O curso inédito do SINESP de Introdução ao pensamento político terá seu segundo módulo de 16 de agosto a 13 de dezembro. Não ter participado do primeiro, que foi um sucesso entre os filiados, não impede a participação neste, uma vez que serão abordados momentos e filósofos diferentes! OBS: Curso livre, sem pontuação, voltado à formação política dos filiados.

Inscrições: 10 e 11 de Agosto das 9h as 17h, pelos telefones do Sinesp: 3255-9794, 3116-8400 e pelo WhatsApp.

Curso INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO POLÍTICO: O pensamento político moderno – Módulo 2
O curso “Introdução ao pensamento político” apresentará um panorama do pensamento político ocidental, passando pela origem da política no contexto da filosofia grega clássica, pelo advento do Estado moderno e culminando nas discussões sobre o poder político no contexto do pensamento contemporâneo.
Programaticamente, ao apresentar e discutir as principais ideias de pensadores como Platão, Aristóteles, Maquiavel, Hobbes, Locke, Rousseau, Kant, Tocqueville, Marx, Mill, Bobbio, Foucault, Rancière, Butler, entre outros, o curso abordará os seguintes temas gerais:
a) a ideia de política;
b) democracia e formas de governo;
c) Estado moderno e política;
d) poder(es) e política;
e) liberdade política.
f) liberalismo e neoliberalismo;
g) socialismo, comunismo e anarquismo.
Tais temas serão trabalhados em módulos distintos, a serem ofertados semestralmente.
O segundo módulo também terá como título e tema “O pensamento político moderno” e trabalhará principalmente com a obra de Tocqueville, Schiller, Hegel, Mill, Marx e Spencer – entre outros autores do período que eventualmente podem ser trazidos à discussão.

Periodicidade: semanal, às terças-feiras
●Data de início/término Módulo 2 - De 16/08 a 13/12
Horário: Das 19h as 20h30
Vagas: 40
●Aulas remotas pela plataforma ZOOM.

• Prof. Dr. JEAN RODRIGUES SIQUEIRA
Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal do ABC – UFABC (2020), Doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – MACKENZIE (2017), Licenciado em História pelo Centro Universitário Nove de Julho – UNINOVE (2007), Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP (2005), Bacharel em Filosofia pela Universidade São Judas Tadeu – USJT (2001). Membro dos grupos de pesquisa Estudos do Idealismo (GPEI), da UNESP/Marília, e Estética e Política, do UNIFAI. Foi coordenador do curso de Graduação em Filosofia da Universidade Camilo Castelo Branco – UNICASTELO – de 2011 a 2015, e professor da instituição de 2008 a 2017. Desde 2014 é professor do curso de Graduação em Filosofia do Centro Universitário Assunção – UNIFAI a – e dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Filosofia e Pensamento Político Contemporâneos, História, Civilização e Pensamento Medieval, História: Arte, Patrimônio e Cultura dessa instituição. Foi professor das disciplinas de Ética e responsabilidade profissional e Sociedade e tecnologia em cursos de Graduação da FATEC Mogi das Cruzes. É autor do livro Berkeley e o esse est percipi: um exame de duas interpretações da justificação do princípio fundamental da filosofia imaterialista (Autografia, 2005) e coordenador da coleção Desconstruindo o lugar-comum, sob a qual foram lançados os livros Comunismo (2019), Racismo (2019) e Evolucionismo (2021), todos pela Editora Fibra/Edições Brasil.

0
0
0
s2sdefault