate e sugerir ações, o Manual apresenta casos concretos como modelo, na esfera docente e de gestão, além de aspectos legais, administrativos, políticos e sociais.

Conheça e leia AQUI o manual.

Para ver o vídeo com a palestra de Salomão Ximenes, clique na imagem ao lado.

 

Ações contra a Reforma da Previdência

Para o SINESP, todas as frentes de luta são importantes na luta contra a aprovação da PEC 06/19. Por isso, dentre outras iniciativas, tem ampliado o debate com deputados e enviado dirigentes a Brasília para fazer corpo a corpo com parlamentares.

Nos dias 29 de maio, 11, 12 e 13 de junho dirigentes do Sindicato percorreram os gabinetes de inúmeros congressistas para apresentar as posições da categoria e argumentar pela retirada do PL. Também entregaram ofício do Sindicato solicitando empenho dos parlamentares em excluir do PL as cláusulas que envolvem o magistério e que retiraram a Previdência da esfera constitucional.

Além disso, o SINESP, seguindo deliberações de suas Assembleias, acompanhou as Centrais Sindicais, o Fórum das Entidades Sindicais do Funcionalismo Municipal e demais entidades e movimentos sociais em todas as manifestações que culminaram na GREVE GERAL de 14 de junho.

As ruas responderam com um retumbante “não” à proposta de reforma da Previdência e aos retrocessos promovidos pelo governo federal. Mas a batalha ainda não terminou, por isso o SINESP vai manter as ações e continuar ao lado das Centrais e do Fórum das Entidades para resistir e lutar para barrar a reforma da Previdência, bem como defender direitos e a educação.

RELTs 19 6 19 3 

Piso Salarial da Educação

No protocolo de negociação estabelecido ao final da greve da categoria, foi estabelecida a garantia de cumprimento do reajuste do piso da educação, prevista na Lei 14.660/2017. Assim, em novembro desse ano será incorporado ao piso o índice de 1,83%, referente a acordo anterior. A Administração Municipal apresentou uma proposta de rebaixamento do índice de reajuste, oferecendo 3% referente a 2018 e 2019 a ser pago em maio, setembro e dezembro de 2020. Os Sindicatos da Educação não concordam com proposta do Governo e manifestaram a necessidade de reunião urgente com as Secretarias de Gestão e Fazenda para discutir e negociar o índice de reajuste do piso salarial. O Governo Municipal desconsiderando a Mesa de negociação e a manifestação dos Sindicatos encaminhou para a Câmara Municipal de São Paulo substitutivo do PL 616/18 em que impõe regras de meritocracia para todo o funcionalismo, reajuste de 0,01% de 2016 a 2019 e reajuste do piso em 3,03%, entre outros temas que nada tem a ver com o PL em debate.

 

Ciclo de Palestras para Concurso de CP

O SINESP promove Ciclo de Palestras voltadas ao Concurso de Acesso para Coordenador Pedagógico na Prefeitura Municipal de SP para filiados e não filiados. Para a presente edição foi considerada toda a bibliografia em uma abordagem dialogada entre os palestrantes, todos Gestores Educacionais da Rede Municipal de Educação, e o público, visando também o desenvolvimento do olhar gestor sobre a bibliografia apresentada distribuído em 12 encontros. O SINESP ofertará 2 turmas, sem custos, para o seu Ciclo de Palestras para filiados e não filiados.

Turma I – Segundas e Quartas Feiras 18h00 às 21h30 - 24 de junho à 14 de agosto de 2019

Turma II – Sábados 8h00 às 16h30 - 29 de junho à 17 de agosto de 2019.

Local das turmas: Centro de Formação, Cultura e lazer do SINESP.

 

PremioPFreire 2019Prêmio Paulo Freire

SINESP apoia, divulga e incentiva a participação no PRÊMIO PAULO FREIRE. As iniciativas e projetos pedagógicos implantados nas escolas da RME, por iniciativa e a partir do trabalho das equipes escolares, merecem e devem ser divulgados para que o valor do educador fique ainda mais evidente. O SINESP está na comissão organizadora do prêmio. Inscreva-se e participe.

 

Planos Regionais de Educação

RELTs 19 6 19 5Benê e a RELT Maria Vilani apresentaram o debate sobre a construção dos Planos Municipal e Regionais de EducaçãoO SINESP participou do lançamento dos Planos Regionais de Educação em 05 de junho de 2019, na Câmara Municipal de São Paulo. Foi destacada a importância do Plano Municipal e o momento histórico em que são constituídos os Planos Regionais. Nesse contexto, o SINESP foi citado por vários participantes por sua mobilização pelo Plano Municipal de Educação e pela defesa da Gestão Democrática. Citando Milton Santos “O território é o fundamento do trabalho, o lugar da residência, das trocas materiais e espirituais e do exercício da vida”, Maria Vilany sintetizou a importância da realização dos Planos Regionais de Educação. O SINESP, para além do diálogo, continuará sua firme ação sindical para que o PME seja cumprido e os Planos Regionais sejam de fato colocados em prática e não fiquem apenas como desafios. Para tanto, o SINESP, atualmente, integra a Comissão de Monitoramento encarregada de acompanhar a implementação do PME.

Para saber mais sobre os Planos Regionais de Educação clique AQUI.

