Aconteceu no SINESP
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Comprometimento é essencial no engajamento da comunidade nas atividades oferecidas pelas escolas.

A pandemia do novo Coronavírus pegou todo mundo de surpresa e fez com que escolas desenvolvessem sistemas emergenciais de aprendizagem a distância, mesmo sabendo ser impossível substituir o ensino presencial. Uma experiência com bons frutos é o da EMEF Hipólito José da Costa - DRE Jaçanã Tremembé, no bairro do Jardim Fontalis.

Logo que se deu o recesso devido ao decreto do Prefeito Bruno Covas e a Instrução Normativa 13/20, a equipe gestora liderada por Walkiria dos Santos, Diretora, Kelly Gonçalves e Sara Melo, Assistentes de Direção (foto no alto da matéria em atividade de 2019 constante no Projeto Político-Pedagógico da EMEF Hipólito José da Costa), começou a organizar o trabalho com o corpo docente, juntamente com a coordenação, para construção da interação na plataforma de estudos online.

As Gestoras contaram à Imprensa do SINESP que, na época, as informações sobre o recesso eram desencontradas. As orientações primeiro apareciam na mídia e nas redes sociais antes de comunicar as Equipes Gestoras. A demanda da comunidade surgia, por meio de telefonemas, por exemplo, e não havia como orientar por desconhecimento do que estava sendo questionado. Nesse início, era uma corrida contra o tempo para levantar as informações e não deixar a comunidade desamparada.

Foi um desafio e tanto! Desde a falta de familiaridade com as ferramentas digitais até a dificuldade no acesso aos equipamentos, só foi possível superar tudo com o comprometimento da equipe. Dentro da possibilidade de cada um, todos conseguiram utilizar as ferramentas. As gestoras acompanharam e orientaram sobre os acessos, oferecendo auxílio individual e em grupo e contando com a multiplicação das novas descobertas entre os pares para que, aos poucos, todos se adequassem.

Para divulgar as novidades para as famílias, as redes sociais foram essenciais. A comunidade é bem participativa, o que ajudou na propagação “boca a boca”. Grupos de alunos e também do Grêmio no Whatsapp foram importantes aliados. Muitas das interações das famílias e dos alunos estão na página da escola do Facebook

Facebook - clique e confira

Instagram - clique e confira 

Muitos professores estão estudando e descobrindo novas ferramentas que poderão continuar auxiliando as aulas mesmo no pós-pandemia. Os professores readaptados têm auxiliado no registro das ações e entrado em contato com as famílias para orientar e auxiliar no acesso à plataforma de estudos.

A equipe de apoio tem participado das reuniões virtuais e vem fazendo estudos de materiais, como o de Direitos Humanos. O comprometimento é tal que um membro da equipe tem se prontificado até a ir à casa dos alunos quando há dificuldade no contato, para avisar sobre a entrega da cesta básica.

 

Apoiar as Equipes Gestoras é ação sindical permanente do SINESP!

Gestor informado é Gestor mobilizado! Gestor, conte sempre com o SINESP, seu parceiro de lutas!

 

>>> Veja mais fotos da EMEF Hipólito José da Costa abaixo.

 

Fachada da EMEF Hipólito José da Costa

 emef hipolito

 

Contação de histórias - Professora Juliane

hipolito3

 

Pote da Calma - Profa. Ana Paula

hipolito4

 

Receita seguindo proporções - Prof. Meres

hipolito5

 

Como fazer Máscara - Prof. Robson (Artes)

hipolito6

Comentários   

# Marcia 24-06-2020 21:32
Orgulho de pertencer a essa equipe !
Responder | Responder com citação | Citar
# Patrícia Manfredi Bo 25-06-2020 13:16
Parabéns equipe Hipólito!!!👏👏👏👏
Responder | Responder com citação | Citar
# Paulo Costa 25-06-2020 19:43
Trabalho coerente e sobretudo de muito empenho e com olhar voltado para a comunidade
Responder | Responder com citação | Citar
# Mary e g caminotto 26-06-2020 09:27
É felicidade constatar que nosso ideal permanece e se aprimora.mesmo aposentada não deixo de acompanhar as ações criativas e comprometidas dos colegas mais novos. Parabéns e minha admiração!
Responder | Responder com citação | Citar

Adicionar comentário


0
0
0
s2sdefault