O primeiro Cine Debate Virtual do SINESP reuniu mais de 30 filiados em duas datas, 24 e 25 de junho, tendo como ponto de partida o filme Negação, produção baseada na luta de uma estudiosa americana contra um negador do Holocausto. A temática do negacionismo se mostra muito atual apesar de retratar fatos que aconteceram nos anos 90 - e que remetem à Segunda Guerra Mundial.

Jean Rodrigues Siqueira, professor-doutor de graduação e Pós-Graduação de Filosofia, abre o debate trazendo as circunstâncias históricas que permeiam a trama. O debatedor aponta que, tanto naquela época quanto hoje, notícias falsas acabam por tomar o lugar do debate fundamentado, reescrevendo assim a compreensão geral da população.

Mestre em Língua Espanhola e professor de Espanhol do CFCL-SINESP há mais de 20 anos, o professor Marcos Maurício Alves da Silva, também debatedor, cita o caso brasileiro da Editora Revisão, fechada nos anos 90 porque tinha no catálogo livros negacionistas sobre o Holocausto. Ficou provado na Justiça que aquele conteúdo não poderia existir. Só que hoje tudo isso está na internet, espaço onde quase tudo é permitido, e vai ganhando amplitude como uma nova possibilidade de realidade, alerta.

Norma Lúcia Andrade dos Santos, Diretora Cultural do SINESP, também reforça a necessidade do combate às notícias falsas. Tem 30% da população que acha que fake news é liberdade de expressão. É muito importante que isso seja discutido agora. A mentira não pode se passar por verdade e ser vendida à população. Norma também celebra a assertividade na escolha do filme. Esse filme é tão atual que se assistirmos daqui a dez anos ele vai continuar atual!, frisa.

O trabalho de equipe dos pesquisadores para derrubar a versão negacionista na Justiça da Inglaterra chamou a atenção de Luiz Ghilardi, presidente do SINESP. Minha vida toda como professor de Educação Física, Coordenador Pedagógico e sindicalista foi arrumar equipes e estratégias. Quando a pesquisadora Deborah Lipstadt – vivida no filme pela britânica Rachel Weisz, – percebeu que era parte de uma equipe, a coisa andou, comemora.

O filme inspirou Ghilardi a se aprofundar na pesquisa sobre o assunto, assim como vários outros participantes. Alguns trouxeram até outras obras como referência, como o filme “Chicken Little”, de 1943, recomendado pelo professor Marcos, e o documentário "A Terra é Plana", produzido pela Netflix, indicado pela vice secretária-geral do SINESP, Maria Cristina Ribeiro.

A dirigente sindical assinalou que a escolha do filme "Negação" foi brilhante. Trouxe uma reflexão ampla sobre o negacionismo, que é a rejeição dos princípios básicos da ciência para reforçar conceitos particulares e gerar relação tensa na sociedade. Para ela, a semelhança com a atualidade não é casual, o que prova o obscurantismo desse período. Passa pela negação dos problemas climáticos, da Covid-19, do evolucionismo e muitas outras evidências científicas, aponta.

A edição online abre possibilidades para ampliar formas de participação quando tivermos o pós normal com participações presenciais e a distância simultâneas, destaca Christian Sznick, Diretor de Imprensa do SINESP. Tanto que essa primeira edição contou até com a presença de filiadas que estão fora do Brasil. Do norte de Portugal, por exemplo, Gloria Callender debateu ativamente e ainda aproveitou para parabenizar o CFCL-SINESP pela escolha do filme: Perfeito!

Segundo a Diretora Cultural do SINESP,  esse é o primeiro de muitos cine debates virtuais previstos para 2020. Fique ligado em nossos informativos para não perder as próximas edições. É uma oportunidade excelente de debater e encontrar com as pessoas ligadas à reflexão de temas importantes da nossa realidade, reforça a filiada Ana Cândida. Saio encantado desse encontro, sublinha o presidente do SINESP

Novidades

E tem mais! Em breve, o CFCL-SINESP lançará o Música em Debate, com um novo olhar sobre composições que tenham temáticas interessantes. Já tem Clube de Leitura agendado para a última semana de julho. Aguarde mais novidades do CFCL-SINESP

>>> Clique aqui para ver o filme Negação no Youtube.

>>> Veja abaixo mais fotos do Cine Debate Virtual do CFCL-SINESP

CineDebate2site

CineDebate3site

0
0
0
s2sdefault