A crônica como gênero textual

Uma das principais vertentes do gênero textual narrativo, a crônica é objeto de estudo do CFCL Benê do SINESP em curso ministrado pelos professores Jean Rodrigues Siqueira e Marcos Maurício Alves da Silva

Curso: A crônica como gênero textual: um estudo de sua natureza e características

Formato: virtual, pela plataforma Zoom

Datas: às quartas-feiras 4/10, 18/10, 25/10 e 8/11

Horário: das 19h às 20h30

Carga Horária: seis horas

Vagas: 30

Inscrições: dias 19, 20 e 21 de setembro

Professores: Jean Siqueira e Marcos Maurício

Observação: curso livre, sem pontuação

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

A construção da crônica e suas especificidades

A crônica como gênero textual: um estudo de sua natureza e características, curso preparado pelo CFCL Benê do SINESP, tem como objetivo levar aos filiados uma introdução ao estudo da crônica, partindo do resgate de sua história e avançando pela consolidação das especificidades desse tipo de discurso que pertence ao gênero narrativo.

O curso terá como referencial teórico a produção dos principais cronistas do país, debruçando-se sobre a estética e as especificidades dessas ricas construções literárias.  

Conteúdo programático

Aula 1: História da crônica

Aula 2: Natureza e características da crônica

 Aula 3: Análise de crônicas

 Aula 4: Análise de crônicas

Ministrantes do curso

Prof. Dr. Jean Rodrigues Siqueira

Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal do ABC – UFABC (2020), Doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – MACKENZIE (2017), licenciado em História pelo Centro Universitário Nove de Julho – UNINOVE (2007), Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP (2005), Bacharel em Filosofia pela Universidade São Judas Tadeu – USJT (2001). Membro dos grupos de pesquisa Estudos do Idealismo (GPEI), da UNESP/Marília, e Estética e Política, do UNIFAI. Foi coordenador do curso de Graduação em Filosofia da Universidade Camilo Castelo Branco – UNICASTELO – de 2011 a 2015, e professor da instituição de 2008 a 2017. Desde 2014 é professor do curso de Graduação em Filosofia do Centro Universitário Assunção – UNIFAI – e dos VII – MINISTRANTES DO CURSO VI – INFORMAÇÕES GERAIS V – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 3 cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Filosofia Contemporânea, Pensamento Político Contemporâneo e História, Civilização e Pensamento Medieval dessa instituição. Foi professor das disciplinas de Ética e responsabilidade profissional e Sociedade e tecnologia em cursos de Graduação da FATEC Mogi das Cruzes. No SINESP, é comediador do Clube de Leitura, Cine Debate e Música em Debate e professor do curso de Introdução ao pensamento político. É autor do livro Berkeley e o esse est percipi: um exame de duas interpretações da justificação do princípio fundamental da filosofia imaterialista (Autografia, 2005) e coordenador da coleção Desconstruindo o lugar-comum, sob a qual foram lançados os livros Comunismo (2019), Racismo (2019) e Evolucionismo (2021), todos pela Editora Fibra/Edições Brasil.

Prof. Me. Marcos Mauricio Alves da Silva

Possui graduação em Tradução e Interpretação Português / Espanhol pelo Centro Universitário UNIBERO (2000), graduação em Licenciatura Plena - Português / Espanhol pelo Centro Universitário UNIBERO (2001) e mestrado em Língua Espanhola pelo programa de Língua Espanhola e Literatura Espanhola e Hispano-Americana pela Universidade de São Paulo (2006). É professor da ESPM no curso de Relações Internacionais. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Espanhola. No SINESP, é comediador do Clube de Leitura, Cine Debate e Música em Debate e professor de Espanhol há mais de 20 anos. É coautor da coleção de livros para o ensino médio Español entre contexto.

*Imagem gerada a partir do Adobe Express

0
0
0
s2sdefault