Aconteceu no SINESP

O Dirigente do SINESP Getúlio Márcio Soares e os convidados Vinicius Tavano, Sérgio Rogério Azevedo Junqueira e Araci Asinelli da Luz debaterão o Manual de Educação LGBTI+ no Currículo da Cidade de São Paulo na terça, 28/6, às 19h30.

No Dia Internacional do Orgulho LGBT+, 28 de junho, o SINESP Diálogos abordará uma tema importantíssimo na atualidade, com foco na educação e na realidade das escolas públicas.

O debate partirá da apresentação do Manual de Educação LGBTI+, cujo organizador é Toni Reis, Professor, Doutor e Pós-doutor em educação, mestre em filosofia, especialista em sexualidade humana, integrante do conselho executivo da Rede GayLatino, diretor-presidente da Aliança Nacional LGBTI+, ativista da causa LGBTI+ desde meados dos anos 1980 e autor dos livros “Homofobia no ambiente educacional: o silêncio está gritando” e “Sexo, Ética e Consentimento”.

Este Manual foi organizado por Toni e outros especialista, entre eles Araci Asinelli e Sérgio Rogério, que participarão do SINESP Diálogos.

Sua proposta é ser um instrumento para utilização de profissionais de educação no Ensino Fundamental e Médio. E promover “respeito à diversidade sexual no ambiente educacional” e “contribuir com a diminuição do estigma, bullying, preconceito, discriminação, violência e evasão escolar que estudantes1 LGBTI+ nessa faixa etária geralmente podem sofrer no meio educacional.”

No conjunto, propõe reflexões como: “Na prática, o que eu posso fazer para promover o respeito à diversidade sexual, sem exigir dos outros? O que nós podemos fazer? O que os outros (ex. escola, secretaria de educação, governo, famílias) podem fazer?”

O SINESP propõe esse diálogo, comprometido com o objetivo de avançar para a promoção de debates, vivências e formações em acordo com princípios aprovados em seus Congressos, no eixo Riqueza da Diversidade, como:●Valorização da diversidade cultural, incentivando-a como instrumento da paz e da justiça social. ●Busca incessante de meios para combater o preconceito, a discriminação, o racismo, a xenofobia, a homofobia, a misoginia e a intolerância correlata, visando à valorização e ao respeito à diversidade.

Também abraça essa questão porque, na escola, surgem questões e conflitos que envolvem o universo LGBTI+. Elas colocam objetivamente a necessidade de intervenção, ação e tomada de decisão. Por isso a formação e a ação da Gestão Escolar são fundamentais para envolver os profissionais de educação e toda a comunidade escolar nessas questões e lutas.

Assista pelos canais do SINESP no YouTube e no Facebook.

>>> Canal do SINESP no YouTube

>>> Página do SINESP no Facebook

Quem participará do Diálogo:

GetulioGetúlio Márcio Soares: Supervisor Escolar DRE FB. Dirigente Sindical do SINESP e Militante LGBT.

 

 

 

AracyAraci Asinelli da Luz: Com 52 anos dedicados ao magistério público, do ensino fundamental ao Pós-graduação, é licenciada em História Natural (naturalista), tem mestrado (UFPR) e doutorado (USP) em educação. Professora aposentada pela UFPR continua ativa como docente e orientadora de dissertações e teses nos programas de pós graduação em educação , do Setor de Educação , acadêmico e profissional, da UFPR. Participa de grupos de pesquisa e coordena a Comunidade de Prática de Pesquisa Educação Preventiva Integral e Desenvolvimento Humano. É autora de artigos, capítulos de Livros e livros na área da Educação. Identifica-se como mãe, avó e professora, baderneira, balburdieira e tarada por vacina. Sua frase atual é “fora Bolsonaro e viva Paulo Freire”.

  ViniciusVinicius Tavano: Doutor em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (2021), possui pós graduação (Mestrado) em Educação Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2013), pós graduação (lato sensu) em Gênero e Diversidade na Escola pela Universidade Federal do Paraná (2015), Licenciatura em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). Filiado do SINESP, é Coordenador Pedagógico na EMEF Artur Neiva e professor do curso de Graduação em Pedagogia pela Faculdade Paschoal Dantas.

 SergioSérgio Rogério Azevedo Junqueira: Licenciado em Pedagogia (Universidade de Uberaba) - Mestre e Doutor em Ciência da Educação (Universidade Pontifícia Salesiana de Roma) - Pós-Doutor em Ciência da Religião (PUCSP) - Pós Doutor em Geografia da Religião (UFPR) - Pós-Doutor em Ciências da Religião (Universidade Estadual do Pará) - Cursando o Pós-Doutorado em Educação (UFPR) // Livre Docente em Ciência da Religião (PUCSP) // Foi Professor titular da PUCPR / Foi Professor visitante do Programa de Doutorado em Educação da Universidade La Salle de Bogotá (Colômbia) / Foi Pesquisador visitante da Universidade Lusófona de Lisboa.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

0
0
0
s2sdefault