Aconteceu no SINESP
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

2020 foi um ano de desafios, marcado por uma pandemia que criou dificuldades enormes. Nem parece que se passaram apenas 12 meses desde que foi veiculada a primeira notícia de que um novo vírus estava sendo transmitido entre humanos.

Ninguém poderia imaginar até que ponto a vida mudaria. E ainda não há certeza do quanto vai mudar. Para a Diretoria do SINESP 2020 foi um ano de desafios ainda maiores que todos os demais, que persistem e adentrarão 2021 com a mesma dramaticidade com que chegam a esse final de ano.

No início de março, junto com os Gestores Educacionais da RME, o SINESP começou a batalha!

O distanciamento e o isolamento, o medo da contaminação e a insegurança com a vida impostos pela pandemia trouxeram incertezas inéditas.

A primeira batalha se deu para colocar todos os Gestores em teletrabalho. Luta árdua contra a insensatez da administração municipal, que contou com a complacência da justiça, que acionada pelo Sindicato não se posicionou com a firmeza que dela se esperava.

A partir daí o SINESP se manteve ao lado dos Gestores, lutando para garantir itens de higiene e de segurança, para impedir a sobrecarga imposta à categoria, para quebrar a falta de escuta e de negociação e acabar com a desordem, os desencontros e a desinformação promovida pela SME e pelas DREs.

Protagonizou o esforço para unir os Sindicatos na luta, defendeu alimentação escolar para todos, lutou para que a distribuição de cestas básicas não fosse tarefa dos Gestores e por segurança, lutou contra o PL 452 e atuou na conquista do arquivamento do PL 68, lutou pela universalização do cartão merenda, foi um dos principais articuladores do Comitê de Crise com a Comissão de Educação da Câmara e da luta em defesa do FUNDEB permanente e majorado em Brasília, fortaleceu sua proximidade com o CRECE, continua denunciando a falta de recursos humanos nas escolas e cobrando efetivação dos concursados e lançou candidatos aos Conselhos do IPREM (todos eleitos) experientes e comprometidos com a defesa do Instituto e da aposentadoria dos Servidores.

Com sua equipe em teletrabalho, o SINESP se desdobrou e inovou para manter o atendimento de qualidade ao qual os filiados estão acostumados!

●Mudou a forma de trabalhar, inovou corajosamente e reforçou os princípios do Sindicato.

Reforçou a oferta aos filiados das informações necessárias para compreender o que se passava em tempos de grandes incertezas, com rapidez e agilidade na comunicação via site e redes sociais, ampliadas pelas lives informativas e formativas que foram um grande diferencial;

●Realizou milhares de atendimentos para apoiar os filiados, sanar dúvidas e mover ações administrativas e jurídicas.

●Através do CFCL-SINESP, inovou com o uso de ferramentas digitais e manteve sua programação, com atendimento de qualidade aos filiados aposentados e ativos em formação, cultura e lazer.

Além de ampliar os cursos de idiomas, workshops e atividades físicas e lúdicas, oferecendo mais de 1000 horas de aulas online, o SINESP proporcionou aprendizado e trocas culturais, com muita conexão e interação entre filiados, essenciais no momento difícil que todos passam, isolados e receosos com a COVID.

O Cine debate, o Clube de Leitura e o estreante Música em Debate receberam atenção especial da Diretoria Cultural e dos professores responsáveis, Marco Maurício e Jean, atraíram um grande número de participantes para a análise dos muito conteúdos que trouxeram crescimento intelectual e cultural, emoções fortes e ricas trocas afetivas e de ideias.

Veja as atividades do CFCL-SINESP AQUI.

Juntos e fortalecidos!

Nada do que foi feito pelo Sindicato faria sentido se não fosse útil e acrescentasse informação e formação qualificadas, apoio jurídico e pessoal num momento em que as incertezas trazidas pela pandemia e amplificadas pela incompetência e irresponsabilidades com que as autoridades conduzem a situação, estressaram e fragilizaram todos.

Este é o principal compromisso do SINESP: oferecer a todos os filiados, ativos e aposentados, o melhor possível para atender suas necessidades e expectativas em termos de luta em defesa de direitos, informação e formação de qualidade, cultura e lazer em alto nível!

Para tanto, além do trabalho contínuo e incansável a Diretoria está constantemente junto aos seus filiados, próxima, atenta e antenada, em diálogo permanente para conduzir a ação sindical em sintonia com sua base!

Mais próximos para as próximas lutas

Mais de 5.500 Gestores da RME, ativos e aposentados, já fazem parte do SINESP e continuarão junto com a Diretoria em 2021, ano que projeta a continuidade dos atuais desafios e dificuldade, acrescidos de outros que virão com a mudança de Secretário de Educação e as pressões para a reabertura das escolas, sem protocolos sanitários claros, sem considerar as especificidades dos Gestores Educacionais e sem que as medidas necessárias para adequar as escolas tenham sido tomadas.

A Diretoria do SINESP conta com a participação de todos nas lutas e ações e no reforço da base sindical da categoria.

Converse com seus colegas, convide todos que ainda não se juntaram à luta a reforçar a união da equipe Gestora e com isso ajudar a fazer acontecer a luta sindical e política que os Gestores Educacionais tanto precisam!

Um 2021 de muitas lutas e vitórias para toda a categoria!

É o que espera e deseja a Diretoria do SINESP, ciente que depois de um ano tão caótico, o próximo deveria começar com uma mensagem de otimismo, mas chega carregado de preocupações e alertas para a necessidade de união e irmandade crescentes!

 

As atividades online ampliaram o número de filiados atendidos:

●Aulas de idiomas: inglês, espanhol, francês e italiano.

●Encontros do Clube de Leitura, do Cine Debate e do Música em Debate.

●Aulas de Pilates, Yoga e Tai Chi Chuan.

●Workshops de tecnologia (WhatsApp Web, videoconferências, segurança digital, Youtube, PIX).

 

Cursos Online para todos:

●Comunicação, empatia e colaboração na prevenção e resolução de conflitos

●Extensão Universitária e Aperfeiçoamento

●Estudo e práticas curriculares em Direitos Humanos: o ambiente escolar e as redes de proteção

●Tecnologias de comunicação: relações éticas nas práticas pedagógicas e de gestão escolar

●Política educacional e financiamento da educação: temas inspiradores no currículo da cidade

●Educar para práticas antirracistas e valorização da diversidade.

 

Debates e formação em alto nível nas lives do SINESP com temas prementes e nomes respeitados, como:

●O Dr. em Direito do Estado Dimitri Sales.

●A primeira Diretora trans de uma escola pública Paula Beatriz.

●O analista político Antônio Augusto de Queiroz.

●O Dr. Gonzalo Vecina Neto.

●O Prof. Dr. Luiz Carlos de Freitas.

●A Drª em microbiologia Natália Pasternak.

●A Drª em Psicologia Vera Iaconelli.

●O Dr. Em Economia Ricardo Sennes.

●O Filósofo e Educador Mário Sérgio Cortella.

●O Dr. em Educação Daniel Munduruku.

●A Drª  em Direito Lívia Maria A. K Zago.

●O Dr. em Sociologia Rodrigo Prando.

 Cards

CardEncontroApO SINESP realizou também o Encontro de aposentados online

Com  palestra do Dr. Alexandre Kalache e show com a cantora Patrícia Marx.

 

 

 

 

 

 

 

 

SINESP: Junte-se a quem luta com você!

 

 

 

 

 

Adicionar comentário


0
0
0
s2sdefault