Em audiência com Dirigentes do Sindicato na SME, o Secretário Alexandre Schneider anunciou que o governo garantiu em orçamento as parcelas cheias do PTRF para 2018 e reconheceu o protagonismo do SINESP na ação junto ao Ministério Público, em defesa das verbas para a Educação.  

ReuniaoSME 13 9 17 Site 1Na ocasião, o Sindicato levou ao governo dados da pesquisa Retrato da Rede, realizada anualmente entre os Gestores Educacionais da RME, outra ação de vanguarda do Sindicato. Com base nessa pesquisa, o Índice SINESP do Ensino Municipal – ISEM – atribui uma nota aos governos nas políticas para o setor educacional. O ISEM 2017 mediu o último ano da gestão Fernando Haddad (2013-2016) e a nota atribuída foi 0,27, numa escala de 0 a 1.

A baixa pontuação dos governos avaliados nos nove anos de existência do ISEM acaba por desvendar a pouca escuta que dedicam aos educadores. O Prefeito Gilberto Kassab (2009-2012) terminou sua gestão com nota 0,22.

Veja detalhes AQUI

Balanço geral

 O encontro mostrou a força da iniciativa do SINESP ao dar voz à sua base, os Gestores Educacionais, através da pesquisa Retrato da Rede. Cada um dos itens avaliados foi debatido no encontro: gestão de pessoas, apoio técnico da SME, capacitação, ambiente físico e equipamentos, saúde do trabalhador e violência.  No decorrer da reunião foi inevitável que o atual Secretário Alexandre Schneider, que já havia analisado anteriormente os dados da pesquisa, se posicionasse sobre cada questão levantada pelo SINESP, adiantando procedimentos que vem tomando nos sete meses à frente da SME:  

ReuniaoSME 13 9 17 Site 2- A SME pretende fazer outras pesquisas junto à RME e comunidade, a exemplo das já realizadas, para definir providências, legitimar ações e dar transparência aos gastos.

- Anunciou que fará chamada de Gestores concursados  após a remoção.

- A Educação Inclusiva está sendo alvo de estudo e está prevista total remodelação nesta questão.

- A pedido do Grupo de Trabalho sobre a violência, do qual o SINESP é assíduo participante, a SME fez um mapeamento das ocorrências na RME, por região e UE, para favorecer a visualização dos problemas, a distribuição da Guarda Civil Metropolitana e a prevenção e promoção de ações específicas. Ficou de  enviar o estudo ao SINESP para divulgação à sua base, juntamente com um relatório dos programas que estão sendo feitos  no sentido de enfrentar os problemas.

-  Até o final do ano a SME pretende resolver os graves problemas de informática enfrentados diariamente pelas equipes escolares.

- SME pretende promover formação para os concursados ingressantes, focada na resolução dos problemas burocráticos e na importância da intervenção qualificada dos G estores no campo pedagógico.

SINESP dá o recado

O Sindicato adiantou ao Secretário que fará uma pesquisa com sua base, via site, para detectar problemas com a merenda escolar e avaliar a satisfação da RME. A iniciativa foi proposta pelos representantes do SINESP no Conselho de Alimentação Escolar, que já elaboram as questões. Solicitou que a SME sempre se adiante e prepare as equipes escolares a respeito de mudanças que pretenda implantar na RME. Muitos problemas seriam evitados, como os que ocorreram na merenda, com esta simples providência, uma vez que todas as políticas têm impacto direto nas UEs. Elas são o braço do governo junto às comunidades e os Gestores Educacionais não podem ficar à mercê de mudanças  sem o preparo adequado, sem orientações seguras e precisas, respaldadas na realidade.

O SINESP fez também um forte apelo pela continuidade imediata pela chamada dos concursados e pela prorrogação dos prazos dos concursos no próximo ano.

Elencou, por fim, problemas urgentes que precisam de imediata atenção da SME: planejamento da demanda, menor burocracia no trato das verbas, necessidade das DREs e das Secretarias se conversarem para o encaminhamento conjunto e a resolução dos problemas. Diante das inúmeras pesquisas e levantamentos que vêm sendo feitos pela SME, o  SINESP espera que os dados sirvam para realmente mudar a realidade adversa que as equipes escolares estão enfrentando. 

0
0
0
s2sdefault