Conversa com a especialista em Direitos da Criança e do Adolescente Vanessa Pipinis focou nesse grave problema enfrentado em todo o espectro social e recorrente nas escolas.

Poucas questões demandam mais atenção do que aquelas que dizem respeito à juventude, às crianças e adolescentes. Por essa razão é tão importante trazer à tona um tema tão sensível quanto o da violação dos direitos, da individualidade, da possibilidade de uma constituição saudável da personalidade dos jovens.

E foi essa questão que a live com a Profa. Vanessa abordou com profundidade e muita informação. Valem muito a pena acompanhar a discussão.

Veja a live:

Violência contra crianças e adolescentes requer debate urgente

Por Vanessa Pipinis

O dia 18 de maio é, há 22 anos, um marco na luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no Brasil.

Esta data especial faz com que o mês de maio seja marcado por muitas mobilizações e ações em torno de uma causa muito importante e urgente: o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes.

Durante todo o mês, os profissionais que trabalham na rede de proteção reforçam e ampliam a luta para que toda criança e adolescente tenha direito a um desenvolvimento seguro e protegido. Entretanto, os desafios, que já são grandes, foram agravados no contexto da pandemia de Covid-19, levando ao aumento da violência sexual contra crianças e adolescentes.

A escola tem um papel muito importante nessa luta e a sensibilização de todas e todos com essa causa é a chave para garantir que crianças e adolescentes cresçam livres do abuso e da exploração sexual.

Quem participou da live:

VanessaVanessa Pipinis - Doutoranda em Educação e Ciências Sociais: Desigualdades e Diferenças pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP); Mestre em educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP); Especializada em formação de professores com ênfase no Ensino Superior pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo; Graduada em comunicação social pela Faculdade Cásper Líbero e em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

   
Jean 2Jean Rodrigues Siqueira – Doutorando em Filosofia; doutor em Educação, Arte e História da Cultura; professor universitário e mediador do Clube de LeituraCine Debate e Música em Debate do SINESP.

MarcosMarcos Maurício Alves da Silva – Mestre em Língua Espanhola; pós-graduado em Tradução e Interpretação; graduado em licenciatura plena Português/Espanhol; professor nos cursos de Relações Internacionais e Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo da ESPM; professor de língua espanhola e mediador do Clube de LeituraCine Debate e Música em Debate do SINESP.

AlcinaDirigente do SINESP Alcina Carvalho Hatzlhoffer – Especialista em Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); pós-graduada em lato sensu em Coordenação Pedagógica na Escola Básica pela Universidade Metodista de São Paulo; licenciada em Pedagogia pela Universidade do Grande ABC; bacharel e licenciada em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP); diretora aposentada de escola da RME.

 

0
0
0
s2sdefault