Live Com Pagu Rodrigues

TERRITÓRIOS E DIREITOS INDÍGENAS é o tema da conversa com Pagu Rodrigues, indígena, socióloga formada pela USP, estudante de Direito e membra da Comissão de Povos Indígenas da OAB.

No diálogo com Pagu estarão a dirigente do SINESP Maura Maria da Silva - historiadora, diretora aposentada de escola da RME, professora de história aposentada PEB II da Rede Estadual - e Marcos Maurício Alves da Silva, que possui mestrado em Língua Espanhola, pós-graduação em Tradução e Interpretação e graduação em licenciatura plena Português/Espanhol. É professor nos cursos de Relações Internacionais e Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo da ESPM e, no SINESP, professor de língua espanhola e mediador do Clube de Leitura, do Cine Debate e do Música em Debate.

Debate urgente

O SINESP se esforçou para organizar esse encontro com Pagu por ser extremamente importante e urgente colocar em pauta o debate sobre a questão indígena no Brasil.

O avanço do agronegócio, da extração ilegal de madeira, do garimpo e de outras atividades altamente predatórias tem levado à destruição crescente do território, da cultura e da vida indígena.

Nesse momento trágico que o país vive, há iniciativas legislativas em tramitação que visam à liberação da barbárie contra os povos originários, inclusive com a aprovação de lei que abre as portas da Amazônia e ajuda na expansão do garimpo ilegal, uma praga dominada por bandidos que está vilipendiando, deteriorando e dizimando a cultura e a vida indígena.

Vozes corajosas e atuantes como a de Pagu são essenciais para a compreensão de um tema tão complexo. Com a presença dessa liderança fundamental à causa dos territórios e direitos indígenas, a live do SINESP abre um canal de diálogo e convida a todos para um debate de extrema relevância sobre o momento que o país atravessa.

 

Comentários   

# Vania Ferreira de Carvalho 14-04-2022 16:25
Porque o Sinesp escreveu " Membra" e não
Membro. Nunca vi essa palavra
Responder | Responder com citação | Citar
# SINESP 18-04-2022 09:23
Oi, Vania. Tudo bem? Ainda que seja pouco utilizada pelos falantes de nossa língua, a palavra membra é o feminino de membro e está corretíssima. Obrigado e abraço!
Responder | Responder com citação | Citar
# Elizabeth Castellão 18-04-2022 11:06
A palavra “membra” é pouco usada, porém dá voz ao feminino, valoriza a participação da mulher, ressalta às intervenções femininas. Valeu!
Responder | Responder com citação | Citar
# Regina Gatti 19-04-2022 21:56
Tenho muito interesse nesse tema, com informações e análises das barbaridades cada vez mais graves comet cometidas contra os indígenas brasileiros
Responder | Responder com citação | Citar
# SINESP 22-04-2022 09:14
Verdade, Regina. Tema importante e negligenciado pela grande imprensa. Pagu deu uma aula nessa live, que está disponível para quem quiser assistir no site do SINESP e em nosso YouTube. Abraço!
Responder | Responder com citação | Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

0
0
0
s2sdefault