EDUCOMUNICAÇÃO E IMPRENSA JOVEM
Tools

Rede Sociais na Escola

As novas tecnologias, especialmente no que se refere ao desenvolvimento contínuo de ferramentas da web 2.0, tem sido um espaço muito utilizado pela juventude para a interação com os pares. As ferramentas atraem cada vez mais adolescentes e jovens que buscam formas de se comunicar, se expressar e, também, convocar e mobilizar a sociedade para as suas causas, trazendo à tona demandas desta faixa etária. Além disso, é um espaço relevante para a disseminação de informações e formação de opinião. A escola, diante dessas novas mídias, tem a importante função social de ampliar o acesso à informação e contribuir para a formação de cidadãos críticos. Nesse sentido, trazer a discussão sobre uso de mídias e redes sociais na escola é essencial para formar educadores aptos a compreender e utilizar esses recursos na sala de aula. Portanto, apresentar aos educadores maneiras e atividades para trabalhar com as redes sociais torna-se uma questão essencial. A escola precisa estar atenta a isto e utilizar destas ferramentas para a promoção do conhecimento, aproximação do universo juvenil e garantir que o aprendizado seja de fato significativo, além, é claro, de garantir que os jovens assumam papéis ativos de produção, compartilhamento e troca de conteúdos, ampliando, assim, as suas possibilidades de comunicação e ação cidadã.

Objetivos

Incentivar práticas educomunicativas nas escolas utilizando as redes sociais.

Objetivos Específicos

a) Apresentar e refletir sobre as diferentes formas de se utilizar as redes sociais na escola.

b) Debater sobre a importância das redes sociais na sociedade atual.

c). Discutir a respeito do uso adequado e responsável das redes sociais.

d) Refletir de que forma as redes sociais ampliam o direito à comunicação e a liberdade de expressão.

e) Incentivar o uso das redes sociais como ferramenta para a mobilização social.

f) Ampliar a capacidade de expressão por meio de novas linguagens;

g) Propor a produção de materiais nas redes sociais;

h) Avaliar os impactos das mídias em dispositivos móveis e sua relação com a aprendizagem. Metodologia O curso tem o formato de oficina que pretende ser um espaço de exercício para que os educadores se aproximem do universo das redes sociais e desenvolvam formas de utilizá-las para a realização de atividades mais dinâmicas, interativas e participativas com seus alunos. A proposta discutirá também formas lúdicas e críticas de se utilizar as redes sociais para a cobertura de eventos, por meio da Imprensa Jovem. Para isso, durante o curso os professores poderão vivenciar o uso das redes sociais por meio de discussão de textos (entendido aqui como algo que se anuncia), apresentação de vídeos e atividades práticas em grupo.

Conteúdo

Tema 1: Conhecendo as redes sociais

a) O que são redes sociais?

b) Diferença de redes e mídias sociais;

c) O impacto das redes sociais na sociedade atual: as novas interações na era móvel;

d) Conhecendo tipos de redes sociais: Instagram, WhatsApp e Pinterest

Tema 2: Redes sociais e o direito à comunicação

a) As redes sociais e a liberdade de expressão;

b) As redes sociais e o acirramento das polarizações: caminhos para promoção de diálogos verdadeiros;

c) A segurança e o uso responsável das redes sociais.

d) Conhecendo tipos de redes sociais: Facebook, Twitter, Youtube e Edmodo

Tema 3: As redes sociais na escola

a) As redes sociais na escola;

b) Como inserir as redes sociais no currículo;

c) Juventude conectada: como as crianças e os adolescentes têm utilizado as redes sociais;

d) Dicas e sugestões de atividades com as várias redes sociais.

Tema 4: Redes sociais e participação

a) Participação por meio das redes sociais;

b) Como utilizar as redes sociais para projetos de protagonismo juvenil: uso dos grêmios e Imprensa Jovem;

c) Práticas de mobilização, técnicas e estratégias de campanhas: as redes sociais para engajar alunos, professores e comunidade.

Público Alvo:

Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, Auxiliar Técnico de Educação, Coordenador Pedagógico, Diretor Escolar, Supervisor Escolar

Carga Horária: 12 horas

Número de vagas : 25 participantes

0
0
0
s2sdefault