Umberto D retrata a Itália pós-guerra e foi indicado a prêmios internacionais, apesar da resistência do público italiano.

Cine Debate: Umberto D (disponível no YouTube)

Data: 12 de abril

Horário: às 15h

Inscrições: dias 9 a 11 de abril

Formato: via plataforma Zoom

As inscrições podem ser feitas das 9h às 17h pelos telefones do SINESP 3255-9794 e 3116-8400 e pelo WhatsApp 3116-8400.

Umberto D. Ferrari é um funcionário público aposentado que vive em um quarto alugado em Roma na década de 1950. Ele passa por dificuldades financeiras e luta constantemente para se manter no seu quarto alugado. Enquanto isso sua senhoria ameaça despejá-lo junto com seu melhor amigo, o cachorro Flike.

Umberto D é um filme italiano neorrealista, com direção de Vittorio de Sicca, que o dedica ao seu pai. O diretor fez a opção de filmar o longa com atores não profissionais e aborda assuntos importantes como a solidão e a velhice e tece críticas à uma sociedade onde as pessoas idosas perdem sua utilidade.

O retrato fiel da situação econômica da Itália foi motivo de resistência do público italiano com o filme, que não se agradou ao ver a crise econômica reproduzida nas telas de cinema justamente quando o país tentava se recuperar dos espólios da guerra. Contudo isso não impediu que o longa se tornasse um sucesso internacional sendo indicado ao Grand-Prix do festival de Cannes em 1952. O Cineasta Ingmar Bergman afirmou em entrevista que Umberto D “é um filme que eu vi cem vezes”, e o diretor Martin Scorcese incluiu o filme na sua lista “39 filmes estrangeiros essenciais para jovens cineastas”.

Se interessou? Então assista ao filme que já está disponível no YouTube, e #JunteSeAoCFCL nesse intenso drama romântico.

 

 

0
0
0
s2sdefault