Ciente de que o problema está longe de ser resolvido e não pode ser esquecido, da necessidade de estudos e propostas de políticas públicas e ações em várias esferas para que soluções sejam efetivadas, o SINESP organizou encontros na Câmara Municipal e nas 13 DREs para mobilizar a categoria, as famílias, autoridades e pesquisadores em busca de diagnósticos e soluções para a violência que invade os muros das escolas.

O próximo passo é organizar o retorno à Câmara Municipal para apresentar um documento contendo um leque de propostas de medidas que será entregue às autoridades e setores competentes para encaminhamentos, com vista à efetivação de ações que tornem realidade a cultura de paz e o combate à violência.

A ampla repercussão e as reações, de autoridades governamentais a cidadãos comuns, frente aos recentes e chocantes eventos que resultaram em mortes de crianças, jovens e educadores, contrasta com o silêncio que novamente recai sobre o tema da violência em escolas.

O SINESP está em outra sintonia por saber que o problema está longe de ser resolvido, pode reaparecer a qualquer momento, em qualquer lugar, piorado e ainda mais chocante. Por isso arregaçou as mangas e foi a campo e à luta.

União pela paz

Nesse sentido, realizou diálogos em seus canais de comunicação e em reuniões com seus representantes dos locais de trabalho com o suporte de especialistas e pesquisadores.

Organizou o Encontro “Unidos pela Paz em nossas Escolas” na Câmara Municipal no dia 17 de maio, com apoio do Conselho de Representantes dos Conselhos de Escola - CRECE Central e da União Paulista dos Estudantes Secundaristas – UPES, em que reuniu setores envolvidos com a educação pública, como instâncias do governo, Conselho Municipal de Educação, parlamentares e pesquisadores.

Em seguida organizou encontros com a comunidade educacional nas 13 Diretorias Regionais de Educação que dividem o território da cidade. Neles buscou diálogo e reflexão com a comunidade educacional – gestores, professores, alunos e seus familiares - sobre os diversos aspectos da violência nas escolas, do socioeconômico ao pedagógico, para levantar diagnósticos e proposição de medidas.

Esses encontros ressaltam o pioneirismo do Sindicato e dos Gestores Educacionais das escolas municipais de São Paulo na organização de um debate coletivo para, em vez de fazer de conta que o problema não se repetirá, tratá-lo com a coragem e a seriedade necessárias em busca de soluções.

Na luta por medidas concretas

Após os encontros nas DREs, está sendo organizado pelo SINESP e seus parceiros nessa luta o retorno à casa legislativa para apresentar um documento contendo um leque de propostas de medidas que será entregue às autoridades e setores competentes para encaminhamentos, com vista à efetivação de ações que tornem realidade a cultura de paz e o combate à violência.

Acompanhe o site e as redes sociais do SINESP para saber quando será o retorno à Câmara e participar!

A seguir, imagens dos Encontros nas DREs, dos quais participaram gestores, alunos, pais e pesquisadores.

Dre Itaquera

DRE SA

Butanta

Capela

DreCampoLimpo

DRE Guaianases

DREJT

DRE Penha

DRE Pirituba 

DreSMateus 

 DreSMiguel

 

Outras atividades realizadas pelo SINESP de estudo e combate à violência nas escolas

  • SINESP Diálogos de 19 de abril com a Profª e Pesquisadora da Faculdade de Educação da Unicamp Telma Vinha para apresentar suas reflexões e pesquisas.
  • Encontro pela Paz em nossas Escolas, no dia 17 de maio - ao lado .
  • SINESP Diálogos no dia 13 de junho colocou em pauta as experiências e estudos do Dr. em Filosofia da Educação e Professor da USP, José Sérgio Fonseca de Carvalho, sob o tema “A escola como objeto da violência: do diagnóstico à proposta de uma ação escolar”.

RELTs e CREP

  • Para qualificar o debate com os Representantes e Conselheiros, o SINESP promoveu, na reunião de RELTs de 13 de abril, palestra sobre violência nas escolas sob o tema “Educação para a cultura da não violência”, com Maria Cecilia Castro Gasparian, Doutora e Mestre em Educação, Pedagoga, Psicopedagoga e Psicóloga Clínica.
  • Na reunião do Conselho de Representantes realizada no dia 24 de maio, o SINESP trouxe a Profª Darlene Ferraz Knoener, pesquisadora do GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral UNESP/UNICAMP), Doutoranda e mestra em Educação Escolar, que dialogou com os Conselheiros a partir do tema “Políticas Públicas em Educação: promoção da convivência e prevenção da violência, em que apresentou pesquisas, estudos e trabalhos focados na convivência nas escolas.
0
0
0
s2sdefault