O curso EaD “Acompanhamento das aprendizagens dos bebês, crianças, adolescentes, jovens e adultos e sua interface com a formação de gestores” já está homologado pela SME (Despacho nº 23022, publicado no DOC de 17/3/23, pag 171).

Promovido pelo SINESP entre 3 e 29 de abril, em parceria com o Instituto Cultiva, o curso oferece 500 vagas a serem preenchidas por ordem de inscrição. Os participantes serão organizados em 10 turmas com 50 alunos.

Inscrições encerradas, vagas preenchidas.

Datas e horário das aulas síncronas

Dias 04/04, 11/04, 18/04 e 25/04 - das 19h às 20h

Ambiente virtual de aprendizagem: plataforma moodle

Carga horária: 20 horas, sendo 16h a distância e 4h em aulas síncronas.

Total de vagas: 500, sendo 50 vagas por turma

Quantidade de turmas: 10

Público-alvo: Assistente de Diretor de Escola, Coordenador Pedagógico, Diretor de Escola e Supervisor Escolar

OBS: As inscrições serão validadas pela ordem de cadastro no link, considerando as especificações do público-alvo

Certificação: conceito p ou s pela participação e envolvimento, 100% de frequência e realização da atividade obrigatória.

 

Objetivos do curso “Acompanhamento das aprendizagens dos bebês, crianças, adolescentes, jovens e adultos e sua interface com a formação de gestores”

A pandemia de COVID provocou o fechamento das escolas e a adoção do ensino à distância. Os estudantes de famílias mais pobres, maior parte do público da RME, foram os mais afetados.

São vários os fatores para isso, relacionados às grandes desigualdades no acesso à educação escolar advindas da realidade de exclusão e pauperização social. Entre eles está a falta de recursos tecnológicos e de apoio nas residências para as aulas remotas e a realização das tarefas.

Entre as consequências que resultaram desse período de quase dois anos de distanciamento social (2020-2021) estão as demandas pedagógicas que restaram às escolas.

Com a retomada do ensino presencial, elas se impõem e exigem respostas e ações. Um dos maiores desafios tem sido a recomposição das aprendizagens.

Estudos e pesquisas apontam a importância de estratégias que visem a proporcionar os direitos de cada estudante matriculado em uma unidade escolar, sejam elas desenvolvidas no âmbito interno ou externo, envolvendo toda a comunidade escolar.

Nesse sentido, o papel da equipe gestora como incentivadora de atividades formativas reveste-se de maior importância.

A ação desses profissionais, sempre essencial, é ainda mais nesse momento para potencializar a recuperação e o acompanhamento das aprendizagens.

Também é, assim, fundamental para a garantia do direito de aprender de todos os bebês, crianças, adolescentes, jovens e adultos matriculados em nossas unidades educacionais.

Refletir com as equipes gestoras esse contexto, suas variáveis, possibilidades e necessidades é o objetivo central desse curso. Sua inscrição, participação e contribuição será muito bem vinda.

 

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