"Na educação habita a semente da esperança". Com essas palavras, o papa Francisco acaba de conclamar, no Dia dos Professores, nesta quinta, 15 de outubro, um novo Pacto Global da Educação. “Queremos empenhar-nos corajosamente a dar vida a um projeto educativo, investindo as nossas melhores energias e iniciando também processos criativos e transformadores em colaboração com a sociedade civil”: reforçou o sumo pontífice da Igreja Católica.

Em meio à Luta pelo não retorno em 2020, o SINESP acompanha a discussão mundial sobre o currículo a ser construído para quando houver um retorno seguro às aulas. O Pacto Educativo Global proposto pelo Papa Francisco em 2019, no momento atual de desalento pela ausência de políticas públicas no plano federal e falta de escuta no municipal, ganha contornos mais fortes.


Em 12 de março, no auditório do CFCL -  SINESP, foram lançadas as pedras fundamentais para a elaboração do documento, com a participação da Vice Presidente do SINESP Maria Benedita de Castro de Andrade, a Benê e da Vice Diretora de Imprensa do SINESP e Vice Presidente do Conselho de Alimentação Escolar Marcia Fonseca Simões, e Rudá Ricci, assessor sindical do SINESP e sociólogo com formação na UNICAMP, que abriu os trabalhos e faz a coordenação do Pacto no Brasil.


O Pacto Educativo Global é fruto da preocupação com as escolas nos pós pandemia, considerando o forte impacto sócio emocional que atinge educandos, famílias e educadores, assolando os gestores educacionais que estão desde o começo da pandemia na linha de frente das escolas.


Apesar do projeto surgir a partir de proposta de Francisco, é um movimento ecumênico que conta só no Brasil com mais de 80 entidades de todas as vertentes religiosas e políticas para a sua construção, imbuídos do compromisso por “ uma educação mais aberta e inclusiva, capaz de escuta paciente, diálogo construtivo e mútua compreensão”.


No dia 15 de outubro, foi feito o lançamento mundial do Pacto Educativo Global . No evento, o coordenador do Pacto Educativo Global, Rudá aborda a importância da pluralidade do momento com foco nas entidades humanistas, superando a questão religiosa. citando que o Pacto aglutina várias entidades e sindicatos ligados à educação, organizações da sociedade civil, retomando que o dia 15 de outubro no Brasil é dia do professor e também o dia internacional da mulher rural, ressaltando a importância da mãe na escolarização dos filhos e de sua própria escolarização


A Dirigente do SINESP Marcia Fonseca Simões acompanhou as discussões no período de pandemia e afirma que foi importante a participação do SINESP nas discussões trazendo o olhar dos gestores educacionais das escolas públicas da cidade de São Paulo, pois será uma tarefa árdua reconstruir a escola no pós pandemia. Nada será como antes, mas na ação coletiva de todos os segmentos da escola, educadores, educandos, família, em conjunto com ações intersetoriais, seremos uma outra escola, mais humana.


Nestes sete meses, com o empenho de todos os envolvidos, o documento final já está prestes a ser impresso e distribuído à sociedade, para promover e aprofundar o debate sobre esta nova escola em que não há lugar para a Educação Bancária de que falava Paulo Freire, mas uma Educação que se importe com as pessoas e com o planeta.

Juntos, somos fortes!

Junte-se a quem luta com você! SINESP, junto com o Gestor Educacional!


LEIA MAIS:

>>> SINESP sedia 1º Encontro e apoia o Pacto Educativo Global no Brasil

0
0
0
s2sdefault