"A escola que não acolhe, expulsa", Toni Reis

O SINESP Diálogos, com a presença do Professor Pós-Doutor Toni Reis, autor do livro “Homofobia no ambiente educacional: o silêncio está gritando”, enriqueceu a noite desta quarta, dia 25 de agosto de 2021, ao trazer reflexões e debates provocados pelos dirigentes do SINESP Getúlio Márcio Soares e Flordelice Magna Ferreira.

Em pouco mais de uma hora, promoveu-se um debate mais que necessário - sobretudo nos dias atuais - sobre o olhar da escola para direitos, minorias, inclusão, silêncio, alegria e sofrimento humanos, que contou com a participação dos gestores educacionais, que colaboraram com questões e comentários.

O evento aconteceu ao vivo, nos canais do SINESP no Youtube e no Facebook, e pode ser conferido no link abaixo. 

>>> Clique aqui para ler e baixar a apresentação em PowerPoint do Prof. Dr.Toni Reis

O vice-diretor de políticas sociais do SINESP, Getúlio Soares, reforçou o orgulho que é trazer um companheiro de luta LGBTQI+ para trazer aos gestores educacionais a visão da importância do respeito à diversidade que vem ao encontro dos princípios do SINESP, ratificado pelos congressos com a categoria desde a fundação do sindicato. A dirigente do SINESP Flordelice Ferreira salientou que o SINESP Diálogos inovou com formações políticas, sociais, culturais e humanas, com vistas à educação pública de qualidade.

A live dá continuidade às ações da diretoria de Políticas Sociais. Como as demais lives já realizadas, parte dos princípios e luta do SINESP debatidos e aprovados nos 23 Congressos da categoria. O Professor Pós-doutor e militante Tony Reis, junto com os dirigentes do SINESP e os Gestores Educacionais, tratou da LGBTfobia e dos impactos do bullying homofóbico e transfóbico no cotidiano escolar, vivenciado em silêncio pelos estudantes LGBTQI+s, convocando todos ao amadurecimento para uma revisão da postura da escola e dos seus diversos atores nesse enfrentamento.

LivroToniReis

Toni Reis. Professor, Doutor e Pós-doutor em educação, mestre em filosofia, especialista em sexualidade humana e formado em letras pela UFPR e também em pedagogia pela Uninter. Autor dos livros “Homofobia no ambiente educacional: o silêncio está gritando” e “Sexo, Ética e Consentimento”. Ativista da causa LGBTI+ e aids desde meados dos anos 1980 e atualmente diretor-presidente da Aliança Nacional LGBTI+, além de ser integrante do conselho executivo da GayLatino, uma rede de direitos humanos LGBTI+ na América Latina. Membro titular do Fórum Nacional de Educação, do Fórum Estadual de Educação do Paraná e do Fórum Municipal da Educação de Curitiba. Diretor científico da coleção Educação e Direitos Humanos: diversidade de gênero, sexual e étnico-racial, da Editora Appris (Curitiba - Paraná).Vive com o marido David Harrad desde 1990. Tem três filhos, Alyson, Jéssica e Filipe, atualmente com 20, 17 e 15 anos de idade, respectivamente.

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/6056553002895088

0
0
0
s2sdefault