A RME retratada por quem a conhece profundamente

luiz ghi rr2019O SINESP e seus Dirigentes estão sempre atuantes, atentos a todas as questões que dizem respeito à educação e à escola pública.

No âmbito da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, esse interesse se consolida em um trabalho sindical forte e resoluto, pois nela atuam os Gestores Educacionais, sua base sindical: Diretores de Escola, Coordenadores Pedagógicos, Assistentes de Diretor, Supervisores Escolares e demais educadores que desempenham funções nos órgãos centrais da educação municipal.

O fato de estarem na gestão das Unidades Educacionais e nos órgãos centrais os coloca em condições de conhecerem profundamente a realidade em que atuam. E é desses profissionais e de sua experiência que o SINESP colhe anualmente, há mais de uma década, informações para compor o Retrato da Rede através de uma pesquisa qualificada, com base científica.

A partir do resultado anual dessa pesquisa, é construído o Índice SINESP da Educação Municipal - ISEM - para aferir o desempenho do governo em suas políticas educacionais.

O mérito da divulgação desses indicadores é colocá-los ao alcance dos diversos segmentos interessados na educação pública municipal: pais, docentes, funcionários, órgãos de comunicação, universidades, legisladores, órgãos fiscalizadores do poder público, entre outros.

Um dado alarmante mostrado pelo ISEM 2019 é o aumento da insegurança no local de trabalho. A série histórica desse indicador expõe um aumento de 50% de episódios de violência desde 2012, primeiro ano de aferimento.

Também chama a atenção a falta de oferta, pelos governos, de formação aos Gestores Educacionais condizente com a complexidade do trabalho que desenvolvem. E dados reveladores da ausência do Estado nas periferias vêm sendo apontados ao longo dos anos: lixo, falta de iluminação, ruas esburacadas no entorno das Unidades Educacionais.

O Retrato da Rede, no entanto, vai além da mera exposição de dados ao compará-los aos de anos anteriores e gerar indicadores. A partir deles, os dirigentes do SINESP apontam rumos, propõem soluções e subsidiam a tomada de medidas em prol da melhoria da escola pública municipal.

Mesmo com esse aporte rico e abrangente, porém, avanços consistentes não ocorreram na gestão da educação municipal, como mostram os indicadores do ISEM, independente dos Partidos Políticos ou ideologias no poder.

O esforço persistente e permanente do SINESP para reverter essa situação não só vai continuar, mas ampliar, como exige o momento atual. Retirada de direitos sob a desculpa de reformas, corte de verbas da educação e de áreas sociais, perigo de retrocesso democrático, tudo isso está presente no radar sindical e nas ações do SINESP.

E a tudo o Sindicato dos Gestores Educacionais vem respondendo com informação precisa, organização, articulação política, mobilização e luta. Essa atuação precisa e assertiva vem repercutindo positivamente na base sindical do SINESP, sempre atuante nessa grande e abrangente jornada, que está longe terminar.

Histórico:

O SINESP elaborou, em 2007, um dossiê apontando os principais problemas do ambiente de trabalho e os reflexos deles sobre os Gestores Educacionais. Dois anos depois o dossiê se tornou o Retrato da Rede e, em 2012, foi criado o ISEM, Índice SINESP da Educação Municipal.

O Retrato da Rede é elaborado a partir da pesquisa anual realizada em reuniões regionalizadas com os Gestores Educacionais da Rede Municipal de Ensino, aplicada pelo SINESP com assessoria técnica do Instituto Cultiva, em que são levantados dados em seis dimensões, para as quais são elaborados indicadores nos temas:

• Gestão de pessoas

• Apoio técnico da SME

• Capacitação

• Ambiente físico e equipamentos

• Saúde

• Violência

Cada um desses temas possui um conjunto amplo de questões abordadas no questionário.O indicador agrega informações padronizadas e varia de 0 a 1, sendo zero a pior e 1 a melhor situação.

ISEM é o Indicador SINESP da Educação Municipal, construído

a partir dos dados levantados pelo Retrato da Rede.

 

 

0
0
0
s2sdefault