Tutankamon - uma experiência imersiva

O SINESP acompanhou um grupo de filiados, no dia 16 de abril, a uma viagem sensorial pelos mistérios do Egito Antigo. A exposição Tutankamon – uma experiência imersiva, em cartaz no Shopping Cidade de São Paulo, reúne tradição e inovação a serviço da história.

A vida e os costumes da época de um dos mais fascinantes faraós do Egito são apresentados com o auxílio de cenários altamente tecnológicos, com utilização de realidade virtual e sala de projeção em 4K.

Da origem do Egito, segundo a mitologia, à crença na vida após a morte e seus complexos rituais de mumificação, a experiência tem como objetivo fascinar os visitantes.

A Dirigente Sindical Alcina Carvalho Hatzlhoffer acompanhou o grupo de filiados e se encantou ao ficar frente a frente com a cultura de uma civilização fascinante: “Envolvidos pelos segredos da civilização milenar do Egito Antigo, percorremos as várias salas da exposição que transbordam a história da descoberta da tumba do faraó Tutankamon em 1922 e todos os seus mistérios. As experiências sensoriais de imersão e no metaverso nos conduzem aos caminhos percorridos pelo jovem Tutankamon, inserindo o grupo numa viagem arqueológica através do tempo”.

Tutankamon

Tutankamon, possivelmente o mais famoso entre todos os faraós do Egito Antigo, nasceu em 1341 a.C. Aos 9 anos de idade ascendeu ao trono. Casou-se com uma princesa quatro anos mais velha do que ele chamada Ankesenamon (filha de Akenaton e Nefertiti).

O reinado de Tutankamon, entretanto, foi muito curto, pois ele morreu aos 19 anos, em 1323 a.C. de forma misteriosa. De acordo com exames realizados em 2005 na múmia do faraó, a morte teria sido causada por um golpe em sua nuca.

Em 1922, o egiptólogo Howard Carter acessou a entrada da tumba do faraó e o mundo pôde conhecer o corpo e os tesouros de Tutankamon, além de entender melhor os costumes da época. Vasos, carruagens, tronos e joias foram encontrados. Os itens demoraram dez anos para serem removidos e parte deles está exposta no Museu do Cairo.

Com informações de InfoEscola e Ticket Master

0
0
0
s2sdefault