Aconteceu no SINESP

Neste 22 de novembro, o SINESP Diálogos trouxe uma conversa formativa essencial com a Prof. Drª Edilene Machado Pereira sobre a educação antirracista nas unidades educacionais, a formação e o convencimento para a prática de docentes e gestores!

Para a Professora Edilene, a aprovação da Lei 10.639, de 2003, que define o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, é um marco histórico. Mas sua implementação não aconteceu da forma robusta e real que precisa.

E o mais urgente, segundo ela, é que as equipes escolares assumam, arregacem as mangas e implementem a lei. Nesse sentido, o trabalho das equipes gestoras é determinante, inclusive para conquistar as equipes docentes.

Isso envolve orientações a respeito de como elaborar e implementar projetos nas escolas, quais as preocupações para iniciar os projetos ou para incrementar e valorizar o que já está em andamento. E a própria formação das equipes docentes e gestoras.

Esses aspectos e muitos outros de uma educação antirracista foram abordados pela Prof. Drª Edilene Machado, que mostrou diversos materiais e dicas de como usá-los, e pelas dirigentes do SINESP Maura Silva e Flordelice Magna, ambas experientes na direção escolar e no desenvolvimento de projetos.

Veja o SINESP Diálogos, as análises e as muitas ideias que elas trouzeram:

Ou clique AQUI e assista no Facebook do SINESP

 

Quem participou:

Prof. Drª Edilene Machado Pereira

Pós Doutora em Relações Étnicas e Contemporaneidade e Quilombo/ UESB; Professora no Seminário Especializado virtual no Instituto de Pesquisa Afro-Americana da Universidade de Harvard (2021/2022); Consultora da ONG SERENAS (2022); Doutora em Sociologia/UNESP/ Araraquara; Mestre em Ciências Sociais com concentração em Antropologia, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006-2008); Especialista em Metodologia do Ensino pela Universidade do Estado da Bahia (2004) e graduação em Ciências Sociais e Bacharel em Sociologia pela Universidade Federal da Bahia (1998); Ex Bolsista da Fundação FORD/Carlos Chagas (2006/2008); Professora na Faculdade Zumbi dos Palmares/ Sp /Atual. Profa. da Faculdade Visconde de Cairu/BA; Coordenadora do núcleo NURES - Responsabilidade Social na Faculdade Cairu/Ba; Pós Graduação em Estudo a distância. Orientadora de TCC/ 2018/2019. Professora EAD: Fac. Einsten - CEDHUR/ Salvador-Ba (207/2018). Professora em EAD semipresencial na Faculdade CAIRU (2018/2019). Avaliadora de Projetos ( Universidade UNILAB 2018-2019); Parecerista da Revista Tessituras de Antropologia; Consultora da CNE/ CECADI/MEC.2018/2019 fev; Ex. Consultora da CNE/UNESCO-2017; Investigadora Associada no Centro de Estudos Afrodiaspóricos na Universidad ICESSI/ Colômbia 2013-atual).

Maura Maria da Silva

Diretora de Escola Aposentada da RME e Profa. de História PEB II aposentada da Rede Estadual. Dirigente do SINESP.

Flordelice Magna Ferreira

Diretora de Escola na DRE CL, pedagoga e psicóloga. Membro do CRECE Central, se empenha na construção da gestão democrática com participação efetiva da comunidade escolar. Dirigente do SINESP.

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

0
0
0
s2sdefault