 

Audiência com Superintendente do HSPM

O SINESP esteve, no dia 24 de maio de 2019, em audiência com o Superintendente do Hospital do Servidor Público Municipal, Luiz Carlos Zamarco apresentando questionamentos manifestados pelos filiados nas reuniões regionalizadas de RELT e presentes no Retrato da Rede de 2019. A pesquisa para compor o Retrato revelou que, para 84,42% dos Gestores Educacionais, o serviço prestado pelo Hospital do Servidor Público Municipal é insatisfatório. Os Dirigentes Sindicais e Conselheiros Rinaldo e Ana expuseram diversas situações manifestadas pelos Gestores Educacionais quanto a: 1) agendamento para as consultas e a precariedade das instalações durante o atendimento; 2) lotação nos Prontos Socorros; 3) necessidade de ampliação do atendimento na área da Psicologia e 4) ausência de atendimento exclusivo ao Servidor Público no Hospital.

O Superintendente Zamarco informou que:

a) implementou nova sistemática de atendimento, dividindo as especialidades pela semana, em vez de deixá-las concentradas às segundas feiras. É um modelo experimental por 3 meses;

b) estão sendo feitas adequações nas UTI e em diversas salas de cirurgias e que existe baixa demanda na maternidade. Uma nova organização no atendimento de cada setor está sendo programada para se aprimorar o atendimento existente;

c) está em curso compra por ATA de próteses e marcapassos, bem como contrato com o Hospital da Beneficiência Portuguesa para procedimentos de cateterismo;

d) o retorno da cobrança de contribuição dos servidores públicos municipais para a manutenção do HSPM não está prevista nas ações da administração do Hospital;

e) priorizará a chamada de 70 novos profissionais aprovados em Concurso Público;

f) promoverá a separação do atendimento do Pronto Socorro e criação de UPA para os munícipes.

O SINESP manterá a cobrança na efetivação destes compromissos e de que o Hospital de fato atenda as necessidades dos Servidores Públicos Municipais.

 

SINESP Recebe – Rede Autora

O protagonismo dos Gestores nos trabalhos políticos, pedagógicos e administrativos desenvolvidos na RME, suas produções acadêmicas oriundas do chão da escola e as reflexões resultantes de suas ações são relevantes e merecem destaque. Para valorizar, divulgar e difundir essas experiências e vivências o SINESP, representante dos Gestores Educacionais na Cidade de São Paulo, criou o SINESP RECEBE – Rede Autora e chama os seus filiados a participarem. O evento visa a valorizar e difundir a produção de conhecimento construída e em construção pelos gestores, reunindo-os para discutir ideias e possibilidades no enfrentamento dos desafios educacionais.

O evento será realizado no CFCL (Centro de Formação, Cultura e Lazer do SINESP) no no dia 05/10/2019 e terá mesas para apresentação de relatos, espaços para exposição de pôsteres e de livros. Serão 12 vagas para comunicação oral e 24 para pôsteres. Os inscritos, além de apresentarem seu trabalho, podem inseri-lo em formato de artigo na Revista Pedagógica que o SINESP publicará. Inscrição pelo site do SINESP: 02 a 26/07/19. Devolutiva aos autores para possível correção: 02/09/19. Retorno dos autores à comissão científica: 09/09/219. Divulgação dos admitidos no site: 16/09/19. Traga o seu relato e vivência. Participe e divulgue sua prática e a ação gestora.

 

Nova Chamada: Concurso de Diretor de Escola

Foi publicada no Diário Oficial da Cidade de 12 de junho de 2019 a 9ª chamada para o concurso de Diretor de Escola na Rede Municipal de SP, já em fase de Escolha de Vagas e Retirada de Guia Médica para exames médicos Pré-Admissionais. Esse é mais um fruto da luta permanente do SINESP pelo provimento dos cargos de gestão por meio de concurso público. A defesa do Concurso, da carreira e dos cargos de Gestor é empreendida pelo Sindicato em todos os espaços e momentos. É um dos princípios que levou à sua fundação em26 de setembro de 1992 e que se constituiu prioridade permanente nesses 27 anos de lutas. Esse novo resultado dessa luta demonstra que, quando estamos juntos, conseguimos manter a carreira e o serviço público livre de clientelismos.

Datas: 12/06/2019: Lista dos convocados para a 9ª Escolha e 05/07/2019: Data da Escolha em COGEP. Das 16h00 às 17h00 – De 695 a 730 (Class. Geral) e de 216 a 230 (Class. NNA) e Das 17h00 às 17h30 - Retardatários do dia.

 O SINESP já manifestou junto à SME a necessidade de nova autorização para os demais cargos vagos de Diretor de Escoa, bem como para Supervisor Escolar. 

 

FESED

O Fórum Nacional das Entidades Representativas dos Especialistas de Educação (FESED) reuniu-se em Brasília nos dias 20 a 22 de maio, no auditório do MOSAP, no seu primeiro encontro em 2019. A pauta incluiu, além dos relatos dos problemas em cada Estado/Município, a reforma da Previdência, as investidas do governo federal contra a educação e os desafios de denominação e resistência dos Educadores. O SINESP se envolveu ativamente nos debates e na elaboração de um Manifesto do Fórum. Foram definidas também a pauta dos próximos trabalhos e as ações em cada base sindical e no Conselho Nacional de Educação, especificamente sobre a questão da formação inicial e continuada dos ocupantes dos cargos/funções constantes dos artigos 64 e 67 da LDB.

RELTs 19 6 19 4

0
0
0
s2sdefault