Recursos Tecnológicos Acessíveis

O Núcleo de Informática Educativa da SME SP realizou pesquisa a fim de oferecer a possibilidade de ultrapassar alguns obstáculos existentes nas Unidades Educacionais da RME, melhorando a qualidade de ensino dos alunos com deficiência, necessidades especiais, TGD, garantindo o direito de aprendizagem. Desse modo profissionais que atuam com esses estudantes estão incorporando alternativas para superar barreiras com relação ao usuário e à tecnologia, favorecendo o alcance de objetivos que visem igualar e qualificar as oportunidades de interação e comunicação dos indivíduos. 
Todos os alunos se beneficiam academicamente e expandem suas oportunidades de sucesso no futuro quando os ambientes educacionais são inclusivos. Daí, emerge a necessidade de promover o acesso de pessoas com necessidades educativas especiais ao universo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) visando o desenvolvimento de suas potencialidades e habilidades


A Informática surge como alternativa em relação à construção do conhecimento de alunos com deficiência ou necessidades educacionais especiais e com o uso do computador é possível realizar um trabalho onde o desenvolvimento de habilidades e competências tenham importantes avanços no âmbito educacional. 
Os recursos digitais podem auxiliar nas atividades da sala de aula, laboratório de informática educativa, sala de apoio, sala de recursos, e outros espaços, buscando encontrar caminhos que possibilitem a descoberta de alternativas possíveis de ação para a construção do conhecimento de qualquer educando, com ou sem deficiência. 


Tanto quanto investir na aquisição de tecnologias de apoio, é preciso assegurar também a qualificação dos profissionais e dos próprios usuários destas tecnologias, para que a sua utilização seja adequada. 
Os alunos matriculados na RME fazem uso dos softwares de acessibilidade instalados na imagem pedagógica: 


Softwares de acessibilidade:

  • DosVox: sistema destinado ao uso do computador através do controle de voz - deficiência visual e dificuldades de leitura e escrita
  • MecDaisy: permite a leitura e produção de livros em formato digital acessível - deficiência visual e dificuldades de leitura e escrita
  • Teclado Virtual (FreeVK): permite entrada de texto em programas de computador de maneira alternativa ao teclado convencional – deficiência motora
  • Sorobã Virtual: ábaco de desenvolvimento lógico matemático - baixa visão e dificuldades em operações matemáticas
  • Mouse Ocular: operar o computador com os olhos – deficiência motora
  • NVDA: leitor de tela em código aberto – deficiência visual e motora
  • Editor Livre de Prancha: canais de comunicação diferentes – dificuldades na fala ou sem escrita funcional
  • Eugênio: preditor de texto – dificuldade de leitura e escrita
  • Simon: controle de computador através da voz – deficiência motora
  • Microfênix: controle de computador através da voz ou som – deficiência motora
  • Componentes de acessibilidade do Windows: lupa, alto contraste, configuração de teclado e mouse.

Jogos de estímulo (SAAI):

  • Jecripe: game para estimulação – síndrome de down
  • Holos: estratégias para desenvolvimento global – deficiência intelectual e dificuldades de aprendizagem

App para Andróid e IOS:

  • ProDeaf
  • Hand Talk
  • Arasaac
  • Livox

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